Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/866
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorStaub, Tatiane-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1310397614867893por
dc.contributor.advisor1Strieder, Dulce Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4981747301070724por
dc.date.accessioned2017-07-10T16:16:58Z-
dc.date.available2014-08-15-
dc.date.issued2014-04-11-
dc.identifier.citationSTAUB, Tatiane. The paper of museums and sciences centers in the science divulgation: A study in the Paraná state. 2014. 158 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Estado e Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/866-
dc.description.resumoJardins zoológicos, jardins botânicos, planetários, aquários, museus de história natural e outros espaços são caracterizados como museus e centros de ciências. Museus e centros de ciências são fundamentais à popularização da ciência. A justificativa se dá no fato de que, em nosso país, a ciência ainda pouco faz parte de nossa cultura. Dentro desse panorama, o presente trabalho discute elementos da divulgação científica e da cultura científica, especialmente do ensino de ciências em espaços não formais. Mais em específico, investigam-se dezesseis (16) museus e centros de ciências do estado do Paraná listados no Guia de Centros e Museus de Ciências do Brasil. Por meio de observações a campo e de entrevistas aos seus coordenadores, submetidos à análise de conteúdo, busca-se compreender potencialidades e limites do impacto desses espaços sobre o ensino de ciências, ou seja, possibilidades da interação entre eles e os espaços da educação formal. Desse modo, o registro de dados se deu por gravações de áudio e também de vídeo, fotografia, análise documental e diário de bordo. Das observações e entrevistas se construiu um perfil desses espaços e das suas atividades voltadas à divulgação científica, como também do impacto deles por sobre o ensino de ciências, ou seja, da interação entre esses museus e centros de ciência e tecnologia e os espaços da educação formal, como escolas e universidades. Assim, portanto, o presente trabalho de pesquisa aborda a divulgação científica em um dos segmentos mais importantes da constituição social, a educação. O ensino constitui ponto de partida ao formar o potencial divulgador e é ponto de chegada como instância última em que o conhecimento científico se incorpora à cultura científica. Resolveu-se que, no recorte do estado do Paraná, museus e centros de ciências assumem papel enquanto divulgadores da ciência, instituições de pesquisa, apêndices das escolas e universidades, espaços de interatividade, espaços de formação acadêmica e formação cultural. Museus e centros de ciências são potenciais núcleos formadores, pontos de informação e atualização científica, espaços de aprendizagem para o público adulto e escolar, ambientes em que se desenvolvem equipamentos e materiais de ensino. São instituições extraescolares encarregadas de difundir a ciência e auxiliar na formação de indivíduos aptos a transitar nas esferas da cultura científica. Nossa defesa é a de que os museus e centros de ciências contribuem com o ensino de ciências e, por conseguinte, representam elemento imprescindível na formação da cultura científica da população com a qual interage.por
dc.description.abstractZoos, botanical gardens, planetariums, aquariums, natural history museums and other places are characterized as museums and science centers. Museums and science centers are essential to the science popularization, the justification is given to the fact that in our country, science represents a little part of our culture. In this scenario, this paper discusses elements of science communication and scientific culture, especially of sciences teaching in non-formal fields. More specifically, we investigated sixteen museums and science centers located at Paraná state and listed in the Guia de Centros e Museus de Ciências do Brasil. Through field observations and interviews with its coordinators, subjected to content analysis, we aimed to understand the possibilities and limitations of these space´s impact over the sciences teaching, in other words, the interaction possibilities between these places and formal education places. So, the data registration occured by audio and also video, photo, document analysis and logbook. From the observations and interviews, was constructed a profile of these places and their activities aimed to the science popularization, as well as the impact of these on sciences teaching, in other words, the interaction possibilities between these centers and museums of sciences and technology and formal education places, such as schools and universities. Therefore, this research deals with the the science divulgation in one of the most important segments of the social constitution, the education. Teaching, is a starting point when forming the potential divulgator, and it is arrival point as ultimate instance, in which scientific knowledge is incorporated into the scientific culture. We decided that in the sample located at Paraná state, museums and science centers assumed functions as science divulgators, research institutions, "appendices" from schools and universities, interactive places, places of academic and cultural formation. Museums and science centers are potencial formation places, places for information and scientific updating, teaching places for school and adult audiences, places where equipments and teaching materials are developed. They are extracurricular institutions charged of science diffusion and responsable for helping in the skilled people formation to the science culture. We believe that museums and science centers contribute to the science teaching and, therefore, represent essential element in the scientific culture formation of the population with which it interactseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T16:16:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tatiane Staub.pdf: 4330877 bytes, checksum: 0a3fd382aa6b4cfd16060213b664137e (MD5) Previous issue date: 2014-04-11eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentSociedade, Estado e Educaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação stricto sensu em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDivulgação Científicapor
dc.subjectMuseus e Centros de Ciênciaspor
dc.subjectCultura Científicapor
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectEducação Não Formalpor
dc.subjectScientific Divulgationeng
dc.subjectMuseums and Science Centerseng
dc.subjectScientific Cultureeng
dc.subjectScience Teachingeng
dc.subjectNon-Formal Educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO papel dos museus e centros de ciências na divulgação científica: um estudo no estado do Paranápor
dc.title.alternativeThe paper of museums and sciences centers in the science divulgation: A study in the Paraná stateeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Tatiane Staub.pdf4.23 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.