Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7933
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTorres, Paola Nahuana Grazzi-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8524352194972245por
dc.contributor.advisor1Conceição, Caroline Machado Cortelini-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3093574479627521por
dc.contributor.referee1Conceição, Caroline Machado Cortelini-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3093574479627521por
dc.contributor.referee2Pilonetto, Roseli de Fátima Rech-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9540027478556644por
dc.contributor.referee3Beltrame, Lisaura Maria-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8974124809880433por
dc.date.accessioned2025-06-30T18:30:55Z-
dc.date.issued2025-02-28-
dc.identifier.citationTORRES, Paola Nahuana Grazzi. A base nacional comum curricular nas práticas pedagógicas com bebê. 2025. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7933-
dc.description.resumoO presente trabalho vincula-se à linha de pesquisa “Cultura, processos educativos e formação de professores”, do Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão/Paraná e integra o Grupo de Pesquisa Educação, Crianças e Infância - GPECI. A questão central que mobiliza a pesquisa é: Diante da implementação da Base Nacional Comum Curricular na educação infantil, como ocorre a organização das práticas pedagógicas com bebês nos Centros Municipais de Educação Infantil de Francisco Beltrão? Tem como objetivo geral: Investigar como ocorre o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular na organização das práticas pedagógicas com bebês nos Centros Municipais de Educação Infantil de Francisco Beltrão/PR, a partir das narrativas das professoras de berçário. Os objetivos específicos são: compreender como ocorreram as mudanças na organização das práticas pedagógicas com bebês a partir da BNCC; analisar de que modo os direitos de aprendizagem e desenvolvimento e os campos de experiência da BNCC – Educação Infantil - estão contemplados na organização das práticas pedagógicas com bebês no contexto investigado; identificar as mudanças que a implementação da BNCC operou na organização das práticas pedagógicas com bebês nos CMEIs do município de Francisco Beltrão/PR. O trabalho assume uma perspectiva de pesquisa fenomenológica que se torna uma importante aliada quando o contexto investigado é o campo educacional, a fim de fornecer os fundamentos epistemológicos e metodológicos para desenvolver esta pesquisa com abordagem qualitativa, com a intenção de interpretar o mundo por meio das narrativas dos sujeitos a partir de suas histórias e experiências, compreendendo a ligação direta entre essas experiências e a educação, assim a pesquisa se fundamenta nas narrativas de professoras da educação infantil. As narrativas dos professores sobre a BNCC em suas práticas geram dados de pesquisa que permitem identificar os componentes essenciais do fenômeno por meio da interpretação de como ocorre o processo de implementação da BNCC. Embasando teoricamente a pesquisa: Campos (2008); Corsaro (2011); Dornelles (2005); Sorte (2006); Schmitt (2014); Sarmento (1997, 2003, 2005,2007); Kulhmann Jr. (2003; 2010); Marchelli (2017); Kishimoto (2005); Richter e Barbosa (2010); Concepção (2014); Mello (2012); Clandinin (2011); Portelli (2016); Rezende (1990); Pinnegar; Daynes (2007); Husserl (2018) e Merleau-Ponty (2011), entre outros. Os resultados apontam que a implementação da BNCC nas práticas pedagógicas com bebês dentro dos CMEIs não vem se restringindo apenas em sua adoção, mas sim em sua interpretação, reflexão e aplicação dos seus elementos dentro dos berçários. A pesquisa evidencia a necessidade de se pensar, refletir e construir um currículo e práticas pedagógicas para os bebês que tenha como base as diretrizes indicadas nas legislações vigentes, ao mesmo tempo em que considere as especificidades dessa etapa de ensino principalmente quando se trata de bebêspor
dc.description.abstractEste trabajo está vinculado a la línea de investigación “Cultura, procesos educativos y formación docente”, del Programa de Postgrado en Educación – Maestría en Educación de la Universidad Estadual del Oeste de Paraná (UNIOESTE), campus Francisco Beltrão/Paraná y forma parte del Grupo de Investigación en Educación, Infancia y Niñez - GPECI. La pregunta central que moviliza la investigación es: Dada la implementación de la Base Curricular Común Nacional en la educación infantil, ¿cómo es la organización de las prácticas pedagógicas con bebés en los Centros Municipales de Educación Infantil de Francisco Beltrão? Su objetivo general es: Investigar cómo ocurre el proceso de implementación de la Base Curricular Común Nacional en la organización de prácticas pedagógicas con bebés en los Centros Municipales de Educación Infantil de Francisco Beltrão/PR, a partir de las narrativas de maestras de educación infantil. Los objetivos específicos son: comprender cómo ocurrieron cambios en la organización de las prácticas pedagógicas con bebés del BNCC; analizar cómo los derechos de aprendizaje y desarrollo y los campos de experiencia del BNCC – Educación Infantil - son incluidos en la organización de las prácticas pedagógicas con bebés en el contexto investigado; identificar los cambios que la implementación del BNCC trajo en la organización de las prácticas pedagógicas con bebés en los CMEI de la ciudad de Francisco Beltrão/PR. El trabajo asume una perspectiva investigativa fenomenológica la cual se convierte en un importante aliado cuando el contexto investigado es el campo educativo, con el fin de brindar los fundamentos epistemológicos y metodológicos para desarrollar esta investigación con un enfoque cualitativo, con la intención de interpretar el mundo a través de las narrativas de los sujetos a partir de sus relatos y vivencias