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https://tede.unioeste.br/handle/tede/8132| Tipo do documento: | Tese |
| Title: | Saúde mental e docência no ensino superior: vozes de uma universidade pública do estado do Paraná |
| Other Titles: | Mental health and teaching in higher education: voices from a public university in the state of Paraná |
| Autor: | Soares, Nandra Soares ![]() |
| Primeiro orientador: | Rossetro, Elisabeth |
| Primeiro membro da banca: | Kruszielski, Leandro |
| Segundo membro da banca: | Serraglio, Juliana |
| Terceiro membro da banca: | Zanardini, Isaura Monica Souza |
| Quarto membro da banca: | Peruzo, Jane |
| Resumo: | A saúde mental historicamente permeia muitas discussões, principalmente no século XXI, a partir da reforma psiquiátrica promovida nas décadas de 60 e 70. Esse momento foi decisivo para a mudança dimensional do entendimento sobre saúde mental. Porém, por mais que haja uma premissa voltada para os aspectos biopsicossociais em saúde mental, ainda percebe-se na atual conjuntura capitalista, uma posição hegemônica de individualização e biologicismo não se considerando os aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais que, assoociados a singularidade do sujeito, constituem as mazelas do adoecimento psíquico. Ao longo das últimas décadas, o docente universitário vem sofrendo os impactos das transformações operadas na sociedade e na universidade em sua atividade de trabalho. Dessa forma, o objetivo foi investigar a relação entre o trabalho e a saúde mental de docentes da UNIOESTE, e compreender quais os fatores de risco para “o adoecer” neste contexto de atividade. Esta pesquisa ancorou-se no aporte teórico da Psicologia Histórico Cultural de Lev Semionovitch Vigotski (1896-1934) e autores que compactuam com essa perspectiva, e utiliza-se do método materialista histórico-dialético de Karl Marx (1818-1883) para a análise e interpretação dos resultados. Primeiramente realizou-se uma pesquisa teórica/bibliográfica em bases de dados científicas, e na sequência uma pesquisa de campo quantitativa e qualitativa com 201 docentes. Na etapa qualitativa, 9 docentes que apresentaram maiores índices de riscos foram selecionados. Utilizou se técnicas estatísticas e análise de conteúdo para a compreensão dos dados coletados por meio de escalas padronizadas e entrevista semiestruturada. Os resultados quantitativos demonstraram que os docentes apresentam risco “crítico” e “grave” para o adoecimento psíquico, principalmente relacionados aos fatores de Organização e Condições de Trabalho, Relações Sócio Profissionais, Custo Afetivo, Cognitivo e Danos Físicos. Com base nas narrativas dos docentes, 4 núcleos e 8 categorias emergiram. De acordo com os docentes, a precarização e intensificação do trabalho, o sentido e desvalorização profissional, a competitividade no ambiente acadêmico, as relações sociais antagônicas, e a qualidade de vida diminuída, acarretam estados de sofrimento e/ou adoecimento psíquico, como esgotamento mental, desgaste, irritação, estresse, ansiedade, falta de motivação e paciência, inibição social e melancolia. Para enfrentar esses estressores, descrevem estratégias individuais como medicação, esportes, atividades culturais/entretenimento, animais de estimação, se isolar de algumas pessoas; e relatam que não há ações coletivas da universidade que auxiliem neste enfrentamento, apenas projetos pontuais desenvolvidos pelos próprios docentes. Ficou visível o distanciamento entre sentido e significado na atividade, e diante de tantas adversidades vivenciadas, os docentes encontram-se alienados, pois o trabalho deixa de ser uma oportunidade de exploração das capacidades humanas, transformando-se em uma atividade externa que unilateraliza e distorce a essência do sujeito, o que leva ao adoecimento da sua personalidade. Por fim, sugeriu-se estratégias para a implementação de políticas x internas permanentes para a prevenção e promoção da saúde mental docente na UNIOESTE, a partir da criação da Comissão Instititucional de Saúde Mental da UNIOESTE (CISMU). Entende-se que esta pesquisa indica um campo a ser continuamente estudado e sabe-se que essas contribuições se somam às já realizadas, porém não são suficientes para esgotá-las. |
| Abstract: | Mental health has historically permeated many discussions, especially in the 21st century, following the psychiatric reform promoted in the 1960s and 70s. This moment was decisive for the dimensional change in understanding mental health. However, despite a premise focused on the biopsychosocial aspects of mental health, there is still a hegemonic position of individualization and biological determinism in the current capitalist context, which does not take into account the social, political, economic, and cultural aspects that, when associated with the uniqueness of the individual, constitute the issues related to psychological suffering. Over the last few decades, university teachers have been experiencing the impacts of the transformations occurring in society and in the university within their work activities. Thus, the objective was to investigate the relationship between work and the mental health of teachers at UNIOESTE, and to understand the risk factors for "suffering" in this work context. This research was anchored in the theoretical framework of Historical-Cultural Psychology by Lev Semionovich Vygotsky (1896-1934) and authors who align with this perspective, and it uses the historical-dialectical materialist method of Karl Marx (1818- 1883) for the analysis and interpretation of the results. Firstly, a theoretical/bibliographic research was conducted in scientific databases, followed by a quantitative and qualitative field study with 201 teachers. In the qualitative stage, 9 teachers who showed the highest risk indices were selected. Statistical techniques and content analysis were used to understand the data collected through standardized scales and semi-structured interviews. The quantitative results demonstrated that teachers are at "critical" and "severe" risk for psychological distress, primarily related to factors of Work Organization and Conditions, Socio-Professional Relationships, Affective Cost, Cognitive Demands, and Physical Damage. Based on the teachers' narratives, four core themes and eight emerging categories were identified. The teachers reported that the precariousness and intensification of work, the sense of professional devaluation, competition in the academic environment, antagonistic social relations, and decreased quality of life lead to states of suffering and/or psychological distress, such as mental exhaustion, fatigue, irritability, stress, anxiety, lack of motivation, impatience, social inhibition, and melancholy. To cope with these stressors, the teachers described individual strategies such as medication, engaging in sports, participating in cultural and entertainment activities, spending time with pets, and isolating themselves from certain individuals. They reported that there are no collective actions from the university to assist in coping with these challenges, only isolated projects developed by the teachers themselves. It became evident that there is a disconnection between the meaning and significance of their work. In light of the numerous adversities experienced, teachers find themselves alienated, as their work ceases to be an opportunity for the exploration of human potential, transforming into an external activity that unilaterally distorts the essence of the individual, leading to the xii development of a distressed personality. Finally, strategies were suggested for the implementation of permanent internal policies for the prevention and promotion of teaching staff mental health at UNIOESTE, starting from the creation of the Institutional Commission for Mental Health of UNIOESTE (CISMU). It is understood that this research indicates a field that should be continually studied, and it is acknowledged that these contributions add to those already made; however, they are not sufficient to exhaust the topic. |
| Keywords: | Professor Educação Adoecimento Psíquico Trabalho Promoção de Saúde Teacher Education Mental Illness Work Health Promotion |
| CNPq areas: | EDUCAÇÃO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
| Sigla da instituição: | UNIOESTE |
| Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
| Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
| Campun: | Cascavel |
| Citation: | Soares, Nandra Soares. Saúde mental e docência no ensino superior: vozes de uma universidade pública do estado do Paraná. 2025. 399 f Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
| URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/8132 |
| Issue Date: | 30-Sep-2025 |
| Appears in Collections: | Doutorado em Educação (CVL) |
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