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https://tede.unioeste.br/handle/tede/7910
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Identificação e espacialização dos alunos incluídos na rede municipal de ensino de Marechal Cândido Rondon, Paraná |
Autor: | Borelli, Julia Gabriela ![]() |
Primeiro orientador: | Cunha, José Edézio da |
Primeiro membro da banca: | Cunha, José Edézio da |
Segundo membro da banca: | Azevedo, Suelen Terre de |
Terceiro membro da banca: | Sofiato, Cássia Geciauskas |
Resumo: | A singularidade é uma das características mais marcantes do ser humano, uma vez que até mesmo gêmeos univitelinos não são totalmente idênticos, o que os torna, e nos torna únicos e especiais, são as nossas diferenças. Esse princípio aplica-se também à educação: a aprendizagem é um processo singular, e as abordagens pedagógicas convencionais nem sempre atendem às necessidades de todos os alunos. Para garantir uma inclusão efetiva, é essencial que as escolas adotem estratégias flexíveis e adaptadas, promovendo não apenas a adaptação de métodos e materiais, mas também um ambiente acolhedor, onde as diferenças sejam respeitadas e potencializadas. Nesse contexto, esta dissertação tem como objetivo identificar e espacializar alunos com diagnósticos compatíveis com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e/ou Transtornos do Neurodesenvolvimento na rede pública municipal de ensino, analisando sua distribuição por série, ano e escola. A metodologia incluiu técnicas de coleta e sistematização de dados, como estatísticas descritivas, tabulação em quadros, tabelas e gráficos. Os resultados permitiram quantificar os alunos com TGD incluídos no sistema municipal, identificar as escolas e séries com maior incidência desses diagnósticos e também mapear a distribuição espacial desses estudantes. Os achados destacam a necessidade de políticas educacionais personalizadas, baseadas em evidências, para promover equidade e maximizar o potencial de cada aluno. |
Abstract: | Singularity is one of the most defining traits of human beings, as even monozygotic twins are not entirely identical. What makes each individual unique and special is precisely their differences. This principle also applies to education: learning is a singular process, and conventional pedagogical approaches often fail to meet the needs of all students. To ensure effective inclusion, schools must adopt flexible and adaptive strategies, promoting not only the adaptation of teaching methods and materials but also a welcoming environment where differences are respected and nurtured. Within this context, this dissertation aims to identify and map students diagnosed with Global Developmental Disorders (GDD) and/or Neurodevelopmental Disorders in the municipal public school system, analyzing their distribution by grade, year, and school. The methodology included data collection and systematization techniques such as descriptive statistics, tabulation in charts, tables, and graphs. The results enabled quantifying the number of students with GDD enrolled in the municipal system, identifying schools and grades with the highest incidence of these diagnoses and mapping the spatial distribution of these students. The findings highlight the need for evidence-based, personalized educational policies to promote equity and maximize each student's potential. |
Keywords: | Inclusão Educação Ensino Público |
CNPq areas: | CIÊNCIAS HUMANAS:GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Campun: | Marechal Cândido Rondon |
Citation: | BORELLI , Julia Gabriela. Identificação e espacialização dos alunos incluídos na rede municipal de ensino de Marechal Cândido Rondon, Paraná. 2025. 74f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7910 |
Issue Date: | 19-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Geografia (MCR) |
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Julia_Borelli_2025.pdf | 3.55 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
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