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dc.creatorSouza, Kettlyn Carla de-
dc.contributor.advisor1Derisso, José Luís-
dc.contributor.referee1Iacono, Jane Peruzo-
dc.contributor.referee2Facci, Marilda Gonçalves Dias-
dc.contributor.referee3umbelino, Janaina Damasco-
dc.date.accessioned2025-06-30T20:00:20Z-
dc.date.issued2025-03-27-
dc.identifier.citationSouza, Kettlyn Carla de. A produção das queixas escolares: uma velha problemática envolta em novas roupagens. 2025. 188 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7937-
dc.description.resumoA pesquisa “A produção das queixas escolares: uma velha problemática envolta em novas roupagens”, se refere a um estudo teórico, no qual o tema desta pesquisa são as queixas escolares e o objeto de estudo são as queixas escolares na educação básica. A problemática que norteou esta produção foi a seguinte: Como ocorre a produção das queixas escolares e como ela se manifesta atualmente na educação básica? Sendo assim, o objetivo geral da pesquisa é realizar uma contextualização e problematização das queixas escolares, verificando como ela se manifesta e se (re)produz na educação básica. Justifica-se esta preocupação considerando o aumento de crianças diagnosticadas e medicalizadas, como apontam os estudos, e o número cada vez maior de encaminhamentos para profissionais da saúde por parte das escolas. Portanto, verifica-se a necessidade de produções científicas que considerem a historicidade, o movimento e as contradições desse fenômeno para além da esfera individual. Deste modo, realizar uma contextualização e problematização, verificando como esta questão se manifesta nas legislações vigentes referentes à educação básica, torna-se essencial para o desenvolvimento de ações pedagógicas para além da medicalização e que compreendam a produção das queixas escolares. Para responder às questões enunciadas acima, recorreu-se à pesquisa bibliográfica, utilizando autores clássicos da área, autores russos da Psicologia Histórico-Cultural e autores brasileiros que discutem a temática. Além da pesquisa bibliográfica, enquanto metodologia de coleta de dados, também se utilizou da revisão de literatura, com levantamento na base de dados Periódicos da Capes, em que foram acessados 38 artigos, e pesquisa documental, com a finalidade de verificar como o objeto se expressa na legislação vigente. Os resultados mostram que as queixas escolares vêm sendo debatidas na produção acadêmica dentro de discussões que versam sobre seu viés individualizante e culpabilizante, sobre os diagnósticos de TDAH, sobre a atuação dos psicólogos, a problematização da medicalização e outros estudos. No que tange a legislação e documentos educacionais as queixas escolares não são contempladas, mas aparecem nos resultados das avaliações de larga escala como no IDEB e SAEB. Enquanto possíveis formas de intervenção nas queixas escolares há a necessidade de adquirir teorias críticas, como a Pedagogia Histórico-crítica e a Psicologia Histórico-cultural, pois estas visam a transformação social e o desenvolvimento humano omnilateral, servindo de suporte para que a escola retome a sua função social de transmissão do saber sistematizado, para as formações que realmente instrumentalize os professores e avaliações educacionais e psicológicas que vão além da psicometria e aspectos descritivos, mas que avaliem também o potencial dos sujeitos.por
dc.description.abstract.por
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2025-06-30T20:00:20Z No. of bitstreams: 1 Kettlyn Carla de Souza.pdf: 1542319 bytes, checksum: 2a12f9ac7275a680f4ac11f6d72c1a15 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-30T20:00:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Kettlyn Carla de Souza.pdf: 1542319 bytes, checksum: 2a12f9ac7275a680f4ac11f6d72c1a15 (MD5) Previous issue date: 2025-03-27eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectQueixas escolarespor
dc.subjectFracasso escolarpor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectMedicalização da educaçãopor
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃOpor
dc.titleA produção das queixas escolares: uma velha problemática envolta em novas roupagenspor
dc.title.alternativeThe marking of scholl complaints:An enduring issue in new formseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

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