Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/872
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBueno, Cristiane Aparecida Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7143582475321451por
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Ireni Marilene Zago-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0727859600733159por
dc.contributor.referee1Zanardini, Isaura Monica Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6456334067333175por
dc.contributor.referee2Deitos, Roberto Antonio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4743456433918126por
dc.contributor.referee3Lara, Angela Mara de Barros-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9373145087387951por
dc.date.accessioned2017-07-10T16:17:00Z-
dc.date.available2016-04-01-
dc.date.issued2012-03-09-
dc.identifier.citationBUENO, Cristiane Aparecida Ribeiro. As proposições do Banco Mundial para as políticas de educação infantil no Brasil (1990-2010). 2012. 140 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Estado e Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/872-
dc.description.resumoEste trabalho investigou, no âmbito das políticas educacionais para a Educação Infantil no Brasil, nas décadas de 1990-2010, as convergências e as divergências em relação às proposições do Banco Mundial. Considerou-se, no processo de investigação, que o Banco Mundial, a partir da década de 1970, sustentou o investimento em capital humano, articulado com as políticas sociais direcionadas às necessidades básicas, focalizadas na população socialmente vulnerável, visando o alívio da pobreza. Para o Banco Mundial o início do atendimento educacional na infância promove as competências e as habilidades, contribuindo com o aumento da rentabilidade futura. Constatou-se, dessa forma, que a política educacional para a Educação Infantil, elaborada nas décadas de 1990- 2010, no Brasil, expressou as proposições do Banco Mundial de satisfação das necessidades básicas relacionadas a teoria do capital humano, visando o alívio da pobreza. A política de Educação Infantil brasileira, concebida como primeira etapa de aquisição de competências e habilidades, também expressa as proposições do Banco Mundial no que diz respeito a inserção no mercado de trabalho, já que incita a produtividade dos sujeitospor
dc.description.abstractThis work has investigated, in the scope of the educational policies for the Childhood Education in Brazil, in the decades of 1990-2010, the convergences and the deviations in relation to the propositions of the World Bank. It was considered, in the research process, that the World Bank, from the decade of 1970 on, has supported the investment in human capital, articulated with the directed social policies to the basic requirements, focused on the socially vulnerable population, targeting poverty relief. For the World Bank the beginning of the childhood education attendance promotes the skills and the abilities, contributing towards the increase of the future income. Thus, it was evidenced that the educational policies for the Childhood Education, elaborated in the decades of 1990- 2010, in Brazil, expressed the propositions of the World Bank of the basic requirements satisfaction related to the human capital theory, targeting poverty relief. Brazilian Childhood Education policies, conceived as the first stage of acquisition of skills and abilities, also express the propositions of the World Bank regarding the insertion in the labor market, once it motivates the citizens productivityeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T16:17:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao1 Cristiane Bueno.pdf: 976985 bytes, checksum: 6350f249de5350b419631be397df869d (MD5) Previous issue date: 2012-03-09eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentSociedade, Estado e Educaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação stricto sensu em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação Infantil - Brasilpor
dc.subjectPolítica educacional - Brasilpor
dc.subjectBanco Mundialpor
dc.subjectAlívio da pobreza.por
dc.subjectChildhood education - Brazileng
dc.subjectEducational policies - Brazileng
dc.subjectWorld Bankeng
dc.subjectPoverty relief.eng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAs proposições do Banco Mundial para as políticas de educação infantil no Brasil (1990-2010)por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dissertacao1 Cristiane Bueno.pdf954.09 kBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.