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dc.creatorFaedo, Camila Wessler-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2660203063094270por
dc.contributor.advisor1Pilonetto, Roseli de Fátima Rech-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9540027478556644por
dc.contributor.referee1Pilonetto, Roseli de Fátima Rech-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9540027478556644por
dc.contributor.referee2Conceição, Caroline Machado Cortelini-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3093574479627521por
dc.contributor.referee3Trevisol, Maria Teresa Ceron-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4820536127199890por
dc.date.accessioned2025-10-29T17:37:31Z-
dc.date.issued2025-07-15-
dc.identifier.citationFAEDO, Camila Wessler. Cuidado e educação: aproximações e distanciamentos nas práticas pedagógicas das professoras de educação infantil com bebês e crianças bem pequenas. 2025. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/8102-
dc.description.resumoEsta pesquisa trata sobre as compreensões de cuidado e educação nas práticas pedagógicas de professoras de Educação Infantil – 0 a 3 anos. Está vinculada à linha de pesquisa “Cultura, processos educativos e formação de professores” do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Francisco Beltrão – PR. Tem como objetivo investigar como as compreensões de cuidado e educação das professoras influenciam nas práticas pedagógicas em turmas de crianças de 0 a 3 anos e 11 meses. Considerando que os documentos norteadores da Educação Infantil (Brasil, 1996, 2009, 2017), assim como os autores que tratam sobre essa etapa do ensino enfatizam a indissociabilidade entre o cuidado e a educação (Montenegro, 2009; Kramer, 2005; Guimarães, 2011), essa pesquisa traz o seguinte questionamento: Como as compreensões de cuidado e educação das professoras se manifestam nas práticas pedagógicas com bebês e crianças bem pequenas? Objetivando responder a essa questão, essa pesquisa realiza um estudo de caso, utilizando as seguintes técnicas: levantamento bibliográfico da temática; estudo das legislações nacional, estadual, municipal e da instituição investigada; aplicação de questionários e grupo focal com as professoras das turmas de bebês e crianças bem pequenas de um Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI de Francisco Beltrão- Paraná; bem como observação das turmas objeto desse estudo, realizando anotações por meio de diário de campo. A partir da análise dos dados realizada por meio da triangulação destes e baseando-se na abordagem fenomenológica, percebe-se que as professoras enfatizam a indissociabilidade do cuidado e educação, porém, ainda separam esses conceitos ao exemplificarem como isto se dá no cotidiano da Educação Infantil. Essa compreensão evidencia-se na prática pedagógica dessas docentes ao passo que as “atividades pedagógicas” ocupam lugar de destaque no atendimento às crianças e o cuidado vincula-se fortemente ao atendimento das necessidades corporais de alimentação e higiene, evidenciando um distanciamento. O cuidado e educação como binômio demonstra-se nas ações corriqueiras do cotidiano, que não são planejadas e nem atrelam-se ao ensino de um conteúdo específico, mas demonstram a consideração da criança como ser integral, caracterizando a aproximação.por
dc.description.abstractThis research attends with the understanding of care and education in the pedagogical practices of Early Childhood Education teachers – 0 to 3 years old. It is linked to the research line “Culture, educational process and teacher training” of the Post-Graduate Program in Education – Master, at the State University of Western Paraná – Francisco Beltrão Campus – PR. It aims to investigate how teacher´s understandings of care and education influence the pedagogical practices in classes of children aged 0 to 3 years and 11 months. Considering that the guide documents of Early Childhood Education (Brazil, 1996. 2009, 2017), as well as the authors who deal with this age of teaching emphasize the inseparability of care and education (Montenegro, 2009; Kramer, 2005; Guimarães, 2011), this research raises the following question: How do the teachers undestandings care and education manifest themselves in their teaching practices with babies and very young children? To answer this question, this research carries out a case study using the following techniques: bibliographic survey of the topic; study of the national, state, municipal and institucional legislation; application of questionnaires and focus group with teachers of classes for babies and very young children at a Municipal Early Childhood Education Center (CMEI) in Francisco Beltrão, Paraná; as well as observation of the classes that were the subject of this study, taking notes through a field diary. Based on data analysis carried out through triangulation of the data produced and based on the phenomenological approach, it is clear that the teacher emphasize the inseparability of care and education, however, they still separate these concepts When exemplifying how this occurs in the daily life of Early Childhood Education. This understanding is evident in the pedagogical practice of these teachers as “pedagogical practices” occupy a prominent place in the provided to children and care is strongly linked to meeting the physical needs of food and hygiene, demonstrating a distance. The care and education as a binomial are demonstrated in everyday actions, which are not planned and are not tied to the teaching of a specific contente, but demonstrate consideration of the child as a whole being, characterized closeness.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2025-10-29T17:37:31Z No. of bitstreams: 1 Camila W. Faedo 25.pdf: 1733067 bytes, checksum: 26dd72c2bce49dc14a97afbae56d154c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-29T17:37:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Camila W. Faedo 25.pdf: 1733067 bytes, checksum: 26dd72c2bce49dc14a97afbae56d154c (MD5) Previous issue date: 2025-07-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCuidado e educaçãopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectProfessoras de educação infantilpor
dc.subjectCare and educationeng
dc.subjectEarly childhood educatoneng
dc.subjectPedagogical practiceseng
dc.subjectEarly childhood education teacherseng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpor
dc.titleCuidado e educação: aproximações e distanciamentos nas práticas pedagógicas das professoras de educação infantil com bebês e crianças bem pequenaspor
dc.title.alternativeCare and education: approaches and distances in pedagogical practices of early childhood education teachers with babies and very young children.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

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