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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8130
Tipo do documento: Tese
Title: Emissões de um motor gerador abastecido com biodiesel de óleo residual de salmão
Other Titles: missions from an engine generator fueled with biodiesel from salmon waste oil.
Autor: Geraldo Junior, Edvaldo 
Primeiro orientador: Bariccatti, Reinaldo Aparecido
Primeiro membro da banca: Cruz, Jair Antônio Siqueira
Segundo membro da banca: Prior, Maritane
Terceiro membro da banca: Figueira, Paulo Tadeu
Quarto membro da banca: Oliveira, Christian Valcir Kniphoff de
Resumo: A Lei n. 11.097/2005 foi um marco no Brasil, estabelecendo a adição de biodiesel ao diesel, com projeção de 15% até 2026. A utilização do óleo residual de salmão como fonte para biodiesel destaca-se como uma alternativa promissora, aproveitando resíduos agroindustriais e contribuindo com a busca de fontes de energia renovável, alinhando-se com as metas estabelecidas pela legislação brasileira. Este estudo teve como objetivo principal avaliar as emissões de um motor gerador de 5 HP usando diesel S10 e diferentes blendas de biodiesel de salmão. A metodologia envolveu a produção de biodiesel via transesterificação metílica com óleo de salmão, metanol e hidróxido de sódio. Foram preparadas blendas de combustível: BP0 (100% diesel S10), BP14 (14% biodiesel), BP30 (30% biodiesel) e BP100 (100% biodiesel). As análises físico-químicas incluíram densidade, viscosidade cinemática e poder calorífico superior. Testes em bancada didática avaliaram o consumo de combustível e as emissões de gases (CO, CO₂, NOx, HC) em diferentes torques. Os resultados mostraram que o BP100 teve maior densidade (0,882 g/cm³) e viscosidade (3,01 mm²/s) que o BP0 (0,832 g/cm³ e 1,96 mm²/s), enquanto seu poder calorífico foi menor (39,23 MJ/kg contra 45,03 MJ/kg do BP0). Em relação às emissões, em torques baixos, o BP0 apresentou menor CO, mas em torques mais elevados as misturas com biodiesel demonstraram menor emissão. CO₂ aumentou com o torque para todos os combustíveis, sendo ligeiramente superior nas misturas com biodiesel em torques elevados. As emissões de NOx cresceram com o torque, mas o BP100 registrou as menores emissões. Hidrocarbonetos (HC) foram maiores com biodiesel em torques baixos. O estudo demonstrou que o biodiesel de óleo residual de salmão é uma alternativa energética, com destaque para a blenda BP30.
Abstract: Law nº. 11,097/2005 was a milestone in Brazil, establishing the addition of biodiesel to diesel, with a projection of 15% by 2026. The use of salmon waste oil as a source for biodiesel stands out as a promising alternative, taking advantage of agro industrial waste and contributing to the search for renewable energy sources, in line with the goals established by Brazilian legislation. The main objective of this study was to evaluate the emissions of a 5 HP generator engine using S10 diesel and different blends of salmon biodiesel. The methodology involved the production of biodiesel via methyl transesterification with salmon oil, methanol, and sodium hydroxide. The following fuel blends were prepared: BP0 (100% S10 diesel), BP14 (14% biodiesel), BP30 (30% biodiesel), and BP100 (100% biodiesel). Physical chemical analyses included density, kinematic viscosity, and higher heating value. Bench tests evaluated fuel consumption and gas emissions (CO, CO₂, NOx, HC) at different torques. The results showed that BP100 had higher density (0.882 g/cm³) and viscosity (3.01 mm²/s) than BP0 (0.832 g/cm³ and 1.96 mm²/s), while its calorific value was lower (39.23 MJ/kg versus 45.03 MJ/kg for BP0). Regarding emissions, at low torques, BP0 presented lower CO, but at higher torques, the biodiesel blends demonstrated lower emissions. CO₂ increased with torque for all fuels, being slightly higher in biodiesel blends at high torques. Nox emissions increased with torque, but BP100 recorded the lowest emissions. Hydrocarbons (HC) were higher with biodiesel at low torques. The study demonstrated that biodiesel from salmon waste oil is an energy alternative, with emphasis on the BP30 blend.
Keywords: Biocombustível
Resíduos piscícolas
Sustentabilidade
Biofuel
; Fish farming waste; Sustainability
CNPq areas: AGROENERGIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Energia na Agricultura
Campun: Cascavel
Citation: Geraldo Junior, Edvaldo. Emissões de um motor gerador abastecido com biodiesel de óleo residual de salmão. 2025. 75 f. Tese( Doutorado em Engenharia de Energia na Agricultura) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8130
Issue Date: 28-Aug-2025
Appears in Collections:Doutorado em Engenharia de Energia na Agricultura (CVL)

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