Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8106
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDuarte, Eduardo da Rosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9004125061113052por
dc.contributor.advisor1Martins, Suely Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2450774413938872por
dc.contributor.referee1Martins, Suely Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2450774413938872por
dc.contributor.referee2Baczinski, Alexandra Vanessa de Moura-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8269274051863809por
dc.contributor.referee3Simões, Willian-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6052428532666504por
dc.date.accessioned2025-10-30T17:01:23Z-
dc.date.issued2025-08-19-
dc.identifier.citationDUARTE, Eduardo da Rosa. Educação profissional e tecnológica: a proposta de formação da rede pública do Estado de Santa Catarina. 2025. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/8106-
dc.description.resumoA presente dissertação vincula-se à linha de pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, nível de Mestrado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Campus de Francisco Beltrão. O objetivo geral foi analisar a trajetória das políticas educacionais brasileiras para o Ensino Médio, destacando seus desdobramentos históricos e compreendendo como essas políticas fundamentam a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em Santa Catarina, com ênfase na lei 13.415/2017 e na proposta ofertada pela Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Dionísio Cerqueira. Buscou-se responder a seguinte questão: Como as políticas públicas educacionais do Novo Ensino Médio, determinadas pela lei nº 13.415/2017, influenciaram a organização da EPT em Santa Catarina, e de que forma essa proposta se materializa na oferta junto as escolas pertencentes à CRE de Dionísio Cerqueira? Para chegar as respostas foram traçados os objetivos específicos: Analisar as políticas educacionais do Ensino Médio e suas modificações até a consolidação da Lei 14.945/2024; Compreender os fundamentos da EPT no Ensino Médio da rede estadual de Santa Catarina; e, Elucidar a proposta de formação ofertada nos cursos de EPT de Santa Catarina, em especial na CRE de Dionísio Cerqueira. Realizou-se uma pesquisa documental, delimitando o período histórico do Brasil de 1930 a 2024, sendo revisitados decretos, Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Plano Nacional e Estadual da Educação, Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina, Base Nacional Comum Curricular, Currículo Base do Território Catarinense e a Constituição Federal, buscando os fundamentos da EPT e identificando os interesses e direcionamentos da formação das juventudes para o trabalho. Utilizou-se o método do materialismo histórico dialético para interpretar o ensino na perspectiva omnilateral. Os dados levantados foram organizados e discutidos em três capítulos: o primeiro aborda a história das políticas educacionais brasileiras para o ensino médio; o segundo apresenta a EPT e sua fundamentação em Santa Catarina; e, o terceiro traz a análise da proposta de EPT ofertada na CRE de Dionísio Cerqueira. Concluímos que a EPT destinada as juventudes é uma formação precarizada, sem inovação em estrutura física e cientifica, anulando o desenvolvimento crítico dos estudantes, distanciando os princípios de um ensino democrático, fortalecendo a meritocracia e atendendo as necessidades imediatas do mercado socioeconômico regional. Considera-se a necessidade de fortalecer a luta pelo ensino politécnico, envolvendo ciência, cultura e tecnologia, o que contribuirá para a construção de um futuro em que a escola pública seja um espaço de emancipação e transformação para todos os jovens.por
dc.description.abstractThis dissertation is linked to the research line Society, Knowledge, and Education of the Graduate Program in Education (Master’s level) at the State University of Western Paraná – UNIOESTE, Francisco Beltrão Campus. The general objective was to analyze the trajectory of Brazilian educational policies for Secondary Education, highlighting their historical developments and understanding how these policies underpin Professional and Technological Education (PTE) in Santa Catarina, with emphasis on Law 13,415/2017 and the proposal offered by the Regional Education Coordination Office (RCE) of Dionísio Cerqueira. The guiding research question was: How have the public educational policies of the New Secondary Education, established by Law 13,415/2017, influenced the organization of PTE in Santa Catarina, and in what way is this proposal materialized in the programs offered in schools under the jurisdiction of the RCE of Dionísio Cerqueira? To address this question, the following specific objectives were outlined: to analyze educational policies for Secondary Education and their changes up to the consolidation of Law 14,945/2024; to understand the foundations of PTE in the state Secondary Education system of Santa Catarina; and to elucidate the training proposal offered in PTE programs in Santa Catarina, particularly within the RCE of Dionísio Cerqueira. A documentary research was carried out, delimiting the historical period of Brazil from 1930 to 2024, revisiting decrees, the Law of Guidelines and Bases of National Education, the National and State Education Plans, the Curriculum Proposal of the State of Santa Catarina, the National Common Core Curriculum, the Basic Curriculum of the Santa Catarina Territory, and the Federal Constitution, in order to seek the foundations of PTE and identify the interests and directions of youth training for work. The method of historical dialectical materialism was used to interpret education from an omnilateral perspective. The collected data were organized and discussed in three chapters: the first addresses the history of Brazilian educational policies for secondary education; the second presents PTE and its foundations in Santa Catarina; and the third analyzes the PTE proposal offered by the RCE of Dionísio Cerqueira. We conclude that PTE directed toward youth constitutes a precarious form of training, lacking innovation in physical and scientific structure, suppressing students’ critical development, distancing itself from the principles of democratic education, reinforcing meritocracy, and responding primarily to the immediate needs of the regional socioeconomic market. It is considered necessary to strengthen the struggle for polytechnic education, encompassing science, culture, and technology, which will contribute to building a future in which public schools become spaces of emancipation and transformation for all young people.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2025-10-30T17:01:23Z No. of bitstreams: 1 Eduardo da R. Duarte 25.pdf: 2044147 bytes, checksum: 6496bd4f5f7cf2ad1a157bec2eef91d6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-30T17:01:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eduardo da R. Duarte 25.pdf: 2044147 bytes, checksum: 6496bd4f5f7cf2ad1a157bec2eef91d6 (MD5) Previous issue date: 2025-08-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapor
dc.subjectFormação das juventudespor
dc.subjectEnsino médio catarinensepor
dc.subjectLei 13.415/2017por
dc.subjectLei 14.945/2024por
dc.subjectProfessional and technological educationeng
dc.subjectYouth trainingeng
dc.subjectSecondary education in Santa Catarinaeng
dc.subjectLaw 13,415/2017eng
dc.subjectLaw 14,945/2024eng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃOpor
dc.titleEducação profissional e tecnológica: a proposta de formação da rede pública do Estado de Santa Catarinapor
dc.title.alternativeProfessional and Technological Education: the training proposal of the public network of the State of Santa Catarinaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eduardo da R. Duarte 25.pdf2 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.