Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8117
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMiranda, Eva Barros-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6870270301828440por
dc.contributor.advisor1Feiden, Aldi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8384358462664823por
dc.contributor.referee1Signor, Altevir-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4844380942902865por
dc.contributor.referee2Welter, Nelsi Kistemacher-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4844380942902865por
dc.contributor.referee3Sosa, Bruno dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1998967073636990por
dc.contributor.referee4Marques, Elineide Eugenio-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9875056556045599por
dc.contributor.referee5Muelbert, Betina-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/1528001486532069por
dc.date.accessioned2025-11-07T19:59:45Z-
dc.date.issued2025-09-08-
dc.identifier.citationMIRANDA, Eva Barros. Pescado para alimentação escolar no Paraná: políticas públicas e análise territorial da sua produção. 2025. 101 p. Tese (Doutorado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/8117-
dc.description.resumoEsta tese analisa a inserção do pescado na alimentação escolar do Paraná, com ênfase no papel do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) como política pública estruturante de segurança alimentar e nutricional. A investigação combinou revisão bibliográfica, análise documental e levantamento empírico em múltiplas escalas. Na dimensão estadual, foram examinados dados da FUNDEPAR (2015-2022), que evidenciam a predominância histórica do peixe empanado, mas também a valorização recente do filé de tilápia, associado à forte base produtiva do oeste do Paraná. Observou-se que, em algumas microrregiões, o pescado já supera outras carnes em volume adquirido, revelando potencial estratégico para os cardápios escolares. Na escala municipal, foram analisados 27 editais de chamadas públicas (2019-2025), em diálogo com a Produção da Pecuária Municipal (IBGE). Os resultados mostram presença significativa do pescado sempre que há fornecimento de proteína animal, embora persistam vazios territoriais e oscilações temporais. A tilápia congelada foi o item mais recorrente, com formatos adaptados ao público escolar, como bolinhos de peixe. O estudo evidencia que a inserção do pesado na alimentação escolar está condicionada não apenas à disponibilidade produtiva, mas também aos arranjos institucionais, logísticos e pedagógicos que sustentam a execução do PNAE no Estado. Além disso, revela a lacuna entre os marcos legais estaduais, que projetam a universalização da alimentação escolar orgânica até 2030 e a ausência de critérios de sustentabilidade específicos para proteínas animais. Conclui-se que o pescado já ocupa posição expressiva na alimentação escolar do Paraná e pode se consolidar como alimento estratégico para sistemas alimentares mais sustentáveis, desde que políticas públicas avancem no alinhamento entre consumo institucional, base produtiva regional e diretrizes de sustentabilidade.por
dc.description.abstractThis dissertation analyzes the inclusion of fish in school feeding in Paraná, with emphasis on the role of the National School Feeding Program (PNAE) as a structuring public policy for food and nutritional security. The investigation combined literature review, document analysis, and empirical research across multiple scales. At the state level, data from FUNDEPAR (2015–2022) were examined, highlighting the historical predominance of breaded fish but also the recent appreciation of tilapia fillets, linked to the strong production base in western Paraná. In some microregions, fish has already surpassed other meats in the volume purchased, revealing its strategic potential for school menus. At the municipal level, 27 public procurement calls (2019–2025) were analyzed in dialogue with the Municipal Livestock Production data (IBGE). The results show significant presence of fish whenever animal protein is supplied, although territorial gaps and temporal fluctuations remain. Frozen tilapia was the most recurrent item, with formats adapted to the school public, such as fish balls. The study demonstrates that the inclusion of fish in school feeding is conditioned not only by production availability but also by the institutional, logistical, and pedagogical arrangements that sustain PNAE implementation in the state. Furthermore, it reveals a gap between state legal frameworks—which project the universalization of organic school meals by 2030—and the absence of specific sustainability criteria for animal proteins. It is concluded that fish already holds a significant position in Paraná’s school feeding and can be consolidated as a strategic food for more sustainable food systems, provided that public policies advance in aligning institutional consumption, regional production base, and sustainability guidelines.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marilene Donadel (marilene.donadel@unioeste.br) on 2025-11-07T19:59:45Z No. of bitstreams: 1 Eva_Miranda_2025.pdf: 1234715 bytes, checksum: 1164cee70613b25d5a5fe80651c7c772 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-07T19:59:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eva_Miranda_2025.pdf: 1234715 bytes, checksum: 1164cee70613b25d5a5fe80651c7c772 (MD5) Previous issue date: 2025-09-08eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Engenharias e Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pescapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAlimentação escolarpor
dc.subjectCompras públicaspor
dc.subjectParanápor
dc.subjectPescadopor
dc.subjectPNAEpor
dc.subjectSchool feedingeng
dc.subjectPublic procurementeng
dc.subjectFisheng
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS PESQUEIROS E ENGENHARIA DE PESCApor
dc.titlePescado para alimentação escolar no Paraná: políticas públicas e análise territorial da sua produçãopor
dc.title.alternativeFish for school feeding in Paraná: public policies and territorial of its productioneng
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusToledopor
Appears in Collections:Doutorado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca (TOL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eva_Miranda_2025.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.