Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7937
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Kettlyn Carla de | - |
dc.contributor.advisor1 | Derisso, José Luís | - |
dc.contributor.referee1 | Iacono, Jane Peruzo | - |
dc.contributor.referee2 | Facci, Marilda Gonçalves Dias | - |
dc.contributor.referee3 | umbelino, Janaina Damasco | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-30T20:00:20Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-27 | - |
dc.identifier.citation | Souza, Kettlyn Carla de. A produção das queixas escolares: uma velha problemática envolta em novas roupagens. 2025. 188 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7937 | - |
dc.description.resumo | A pesquisa “A produção das queixas escolares: uma velha problemática envolta em novas roupagens”, se refere a um estudo teórico, no qual o tema desta pesquisa são as queixas escolares e o objeto de estudo são as queixas escolares na educação básica. A problemática que norteou esta produção foi a seguinte: Como ocorre a produção das queixas escolares e como ela se manifesta atualmente na educação básica? Sendo assim, o objetivo geral da pesquisa é realizar uma contextualização e problematização das queixas escolares, verificando como ela se manifesta e se (re)produz na educação básica. Justifica-se esta preocupação considerando o aumento de crianças diagnosticadas e medicalizadas, como apontam os estudos, e o número cada vez maior de encaminhamentos para profissionais da saúde por parte das escolas. Portanto, verifica-se a necessidade de produções científicas que considerem a historicidade, o movimento e as contradições desse fenômeno para além da esfera individual. Deste modo, realizar uma contextualização e problematização, verificando como esta questão se manifesta nas legislações vigentes referentes à educação básica, torna-se essencial para o desenvolvimento de ações pedagógicas para além da medicalização e que compreendam a produção das queixas escolares. Para responder às questões enunciadas acima, recorreu-se à pesquisa bibliográfica, utilizando autores clássicos da área, autores russos da Psicologia Histórico-Cultural e autores brasileiros que discutem a temática. Além da pesquisa bibliográfica, enquanto metodologia de coleta de dados, também se utilizou da revisão de literatura, com levantamento na base de dados Periódicos da Capes, em que foram acessados 38 artigos, e pesquisa documental, com a finalidade de verificar como o objeto se expressa na legislação vigente. Os resultados mostram que as queixas escolares vêm sendo debatidas na produção acadêmica dentro de discussões que versam sobre seu viés individualizante e culpabilizante, sobre os diagnósticos de TDAH, sobre a atuação dos psicólogos, a problematização da medicalização e outros estudos. No que tange a legislação e documentos educacionais as queixas escolares não são contempladas, mas aparecem nos resultados das avaliações de larga escala como no IDEB e SAEB. Enquanto possíveis formas de intervenção nas queixas escolares há a necessidade de adquirir teorias críticas, como a Pedagogia Histórico-crítica e a Psicologia Histórico-cultural, pois estas visam a transformação social e o desenvolvimento humano omnilateral, servindo de suporte para que a escola retome a sua função social de transmissão do saber sistematizado, para as formações que realmente instrumentalize os professores e avaliações educacionais e psicológicas que vão além da psicometria e aspectos descritivos, mas que avaliem também o potencial dos sujeitos. | por |
dc.description.abstract | . | por |
dc.description.provenance | Submitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2025-06-30T20:00:20Z No. of bitstreams: 1 Kettlyn Carla de Souza.pdf: 1542319 bytes, checksum: 2a12f9ac7275a680f4ac11f6d72c1a15 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-06-30T20:00:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Kettlyn Carla de Souza.pdf: 1542319 bytes, checksum: 2a12f9ac7275a680f4ac11f6d72c1a15 (MD5) Previous issue date: 2025-03-27 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Oeste do Paraná | por |
dc.publisher.department | Centro de Educação, Comunicação e Artes | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNIOESTE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Queixas escolares | por |
dc.subject | Fracasso escolar | por |
dc.subject | Educação básica | por |
dc.subject | Medicalização da educação | por |
dc.subject.cnpq | EDUCAÇÃO | por |
dc.title | A produção das queixas escolares: uma velha problemática envolta em novas roupagens | por |
dc.title.alternative | The marking of scholl complaints:An enduring issue in new forms | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.publisher.campus | Cascavel | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação(CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Kettlyn Carla de Souza.pdf | ARQUIVO COMPLETO | 1.51 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.