entendiendo la conexión directa entre estas experiencias y la educación, así la investigación se fundamenta en las narrativas de maestras infantiles. Las narrativas de los docentes sobre el BNCC en sus prácticas generan datos de investigación, que permiten identificar los componentes esenciales del fenómeno, al interpretar cómo ocurre el proceso de implementación del BNCC. Sustentando teóricamente la investigación: Campos (2008); Corsaro (2011); Dornelles (2005); Suerte (2006); Schmitt (2014); Sarmento (1997; 2003; 205; 2007); Kulhmann Jr (2003; 2010); Marchelli (2017); Kishimoto (2005); Richter y Barbosa (2010); Concepción (2014); Mello (2012); Clandinin (2011); Portelli (2016); Rezende (1990); Pinnegar; Daynes (2007); Husserl (2018) y Merleau Ponty (2011), entre otros. Los resultados indican que la implementación del BNCC en las prácticas pedagógicas con bebés dentro de los CMEIs no se ha restringido sólo en su adopción, sino en su interpretación, reflexión y aplicación de sus elementos dentro de las guarderías. La investigación destaca la necesidad de pensar, reflexionar y construir un currículo y prácticas pedagógicas para bebés que se basen en las directrices indicadas en la legislación vigente, considerando al mismo tiempo las especificidades de esta etapa de enseñanza, especialmente cuando se trata de bebés.spa
dc.description.abstractThis This work is linked to the research line “Culture, educational processes and teacher training”, of the Postgraduate Program in Education – Master’s in Education of the State University of Western Paraná (UNIOESTE), Francisco Beltrão/Paraná campus and is part of the Research Group Education, Children and Childhood - GPECI. The central question that mobilizes the research is: Given the implementation of the National Common Curricular Base in early childhood education, how is the organization of pedagogical practices with babies in the Municipal Early Childhood Education Centers of Francisco Beltrão? Its general objective is: To investigate how the process of implementation of the National Common Curricular Base occurs in the organization of pedagogical practices with babies in the Municipal Early Childhood Education Centers of Francisco Beltrão/PR, based on the narratives of nursery teachers. The specific objectives are: to understand how changes occurred in the organization of pedagogical practices with babies based on the BNCC; analyze how the rights to learning and development and the fields of experience of the BNCC – Early Childhood Education - are contemplated in the organization of pedagogical practices with babies in the context investigated; identify the changes that the implementation of the BNCC operated in the organization of pedagogical practices with babies in the CMEIs of the municipality of Francisco Beltrão/PR. The work adopts a phenomenological investigative perspective, which becomes an important ally when the context investigated is the educational field, in order to provide the epistemological and methodological foundations to develop this qualitative research, with the intention of interpreting the world through the narratives of the subjects based on their stories and experiences by understanding the direct connection between these experiences and education. Thus, the research is based on the narratives of nursery teachers and is carried out through the application of questionnaires and interviews, which were approved by the Ethics Committee. The teachers' narratives about the BNCC in their practices generate the research data, making it possible to identify the essential components of the phenomenon, by interpreting how the BNCC implementation process occurs. Theoretically, the research is supported by: Campos (2008); Corsaro (2011); Dornelles (2005); Luck (2006); Schmitt (2014); Sarmento (1997; 2003; 205; 2007); Kulhmann Jr (2003; 2010); Marchelli (2017); Kishimoto (2005); Richter and Barbosa (2010); Conceição (2014); Mello (2012); Clandinin (2011); Portelli (2016); Rezende (1990); Pinnegar; Daynes (2007); Husserl (2018) and Merleau-Ponty (2011), among others. The results indicate that the implementation of the BNCC in pedagogical practices with babies within the CMEIs has not been restricted to its adoption alone, but rather to its interpretation, reflection and application of its elements within the nurseries. The research highlights the need to think, reflect and build a curriculum and pedagogical practices for babies that are based on the guidelines indicated in the current legislation, while at the same time considering the specificities of this stage of teaching, especially when it comes to babies.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2025-06-30T18:30:55Z No. of bitstreams: 1 Paola N. G.Torres 25.pdf: 2379234 bytes, checksum: 42ccfc0abbe01494f52fd9acda7b849f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-30T18:30:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Paola N. G.Torres 25.pdf: 2379234 bytes, checksum: 42ccfc0abbe01494f52fd9acda7b849f (MD5) Previous issue date: 2025-02-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectBNCCpor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectBebês.por
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectBNCCspa
dc.subjectPrácticas pedagógicasspa
dc.subjectBebésspa
dc.subjectEducación infantilspa
dc.subjectBNCCeng
dc.subjectPedagogical practiceseng
dc.subjectBabieseng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃOpor
dc.titleA base nacional comum curricular nas práticas pedagógicas com bebêpor
dc.title.alternativeLa Base Curricular Nacional Común en las prácticas pedagógicas con bebésspa
dc.title.alternativeThe National Common Curriculum Base in pedagogical practices with babieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paola N. G.Torres 25.pdf2.32 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.