Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/883
Tipo do documento: Dissertação
Title: A trajetória da educação rural no Paraná: das escolas rurais às escolas do campo (1961 a 2006)
Other Titles: TRAJECTORY OF RURAL EDUCATION IN PARANA: from rural schools to field schools (1961-2006)
Autor: Leske, Gilson 
Primeiro orientador: Castanha, André Paulo
Primeiro membro da banca: Silva, João Carlos da
Resumo: A pesquisa propõe desenvolver um estudo sobre a trajetória histórica da educação rural no Paraná, tendo como foco investigar a elaboração da proposta de Educação do Campo, a qual vem se delineando a partir de um conjunto de discussões, reflexões e lutas, promovidas principalmente por parte dos movimentos sociais ligados ao campo. Nessa perspectiva, vem construindo-se a identidade da educação do campo, com reflexões a partir da prática social. Problematizamos a institucionalização desta modalidade de educação através de um estudo histórico sobre as políticas governamentais brasileiras e paranaenses, bem como a trajetória da educação rural no Estado do Paraná, tendo como objetivo desvelar questões teóricas, políticas e ideológicas imbricadas nesse processo. Tornou-se necessário investigar o percurso histórico da luta dos movimentos sociais pela reforma agrária e pela terra estabelecida ao longo dos anos em nosso país, evidenciando os antagonismos que permeiam a estrutura agrária brasileira há séculos, gerando conflitos políticos entre a classe camponesa e latifundiária. Neste contexto histórico, emerge a partir dos movimentos sociais a luta por novas demandas, dentre elas, a construção de uma proposta de educação que atenda seus anseios enquanto classe social organizada, visando atender às especificidades do campo, que se diferencia da educação rural, por ser elaborada no bojo do próprio movimento. A pesquisa foi realizada por meio de análise de fontes documentais, tais como: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação; Diretrizes Curriculares da Educação do Campo; Decretos; Pareceres e outras fontes da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, fontes da Secretária da Agricultura do Paraná e documentos dos Movimentos dos Trabalhadores Sem Terra, além outras que se fizeram pertinentes no decorrer do desenvolvimento deste trabalho, bem como a análise bibliográfica, para embasamento teórico e problematização do objeto de estudo.
Abstract: The research proposes to develop a study on the historical trajectory of rural education in Parana, focuses on investigating the preparation of the proposal of rural Education, which is emerging from a series of discussions, reflections and struggles, mainly promoted by social movements connected to the field. In this perspective the field education identity has been built with reflections from a social practice. We problematize the institutionalization of this type of education from a historical study of the Brazilian state of Paraná and government policies, as well as the trajectory of rural education in the State of Paraná, aiming to unveil in this theoretical, political and ideological issues related to this process. It became necessary to investigate the historical background of the struggle of social movements for land reform and land established over the years in our country, which highlights antagonisms that pervade the Brazilian agrarian structure for centuries, generating political conflicts between the peasantry and landowning. In this historical context, emerges from the social movements the fighting for new demands, among them the construction of an educational proposal that meets the desires organized as social class, to meet the specifities of the field, which differs from the rural education to be developed during the movement itself. The survey was conducted by analysis of documentary sources, such as the Law of Guidelines and Bases of Education; Curriculum Guidelines of Field Education; decrees; Opinions and other sources the Secretary of State of Paraná Education, the sources of the Secretary of Agriculture of Paraná and documents of Landless Workers Movement, besides others which are made relevant during the development of this work. We also use the literature review, theoretical basis for questioning and the object of study.
Keywords: Educação rural
Educação do campo
Movimentos sociais
Reforma agrária.
Rural education
Field education
Social movements
Agrarian reform.
CNPq areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Sociedade, Estado e Educação
Program: Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação
Citation: LESKE, Gilson. TRAJECTORY OF RURAL EDUCATION IN PARANA: from rural schools to field schools (1961-2006). 2014. 153 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Estado e Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/883
Issue Date: 20-Sep-2014
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
1GILSON LESKE.pdf1.87 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.