Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8052
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAnnater, Claudete Maria-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3835043805553172por
dc.contributor.advisor1Schröder, Luciane Thomé-
dc.contributor.referee1França, Juliana de Sá-
dc.contributor.referee2Platzer, Maria Betanea-
dc.date.accessioned2025-09-09T12:11:59Z-
dc.date.issued2025-03-12-
dc.identifier.citationAnnater, Claudete Maria. Análise Discursiva de atividades de interpretação e compreensão de textos numa coleção didática voltada ao 4º ano do Ensino Fundamental: abrindo-se espaço às perguntas não feitas. 2025. 156 f. Dissertação( Mestrado em Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/8052-
dc.description.resumoEsta dissertação investiga as atividades de interpretação e compreensão de textos no livro didático Pitanguá Mais, de Buranello (2021), à luz da Análise de Discurso de linha francesa, fundada por Michel Pêcheux (1938-1983), a partir dos estudos de Orlandi (1996, 1999, 2001, 2002, 2005, 2007). O estudo analisa os encaminhamentos de leitura presentes em três textos da seção "Outra Leitura", no 4º volume da coleção, e investiga como as questões propostas podem ser limitadoras ou ampliar a prática de interpretação. Sob a ótica da Análise de Discurso, a pesquisa revela como os textos são permeados por ideologias, silenciamentos e relações de poder, impactando diretamente a compreensão dos alunos diante de fatos do cotidiano. Ao trabalhar com as "perguntas não feitas" - questões não abordadas explicitamente nos encaminhamentos de leitura dos textos em análise - o estudo se propõe a uma leitura mais crítica e reflexiva, permitindo que os alunos identifiquem ausências e lacunas nas narrativas e ampliem suas possibilidades interpretativas. A pesquisa ainda previu a aplicação de uma Unidade Didática, fundamentada nesses pressupostos teóricos cujo papel central no processo de ensino e aprendizagem ofereceu uma abordagem pedagógica mais pertinente e contemplativa dos discursos materializados nos textos trabalhados com os alunos. A proposta pedagógica pauta-se na ideia de que o ensino da leitura e interpretação de textos deve ir além da decodificação do conteúdo, estimulando os alunos a questionarem os discursos implícitos, as ausências e os silenciamentos presentes nas narrativas. Ao desenvolver atividades que desafiam os alunos a refletir sobre as "perguntas não feitas", a Unidade Didática incentiva o protagonismo dos estudantes no processo de construção do conhecimento, permitindo que eles desenvolvam suas próprias interpretações. Essas atividades pedagógicas, focadas no desenvolvimento de habilidades discursivas e fundamentadas na Análise de Discurso, contribuem para a formação de leitores mais críticos e atentos aos sentidos. Ao questionarem as lacunas nos textos, os alunos são incentivados a refletir sobre o contexto sociocultural, as relações de poder e os interesses ideológicos que permeiam a constituição dos sentidos. Isso amplia as possibilidades de leitura e oferece aos estudantes uma compreensão mais profunda do mundo ao seu redor. A proposta didática, portanto, integra teoria e prática de maneira significativa, cujo resultado contribuiu para a formação de leitores ativos, reflexivos e capazes de produzir pela leitura novos discursos.por
dc.description.abstractEsta tesis investiga las actividades de interpretación y comprensión de textos en el libro de texto Pitanguá Mais, de Buranello (2021), a la luz del Análisis del Discurso de línea francesa, fundado por Michel Pêcheux (1938-1983), desde los estudios de Orlandi (1996, 1999, 2001, 2002, 2005, 2007). La investigación analiza las orientaciones acerca de la lectura presentes en tres textos de la sección “Otra Lectura”, del 4º tomo de la colección, e investiga cómo las preguntas propuestas pueden limitar o ampliar las prácticas de la interpretación. Desde la perspectiva del Análisis del Discurso, la investigación muestra cómo los textos están atravesados por ideologías, silenciamientos y relaciones de poder, lo que impacta directamente en la comprensión de los estudiantes sobre los hechos cotidianos. Al trabajar con las “preguntas no formuladas” – preguntas que no son abordadas explícitamente en las orientaciones acerca de la lectura de los textos analizados–, el estudio propone una lectura más crítica y reflexiva, que permita a los estudiantes identificar ausencias y lagunas en las narrativas y ampliar sus posibilidades interpretativas. La investigación también incluyó la aplicación de una Unidad Didáctica, basada en estos presupuestos teóricos cuyo papel central en el proceso de enseñanza y aprendizaje ofreció un enfoque pedagógico más pertinente y abarcador de los discursos materializados en los textos trabajados con los estudiantes. La propuesta pedagógica se basa en la idea de que la enseñanza de la lectura y la interpretación de textos debe ir más allá de la decodificación del contenido, estimulando a los estudiantes a cuestionar los discursos implícitos, las ausencias y los silencios presentes en las narrativas. Al desarrollar actividades que desafían a los estudiantes a reflexionar sobre “preguntas no formuladas”, la Unidad Didáctica fomenta el protagonismo de los estudiantes en el proceso de construcción del conocimiento, permitiéndoles desarrollar sus propias interpretaciones. Estas actividades pedagógicas, centradas en el desarrollo de habilidades discursivas y basadas en el Análisis del Discurso, contribuyen a la formación de lectores más críticos y atentos a los significados. Al cuestionar las lagunas en los textos, los estudiantes son incentivados a reflexionar sobre el contexto sociocultural, las relaciones de poder y los intereses ideológicos que atraviesan la constitución de sentidos. Esto amplía las posibilidades de lectura y ofrece a los estudiantes una comprensión más profunda del mundo que los rodea. La propuesta didáctica, por tanto, integra de manera significativa teoría y práctica, lo que contribuye a la formación de lectores activos, reflexivos y capaces de producir nuevos discursos a través de la lectura.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2025-09-09T12:11:59Z No. of bitstreams: 1 Claudete Maria Annater.pdf: 3729920 bytes, checksum: b54a3c0731a1ede140aa862687637e38 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-09T12:11:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Claudete Maria Annater.pdf: 3729920 bytes, checksum: b54a3c0731a1ede140aa862687637e38 (MD5) Previous issue date: 2025-03-12eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectInterpretaçãopor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectDiscursospa
dc.subjectEnseñanzaspa
dc.subjectLecturaspa
dc.subjectInterpretaciónspa
dc.subjectPráctica pedagógicaspa
dc.subject.cnpqLETRASpor
dc.titleAnálise Discursiva de atividades de interpretação e compreensão de textos numa coleção didática voltada ao 4º ano do Ensino Fundamental: abrindo-se espaço às perguntas não feitaspor
dc.title.alternativeAnálisis discursivo de actividades de interpretación y comprensión de textos en una colección didáctica dirigida al 4º año de Educación Primaria: abriendo espacio para preguntas no formuladasspa
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Claudete Maria Annater.pdfArquivo completo3.64 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.