Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/857
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMarianayagam, Carla Angelica Sella-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8357800348274368por
dc.contributor.advisor1Viriato, Edaguimar Orquizas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9204147222298420por
dc.date.accessioned2017-07-10T16:16:56Z-
dc.date.available2014-07-24-
dc.date.issued2013-10-07-
dc.identifier.citationMARIANAYAGAM, Carla Angelica Sella. The materialization of the implementation of teaching music in public schools in Cascavel - PR. 2013. 129 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Estado e Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/857-
dc.description.resumoEssa dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/Cascavel), busca analisar, nas escolas municipais de Cascavel PR, a implementação da Lei Federal nº 11.769/08, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de Música como conteúdo do componente curricular Arte nas escolas de Educação Básica. Partindo da hipótese de que a Música está ausente nas aulas de Arte enquanto prática curricular e sequencial, buscamos alcançar os objetivos de: a) compreender as condições históricas e políticas em que a referida legislação se configura nas políticas educacionais brasileiras; b) investigar que ações estão sendo realizadas por meio do poder público municipal para a efetivação desta obrigatoriedade e c) verificar de que forma os professores atendem às ações e políticas propostas pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Tendo a concepção materialista histórica dialética como possibilidade teórica norteadora da interpretação da realidade político-educacional que queremos compreender, realizamos pesquisa em fontes primárias e secundárias, e também pesquisa empírica, a qual foi efetivada em duas etapas: entrevista semiestruturada com a coordenadora da área de Arte na Secretaria Municipal de Educação e aplicação de questionário autoadministrado de caráter semiestruturado com os professores de Arte das Escolas Municipais. Através destes encaminhamentos, realizamos um mapeamento da implementação do Ensino de Música nas Escolas da zona urbana de Cascavel, e tecemos algumas considerações acerca das representações dos professores sobre a realidade escolar relacionada à implementação da Educação Musical como conteúdo do componente curricular Arte, seu conhecimento da legislação e do Currículo da Rede Municipal de Ensino, sua concepção sobre a formação continuada, bem como identificamos de que forma atendem à implementação obrigatória da Educação Musical e seu posicionamento quanto às ações da Secretaria Municipal de Educação. O estudo evidenciou, entre outros aspectos, as incongruências nos conteúdos musicais propostos no Currículo da Rede Municipal, a formação descontinuada e fragmentada do professor, que tem resultado num espontaneísmo na ação docente, e a secundarização do componente curricular Arte pela SEMEDpor
dc.description.abstractThis dissertation, developed in the Post-Graduation Program in Education at the Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE / Cascavel), aims to analyze, in public municipal schools of Cascavel-PR, the implementation of the Federal Law n. 11.769/08, which provides for the compulsory teaching of Music as a content of the subject Arts in the schools of Elementary Education. Assuming that the music is absent in Art classes as a sequential and curricular practice, we seek to achieve the following objectives: a) to understand the historical and political conditions in which such legislation is configured in Brazilian educational policies, b) investigate what actions are being effected by the municipal government for the realization of this requirement and c) verify how teachers attend to the actions and policies proposed by the Municipal Education. Having the Dialectical historical materialism as the theoretical possibility to guide our interpretation of the politic educational reality that we want to understand, we conducted a research in Primary and Secondary sources, as well as empirical research, which was carried out in two stages: semi-structured interview with the coordinator of Arts at the Municipal Education Bureau and application of a self-administered semi-structured survey for the Arts teachers at Municipal Schools. Through these referrals, we performed a mapping of the implementation of the Music Teaching in Schools in the urban area of Cascavel and weaved some considerations regarding the representations of teachers on the school reality related to the implementation of the Music Education as a component of the Arts curriculum, their knowledge of the legislation and about the Municipal Education Curriculum, their conception of the continuing education, as well as identify how they meet the mandatory implementation of Music Education and their positioning on the actions of the Municipal Education Bureau. The study revealed, among other things, the incongruities in music contents proposed by the Municipal Education Curriculum, the discontinued and fragmented training of the teachers, which has resulted in spontaneity in teaching acting, and the sidelined of the Arts subject by the Municipal Education Bureaueng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T16:16:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carla Marianayagam.pdf: 2341648 bytes, checksum: fbe9b702431a22c084ca5bd2e6ea1da5 (MD5) Previous issue date: 2013-10-07eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentSociedade, Estado e Educaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação stricto sensu em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPolíticas Educacionaispor
dc.subjectEducação Básicapor
dc.subjectEnsino de Músicapor
dc.subjectLei nº 11.769/08por
dc.subjectEducational Policieseng
dc.subjectElementary Educationeng
dc.subjectMusic Educationeng
dc.subjectLaw n.11.769/08eng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA materialização da implementação do ensino de música nas escolas municipais de Cascavel - PRpor
dc.title.alternativeThe materialization of the implementation of teaching music in public schools in Cascavel - PReng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Carla Marianayagam.pdf2.29 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.