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dc.creatorSilva, Paulo Miranda da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6767392263553424por
dc.contributor.advisor1Orso, Paulino José-
dc.contributor.referee1Iacono, Jane Peruzo-
dc.contributor.referee2Zotti, Solange Aparecida-
dc.date.accessioned2025-07-14T14:01:08Z-
dc.date.issued2024-09-16-
dc.identifier.citationSilva, Paulo Miranda da. O processo de formação da consciência de classe do trabalhador por meio da educação. 2024. 81 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7966-
dc.description.resumoEssa pesquisa se propôs a investigar os determinantes sociais que incidem sobre a consciência de classe dos trabalhadores da educação. Para tanto, procuramos compreender a dinâmica da consciência de classe em diferentes períodos históricos, desde o trabalho comunal e da educação informal, das épocas pretéritas aos dias atuais. Nessa direção, a descoberta e a dominação do fogo exerceram um papel fundamental no aprimoramento das técnicas, no domínio da matéria-prima e no desenvolvimento da cultura. A partir daí, o homem passa a produzir excedente, dando início à exploração de um homem sobre outro, desencadeando, assim, à divisão de classe. Com isso, os conhecimentos que no passado remoto eram produzidos e socializados de forma comunal, no decorrer do tempo, transformam-se em um meio de controle e de dominação de uma classe sobre a outra. Do escravismo ao capitalismo, os proprietários impõem sua dominação sobre os trabalhadores, seja por meio do trabalho, seja da educação. Assim sendo, aqui, procuramos verificar como as estruturas sociais contribuíram para moldar a consciência de classe, para influenciar a percepção, os valores, e garantir a opressão social. Para dar conta disso, buscamos apoio teórico em autores que discutem essa problemática, dentre eles destacamos: Engels (1994); Manacorda (1992); Saviani (1987; 2007; 2010; 2011; 2013); Duarte (2004; 2013); Orso (2002; 2011; 2017; 2018; 2021); Iasi (2013); e Ponce (2001).. Concluímos afirmando que as estruturas sociais moldaram a percepção de classe dos trabalhadores e que a educação se constitui na ferramenta mais eficaz para intervir no sentido de promover a transformação social. Com isso, ressaltamos a importância da formação da consciência de classe dos trabalhadores da educação.por
dc.description.abstractThis research aimed to analyze and confront the social determinants that affect the class consciousness of education workers. To this end, we sought to understand the dynamics of class consciousness in different historical periods, from communal work and informal education, from ancient times to the present day. In this sense, the discovery and mastery of fire played a fundamental role in the improvement of techniques, in the control of raw materials and in the development of culture. From then on, man began to produce surplus, giving rise to the exploitation of one man over another, thus triggering class division. As a result, the knowledge that in the distant past was produced and socialized communally, over time, became a means of control and domination of one class over another. From slavery to capitalism, owners imposed their domination over workers, whether through work or education. Therefore, here, we sought to verify how social structures contributed to shaping class consciousness, influencing perception, values and ensuring social oppression. To account for this, we sought theoretical support from authors who discuss this issue, including: ENGELS, 1994; MANACORDA, 1992; SAVIANI, 1987, 2007, 2010, 2011, 2013; DUARTE, 2004 and 2013; ORSO, 2002, 2011, 2017, 2018 and 2021; IASI, 2013; and PONCE, 2001. We conclude by stating that social structures have shaped workers' class perception and that education is the most effective tool for intervening in order to promote social transformation. With this, we emphasize the importance of forming the class consciousness of education workers.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2025-07-14T14:01:08Z No. of bitstreams: 1 Paulo Miranda da Silva.pdf: 1368744 bytes, checksum: a3c6f5fb0f290d1d8be947164af3c9d9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-14T14:01:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Paulo Miranda da Silva.pdf: 1368744 bytes, checksum: a3c6f5fb0f290d1d8be947164af3c9d9 (MD5) Previous issue date: 2024-09-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectHistória da Educaçãopor
dc.subjectConsciência de Classepor
dc.subjectLuta de classespor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectHistory of Educationeng
dc.subjectClass Consciousnesseng
dc.subjectClass Struggleeng
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃOpor
dc.titleO processo de formação da consciência de classe do trabalhador por meio da educaçãopor
dc.title.alternativeThe process of forming the class consciousness through educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

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