Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8133
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlmeida, Suzana Benetti-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7351643930332577por
dc.contributor.advisor1Sandri, Simone-
dc.contributor.advisor-co1Zoia, Elvenice Tatiana-
dc.contributor.referee1Umbelino, Janaina Damasco-
dc.contributor.referee2Moreira, Jani Alves da Silva-
dc.date.accessioned2025-11-17T17:18:21Z-
dc.date.issued2025-07-14-
dc.identifier.citationAlmeida, Suzana Benetti. POLÍTICA PARA ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DA PEDAGOGIA ESTRUTURADA: UMA ANÁLISE DAS DIRETRIZES DO BANCO MUNDIAL. 2025. 154 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/8133-
dc.description.resumoA presente dissertação, elaborada juntamente ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – campus de Cascavel, na área de concentração: Sociedade, Educação, Estado, Linha de Pesquisa: Educação, Políticas sociais e Estado, tem como tema a política para alfabetização decorrente da Pedagogia Estruturada (PE), presente nas orientações do Banco Mundial e nas ações de Aparelhos Privados de Hegemonia (APHs), Instituto Ayrton Senna (IAS) e Instituto Alfa e Beto (IAB). A justificativa pelo tema consiste no fato dessa instituição financeira e Aparelhos Privados de Hegemonia brasileiros serem referências nas orientações para as políticas brasileiras. Parte-se da seguinte problemática: Quais são as diretrizes para a alfabetização a partir da Pedagogia Estruturada, conforme orientações do Banco Mundial e ações dos Aparelhos Privados de Hegemonia, Instituto Ayrton Senna e Instituto Alfa e Beto? O objetivo geral é de analisar as diretrizes para a alfabetização a partir da Pedagogia Estruturada, de acordo com as orientações do Banco Mundial e as ações dos Aparelhos Privados de Hegemonia, Instituto Ayrton Senna e Instituto Alfa e Beto. Definimos como objetivos específicos: a) identificar os fundamentos da Pedagogia Estruturada adotada como referência pelo Banco Mundial; b) explicitar a política e as ações de alfabetização a partir das diretrizes do Banco Mundial; e c) relacionar os fundamentos da Pedagogia Estruturada e sua concepção de alfabetização com os programas de alfabetização implementados pelos Aparelhos Privados de Hegemonia no contexto brasileiro. A pesquisa é de abordagem qualitativa, mediante a pesquisa documental e bibliográfica. A análise se apoia empiricamente nas produções do Banco Mundial e de APHs, Instituto Ayrton Senna e Instituto Alfa e Beto. Os resultados desta pesquisa evidenciam que as diretrizes do Banco Mundial, APHs, IAS e IAB para a política de alfabetização dos países periféricos são consensuais, no viés do alinhamento pedagógico: currículo, materiais de ensino, avaliações e formação de professores, elementos que compõem a PE. Em decorrência dessas ideias, elabora-se uma concepção de “Alfabetização Estruturada”, que apesar de afirmar estar embasada em teorias científicas mais atualizadas sobre a alfabetização, na prática restringe a linguagem ao código, o papel do aluno a receptor passivo, e o professor a executor de tarefas. Conclui-se ser uma política por resultados nas avaliações em larga escala e voltada para o controle do conhecimento cultural historicamente construído no conjunto da humanidade, a ser ensinado desde o contexto da alfabetização.por
dc.description.abstractThe present dissertation, developed within the Postgraduate Program in Education of the State University of Western Paraná – campus of Cascavel, Paraná, Brazil, in the area of concentration “Society, Education, State”, Research Line “Education, Social Policies and State”, addresses the literacy policy arising from Structured Pedagogy, present in the guidelines of the World Bank and in the actions of Private Devices of Hegemony, Instituto Ayrton Senna and Instituto Alfa e Beto. The justification for the theme is based on the fact that this financial institution and Brazilian Private Hegemonic Apparatus are references in the guidelines for Brazilian policies. It departs from the following research problem: What are the guidelines for literacy from the Structured Pedagogy, according to the guidelines of the World Bank and actions of the Private Devices of Hegemony, Ayrton Senna Institute and Instituto Alfa e Beto? The general objective is to analyze the guidelines for literacy from the Structured Pedagogy, according to the guidelines of the World Bank and actions of the Private Devices of Hegemony, Ayrton Senna Institute and Instituto Alfa e Beto. The specific objectives are: a) identify the foundations of Structured Pedagogy adopted as reference by the World Bank; b) to explain the literacy policy and actions based on the World Bank guidelines; c) relate the foundations of Structured Pedagogy and its conception of literacy with the literacy programs implemented by the Private Devices of Hegemony in the Brazilian context. The research adopts a qualitative approach, through documentary and bibliographic research. The analysis is empirically based on the documents and reports of the World Bank and APHs, Instituto Ayrton Senna and Instituto Alfa e Beto. The results of this research show that the guidelines of the World Bank and APHs, IAS and IAB for the literacy policy of peripheral countries are consistent in their orientation toward pedagogical alignment: curriculum, teaching materials, assessments and teacher training, elements that make up the PE. As a result of these ideas, a conception of "structured literacy" is elaborated, which, although claiming to be based on more up-to-date scientific theories about literacy, in practice restricts the language to the code, the role of the student to a passive receiver and the teacher to a mere executor of tasks. In conclusion, it is a results-oriented policy in large-scale evaluations and aimed at controlling the historically built cultural knowledge in humanity as a whole, to be taught from the context of literacy.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2025-11-17T17:18:21Z No. of bitstreams: 1 Suzana Benetti Almeida.pdf: 2930179 bytes, checksum: ebcfa21e8535f1eb1bdd565bb38f9c55 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-17T17:18:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Suzana Benetti Almeida.pdf: 2930179 bytes, checksum: ebcfa21e8535f1eb1bdd565bb38f9c55 (MD5) Previous issue date: 2025-07-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPalavras-chave: Pedagogia Estruturadapor
dc.subjectPolítica de Alfabetizaçãopor
dc.subjectEnsino Estruturadopor
dc.subjectEnsino Explícitopor
dc.subjectStructured Pedagogyeng
dc.subjectLiteracy Policyeng
dc.subjectStructured Teachingeng
dc.subjectExplicit Teachingeng
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃOpor
dc.titlePOLÍTICA PARA ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DA PEDAGOGIA ESTRUTURADA: UMA ANÁLISE DAS DIRETRIZES DO BANCO MUNDIALpor
dc.title.alternativePOLICY FOR LITERACY FROM STRUCTURED PEDAGOGY: AN ANALYSIS OF THE WORLD BANK GUIDELINESeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Suzana Benetti Almeida.pdfArquivo completo2.86 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.