Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7944
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Manso, Eduardo Augusto Mansano | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4373673177471778 | por |
dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Marco Antonio Batista | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Sandri, Simone | - |
dc.contributor.referee1 | Borges, Paulo Humberto Porto | - |
dc.contributor.referee2 | Costa, Reginaldo Rodrigues da | - |
dc.contributor.referee3 | Luciano, Gersem José dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-01T19:41:44Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-10 | - |
dc.identifier.citation | Manso, Eduardo Augusto Mansano. A Educação Escolar Indígena e o Direito Indigenista como uma possibilidade de redução ou intensificação das desigualdades sociais. 2025. 116 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7944 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa parte do pressuposto de que a educação escolar indígena é um meio fundamental para dinamizar o acesso dos povos indígenas ao conhecimento da legislação indigenista, por meio do ensino de conteúdos de direito e cidadania em suas múltiplas vertentes. A pesquisa buscou analisar como a disseminação do conhecimento da legislação indigenista entre os povos indígenas da etnia Kaingang, na Terra Indígena Rio das Cobras, no município de Laranjeiras do Sul/PR, pode atuar como um dos vetores de redução ou intensificação das desigualdades sociais. Os objetivos específicos desta pesquisa consistiram em aprofundar a análise sobre a relação entre autodeterminação e decolonialismo na realidade brasileira, compreendendo como esses conceitos se manifestam e impactam as comunidades indígenas. Além disso, a pesquisa se propõe a diferenciar os conceitos de educação indígena e educação escolar indígena, com o intuito de identificar as distinções e interseções entre essas formas de educação, especialmente no contexto da resistência cultural e da afirmação de identidade. Ainda, examina-se a educação escolar indígena à luz da legislação e das políticas públicas brasileiras, destacando as transformações e implicações legais que influenciam o acesso, a qualidade e a relevância da educação oferecida aos povos indígenas. Valendo-se do aporte teórico- metodológico do direito indígena, direito indigenista, educação indígena e educação escolar indígena formulamos e apresentamos a ideia de “O Direito Indigenista na Educação Escolar Indígena”, a qual serviu de base de interpretação para as entrevistas realizadas com indígenas e professores que vivem/atuam na Terra Indígena Rio das Cobras, localizada em Novas Laranjeiras/PR, em especial na Escola Estadual Indígena Feg-Prag Fernandes. Assim, ao explorar possíveis mecanismos de valorização da cultura e dos saberes tradicionais, esta dissertação visou produzir conhecimento que contribua para a promoção de políticas públicas que garantam os direitos humanos e valorizem a justiça social e o bem-viver das comunidades indígenas, bem como respeite e potencie as práticas culturais indígenas, proporcionando uma educação verdadeiramente multicultural com a finalidade de garantir que os povos indígenas sejam protagonistas na defesa de seus direitos e na construção de seu próprio futuro. | por |
dc.description.abstract | This research is based on the assumption that indigenous school education is a fundamental means of streamlining indigenous peoples' access to knowledge of indigenous legislation, through the teaching of content on law and citizenship in its multiple aspects. The research sought to analyze how the dissemination of knowledge of indigenous legislation among indigenous peoples of the Kaingang ethnic group, in the Rio das Cobras Indigenous Land, in the municipality of Laranjeiras do Sul/PR, can act as one of the vectors of reduction or intensification of social inequalities. The specific objectives of this research consisted of deepening the analysis of the relationship between self-determination and decolonialism in the Brazilian reality, understanding how these concepts manifest themselves and impact indigenous communities. In addition, the research proposes to differentiate the concepts of indigenous education and indigenous school education, with the aim of identifying the distinctions and intersections between these forms of education, especially in the context of cultural resistance and identity affirmation. Furthermore, indigenous school education is examined in light of Brazilian legislation and public policies, highlighting the transformations and legal implications that influence access, quality and relevance of education offered to indigenous peoples. Using the theoretical and methodological framework of indigenous law, indigenous rights, indigenous education and indigenous school education, we formulate and present the idea of “Indigenous Law in Indigenous School Education”, which served as a basis for interpretation for the interviews conducted with indigenous people and teachers who live/work in the Rio das Cobras Indigenous Land, located in Novas Laranjeiras/PR, especially at the Feg-Prag Fernandes State Indigenous School. Thus, by exploring possible mechanisms for valuing traditional culture and knowledge, this dissertation aimed to produce knowledge that contributes to the promotion of public policies that guarantee human rights and value social justice and the well-being of indigenous communities, as well as respecting and enhancing indigenous cultural practices, providing a truly multicultural education with the purpose of ensuring that indigenous peoples are protagonists in the defense of their rights and in the construction of their own future. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2025-07-01T19:41:44Z No. of bitstreams: 1 Eduardo Augusto Mansano.pdf: 1366034 bytes, checksum: 844b39d3673efbbab44f525e2bdedbde (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-07-01T19:41:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eduardo Augusto Mansano.pdf: 1366034 bytes, checksum: 844b39d3673efbbab44f525e2bdedbde (MD5) Previous issue date: 2025-03-10 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Oeste do Paraná | por |
dc.publisher.department | Centro de Educação, Comunicação e Artes | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNIOESTE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Educação Escolar Indígena | por |
dc.subject | Povos Indígenas | por |
dc.subject | Direitos | por |
dc.subject | Políticas Públicas | por |
dc.subject | Indigenous School Education | eng |
dc.subject | Indigenous Peoples | eng |
dc.subject | Rights | eng |
dc.subject | Public Policies | eng |
dc.subject.cnpq | FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM | por |
dc.title | A Educação Escolar Indígena e o Direito Indigenista como uma possibilidade de redução ou intensificação das desigualdades sociais | por |
dc.title.alternative | ndigenous School Education and Indigenous Law as a Possibility for Reducing or Intensifying Social Inequalities | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.publisher.campus | Cascavel | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação(CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Eduardo Augusto Mansano.pdf | ARQUIVO COMPLETO | 1.33 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.