Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8155
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSoligo, Marinez Gasparin-
dc.creator.LattesEndereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9124368664852802por
dc.contributor.advisor1Estrada, Adrian Alvarez-
dc.contributor.referee1Pasini, Juliana fatima Serraglio-
dc.contributor.referee2Correa, João Jorge-
dc.contributor.referee3Sandri, Simone-
dc.contributor.referee4Schroeder, Tania Maria Rechia-
dc.date.accessioned2025-11-27T19:52:24Z-
dc.date.issued2025-09-16-
dc.identifier.citationSoligo, Marinez Gasparin. Relações da gestão escolar com resultados de rendimento aferidos pela avaliação em larga escala em colégios do estado do Paraná (2017 a 2021). 2025. 236 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/8155-
dc.description.resumoO contexto das políticas educacionais traz para o cenário da educação brasileira inúmeros debates. Entre estes estão a gestão escolar e as avaliações em larga escala. Ambas as temáticas se avolumam no contexto da reforma do Estado e do neoliberalismo. A pesquisa apresenta como problemática em que medidas as características da gestão e do gestor e o rendimento escolar aferidos pela prova SAEB. O objetivo geral foi analisar as relações entre as características contextuais de gestão e de gestor impactam no rendimento escolar aferido pela Prova SAEB. Partindo de abordagem mista quanti-qualitativa com modelagem estatística, revisão bibliográfica e método comparativista. A coleta de dados ocorreu nos bancos de dados do INEP, referentes aos questionários contextuais dos diretores de sessenta e oito escolas estaduais de municípios paranaenses com menos de cinco mil habitantes, e com uma única escola de nono ano de ensino fundamental anos finais e com resultados do IDEB divulgados nos ciclos de 2017, 2019 e 2021. A análise qualitativa se deu na verificação de casos específicos e no aprofundamento do debate sobre o objeto da pesquisa. A hipótese inicial é de que a gestão democrática participativa impacta positivamente no rendimento escolar. Os resultados nos permitiram perceber à existência de relação entre características de contexto e o rendimento escolar, comprovando a tese inicial. Entretanto, houve dificuldades no acesso, tratamento e interpretação das informações que limitaram à análise, devido à alteração do formato e quantidades de questões e informações mascaradas para a proteção de dados. Os dados revelaram que à estabilidade da gestão, à experiência prévia como docente e a dedicação exclusiva à função de diretor escolar se associam, em geral, a melhores resultados nas avaliações. Destacou-se que a continuidade no cargo, mais do que o tempo absoluto de experiência, favorece a consolidação de práticas pedagógicas eficazes e o fortalecimento institucional. Conclui-se que a gestão escolar democrática, participativa e comprometida com os processos pedagógicos é um fator relevante para a melhoria da aprendizagem, especialmente quando sustentada por práticas colegiadas, estabilidade administrativa e ações articuladas entre escola e comunidade.por
dc.description.abstractThe contexto of educational policies brings numerous debates to the Brazilian education scenario. Among these are school management and large-scale assessments. Both topics are amplified within the contexto of state reform and neoliberalismo. The research presentes as a problem the extent to which the characterisitics of manegement and influenc school performace as measured by the SAEB exam. The general objective was to analyze how the contextual características of manegement and manegers impact school performace as measeured by the SAEB exam. Adopting a mixed-methods approach, combining statistical modeling, literature review, and a comparative framework, the research draws on date from INEP databases, specifically contextual questionnaires completed by principals from sixty eight public schools located in municipalities of Paraná with fewer than 5,000 inhabitants. All selected schools had only one ninth-grade class in the final years of elementary education and publicly available IDEB results for the 2017, 2019, and 2021 cycles. The overarching objective was to examine the extent to which contextual factors related to school management influence student achievement in SAEB. The qualitative component involved in-depth case analysis and a critical discussion of the research subject. The initial hypothesis posited that participatory and democratic management practices positively affect academic performance. Findings indicate a significant association between contextual variables and student outcomes, supporting the initial premise. However, challenges in accessing, processing, and interpreting certain datasets limited the scope of the analysis, due to changes in the format and number of questions and information being masked for date protection. Results suggest that management stability, prior teaching experience, and exclusive dedication to the school board are generally linked to higher scores. Notably, permanence in office, more than total years of experience, appears to foster the consolidation of effective pedagogical practices and institutional strengthening. The study concludes that democratic, participatory school management committed to pedagogical processes is a key factor in enhancing learning outcomes, especially when supported by shared governance, administrative stability, and coordinated actions between schools and their communities.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2025-11-27T19:52:24Z No. of bitstreams: 1 Marinez Gasparin Soligo.pdf: 2464581 bytes, checksum: bdf1215ff724c6d6a1824d38c03a2934 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-27T19:52:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marinez Gasparin Soligo.pdf: 2464581 bytes, checksum: bdf1215ff724c6d6a1824d38c03a2934 (MD5) Previous issue date: 2025-09-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectGestão Escolarpor
dc.subjectRendimento escolarpor
dc.subjectProva SAEBpor
dc.subjectSchool Managementeng
dc.subjectAcademic Achievementeng
dc.subjectSAEB Exameng
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃOpor
dc.titleRelações da gestão escolar com resultados de rendimento aferidos pela avaliação em larga escala em colégios do estado do Paraná (2017 a 2021)por
dc.title.alternativeRelationships between school manegement and performace outcomes assessed by large-scale evaluation in schools in the state of Paraná (2017 to 2021)eng
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Doutorado em Educação (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marinez Gasparin Soligo.pdfArquivo completo2.41 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.