Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8130
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGeraldo Junior, Edvaldo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4101736487277241por
dc.contributor.advisor1Bariccatti, Reinaldo Aparecido-
dc.contributor.referee1Cruz, Jair Antônio Siqueira-
dc.contributor.referee2Prior, Maritane-
dc.contributor.referee3Figueira, Paulo Tadeu-
dc.contributor.referee4Oliveira, Christian Valcir Kniphoff de-
dc.date.accessioned2025-11-17T13:28:44Z-
dc.date.issued2025-08-28-
dc.identifier.citationGeraldo Junior, Edvaldo. Emissões de um motor gerador abastecido com biodiesel de óleo residual de salmão. 2025. 75 f. Tese( Doutorado em Engenharia de Energia na Agricultura) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/8130-
dc.description.resumoA Lei n. 11.097/2005 foi um marco no Brasil, estabelecendo a adição de biodiesel ao diesel, com projeção de 15% até 2026. A utilização do óleo residual de salmão como fonte para biodiesel destaca-se como uma alternativa promissora, aproveitando resíduos agroindustriais e contribuindo com a busca de fontes de energia renovável, alinhando-se com as metas estabelecidas pela legislação brasileira. Este estudo teve como objetivo principal avaliar as emissões de um motor gerador de 5 HP usando diesel S10 e diferentes blendas de biodiesel de salmão. A metodologia envolveu a produção de biodiesel via transesterificação metílica com óleo de salmão, metanol e hidróxido de sódio. Foram preparadas blendas de combustível: BP0 (100% diesel S10), BP14 (14% biodiesel), BP30 (30% biodiesel) e BP100 (100% biodiesel). As análises físico-químicas incluíram densidade, viscosidade cinemática e poder calorífico superior. Testes em bancada didática avaliaram o consumo de combustível e as emissões de gases (CO, CO₂, NOx, HC) em diferentes torques. Os resultados mostraram que o BP100 teve maior densidade (0,882 g/cm³) e viscosidade (3,01 mm²/s) que o BP0 (0,832 g/cm³ e 1,96 mm²/s), enquanto seu poder calorífico foi menor (39,23 MJ/kg contra 45,03 MJ/kg do BP0). Em relação às emissões, em torques baixos, o BP0 apresentou menor CO, mas em torques mais elevados as misturas com biodiesel demonstraram menor emissão. CO₂ aumentou com o torque para todos os combustíveis, sendo ligeiramente superior nas misturas com biodiesel em torques elevados. As emissões de NOx cresceram com o torque, mas o BP100 registrou as menores emissões. Hidrocarbonetos (HC) foram maiores com biodiesel em torques baixos. O estudo demonstrou que o biodiesel de óleo residual de salmão é uma alternativa energética, com destaque para a blenda BP30.por
dc.description.abstractLaw nº. 11,097/2005 was a milestone in Brazil, establishing the addition of biodiesel to diesel, with a projection of 15% by 2026. The use of salmon waste oil as a source for biodiesel stands out as a promising alternative, taking advantage of agro industrial waste and contributing to the search for renewable energy sources, in line with the goals established by Brazilian legislation. The main objective of this study was to evaluate the emissions of a 5 HP generator engine using S10 diesel and different blends of salmon biodiesel. The methodology involved the production of biodiesel via methyl transesterification with salmon oil, methanol, and sodium hydroxide. The following fuel blends were prepared: BP0 (100% S10 diesel), BP14 (14% biodiesel), BP30 (30% biodiesel), and BP100 (100% biodiesel). Physical chemical analyses included density, kinematic viscosity, and higher heating value. Bench tests evaluated fuel consumption and gas emissions (CO, CO₂, NOx, HC) at different torques. The results showed that BP100 had higher density (0.882 g/cm³) and viscosity (3.01 mm²/s) than BP0 (0.832 g/cm³ and 1.96 mm²/s), while its calorific value was lower (39.23 MJ/kg versus 45.03 MJ/kg for BP0). Regarding emissions, at low torques, BP0 presented lower CO, but at higher torques, the biodiesel blends demonstrated lower emissions. CO₂ increased with torque for all fuels, being slightly higher in biodiesel blends at high torques. Nox emissions increased with torque, but BP100 recorded the lowest emissions. Hydrocarbons (HC) were higher with biodiesel at low torques. The study demonstrated that biodiesel from salmon waste oil is an energy alternative, with emphasis on the BP30 blend.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2025-11-17T13:28:44Z No. of bitstreams: 1 Edvaldo Geraldo Junior.pdf: 1590631 bytes, checksum: 2c1a4b102a40f86c9c06f9142e3cd9b6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-17T13:28:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Edvaldo Geraldo Junior.pdf: 1590631 bytes, checksum: 2c1a4b102a40f86c9c06f9142e3cd9b6 (MD5) Previous issue date: 2025-08-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Exatas e Tecnológicaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Energia na Agriculturapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectBiocombustívelpor
dc.subjectResíduos piscícolaspor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectBiofuelpor
dc.subject; Fish farming waste; Sustainabilitypor
dc.subject.cnpqAGROENERGIApor
dc.titleEmissões de um motor gerador abastecido com biodiesel de óleo residual de salmãopor
dc.title.alternativemissions from an engine generator fueled with biodiesel from salmon waste oil.eng
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Doutorado em Engenharia de Energia na Agricultura (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Edvaldo Geraldo Junior.pdfArquivo completo1.55 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.