Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7994
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Programa de formação continuada para o atendimento de estudantes com Transtorno do Espectro Autista em aulas de Educação Física |
Autor: | Giovanella, Adriana Hister ![]() |
Primeiro orientador: | Borella, Douglas Roberto |
Primeiro membro da banca: | Borella, Douglas Roberto |
Segundo membro da banca: | Both, Jorge |
Terceiro membro da banca: | Ozelame, Diego Machado |
Resumo: | O aumento no número de estudantes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados na Educação Básica reflete uma tendência global e tem se tornado cada vez mais evidente no contexto escolar brasileiro. No âmbito escolar, a ação pedagógica dos professores de Educação Física em relação à inclusão é caracterizada pelos desafios e dificuldades encontrados, sendo a formação inicial percebida como insuficiente para o atendimento aos estudantes com TEA. Nesse contexto, a formação continuada aos professores deve ser reconhecida como fundamental e necessária, acontecer de forma permanente e contínua, para possibilitar a reflexão e o acesso a conhecimentos que podem auxiliar na superação dos problemas e dificuldades existentes no ambiente escolar. Baseado nisso, o objetivo deste estudo foi elaborar e executar uma proposta de formação continuada para o atendimento aos estudantes com TEA em aulas de Educação Física. A pesquisa, de caráter descritivo e qualitativo, foi desenvolvida em Santa Helena - Paraná, com professores de Educação Física efetivos da Rede Municipal de Ensino que atuam com estudantes com TEA e gestores educacionais das escolas municipais. A coleta de dados se deu por meio de questionário para identificar o perfil e a realidade dos professores de Educação Física e estudantes com TEA presentes no ambiente escolar; e Grupo Focal com professores de Educação Física e gestores educacionais para aprofundar as discussões e subsidiar a proposta da formação continuada. Tendo essa base, foi realizada a formação continuada aos professores de Educação Física e gestores educacionais em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura. A análise dos dados foi qualitativa, interpretando o conteúdo das respostas e transcrições, agrupando-as em categorias temáticas. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os professores se sentem despreparados, uma vez que a formação inicial e continuada foi insuficiente para a demanda de atendimento aos estudantes com TEA. Entre os temas destacados estão os desafios no planejamento, a adaptação de conteúdos, uso do PEI, que pela importância e aspecto legal é pouco utilizado, e a avaliação de estudantes com TEA. A pesquisa reforçou a necessidade de conhecimento específico sobre o transtorno, legislação e práticas inclusivas, além da importância do trabalho colaborativo e da participação da família. Conclui-se que há lacunas na formação docente e obstáculos práticos à inclusão, tornando essencial uma formação continuada mais eficaz. A elaboração e execução da proposta da formação continuada para os professores e gestores educacionais resultou em um Programa de Formação Continuada disponibilizado em forma de ebook, que pode auxiliar e subsidiar na formação continuada para outros professores de Educação Física que atuam com estudantes com TEA para superarem os desafios e promoverem uma educação física mais inclusiva e efetiva para estudantes com TEA. |
Abstract: | The increase in the number of students diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD) enrolled in Basic Education reflects a global trend and has become increasingly evident in the Brazilian school context. At the school environment, the pedagogical action of Physical Education teachers in relation to inclusion is characterized by the challenges and difficulties encountered, with initial training perceived as insufficient to serve students with ASD. In this context, continuing education for teachers must be recognized as fundamental and necessary, to happen permanently and continuously, to enable reflection and access to knowledge that can help overcome the problems and difficulties existing in the school environment. Based on this, the objective of this study was to develop and execute a proposal for continuing education for the care of students with ASD in Physical Education classes. The research, of a descriptive and qualitative nature, was developed in the city of Santa Helena, state of Paraná, with effective Physical Education teachers from the Municipal Education Network who work with students with ASD and educational managers from municipal schools. The data collection took place through a questionnaire to identify the profile and reality of Physical Education teachers and students with ASD present in the school environment; and through a Focus Group with Physical Education teachers and educational managers to deepen the discussions and subsidize the proposal of continuing education. From this base, continued training was carried out for Physical Education teachers and educational managers in partnership with the Municipal Department of Education and Culture. The data analysis was qualitative, interpreting the content of the answers and transcripts, grouping them into thematic categories. The results of the research showed that teachers feel unprepared, since initial and continuing education was insufficient for the demand for care for students with ASD. Among the highlighted topics are the challenges in planning, the adaptation of content, the use of an Individualized Educational Plan (IEP), which due to its importance and legal aspect is little used, and the evaluation of students with ASD. The survey reinforced the need for specific knowledge about the disorder, legislation and inclusive practices, in addition to the importance of collaborative work and family participation. In conclusion, it has ben seen that there are gaps in teacher training and practical obstacles to inclusion, making a more effective continuing education essential. It is concluded that there are gaps in teacher training and practical obstacles to inclusion, making a more effective continuing education essential. The elaboration and execution of the proposal for continuing education for teachers and educational managers resulted in a Continuing Education Program available in the form of an ebook, which can assist and subsidize continuing education for other Physical Education teachers who work with students with autism to overcome challenges and promote a more inclusive and effective physical education for students with ASD. |
Keywords: | Autismo Formação Continuada Educação Física |
CNPq areas: | CIÊNCIAS DA SAÚDE:EDUCACAO FÍSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências da Saúde |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
Campun: | Marechal Cândido Rondon |
Citation: | GIOVANELLA, Adriana Hister. Programa de formação continuada para o atendimento de estudantes com Transtorno do Espectro Autista em aulas de Educação Física. 2025. 128f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7994 |
Issue Date: | 6-May-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Física (MCR) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Adriana_Giovanella_2025.pdf | 6.73 MB | Adobe PDF | View/Open Preview | |
Prod.Educ.Adriana_Giovanella_2025pdf | 5.04 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.