Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7910
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBorelli, Julia Gabriela-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7135148454620949por
dc.contributor.advisor1Cunha, José Edézio da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9964163479344142por
dc.contributor.referee1Cunha, José Edézio da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9964163479344142por
dc.contributor.referee2Azevedo, Suelen Terre de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1205334490805921por
dc.contributor.referee3Sofiato, Cássia Geciauskas-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8782120833195193por
dc.date.accessioned2025-06-16T23:13:46Z-
dc.date.issued2025-03-19-
dc.identifier.citationBORELLI , Julia Gabriela. Identificação e espacialização dos alunos incluídos na rede municipal de ensino de Marechal Cândido Rondon, Paraná. 2025. 74f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7910-
dc.description.resumoA singularidade é uma das características mais marcantes do ser humano, uma vez que até mesmo gêmeos univitelinos não são totalmente idênticos, o que os torna, e nos torna únicos e especiais, são as nossas diferenças. Esse princípio aplica-se também à educação: a aprendizagem é um processo singular, e as abordagens pedagógicas convencionais nem sempre atendem às necessidades de todos os alunos. Para garantir uma inclusão efetiva, é essencial que as escolas adotem estratégias flexíveis e adaptadas, promovendo não apenas a adaptação de métodos e materiais, mas também um ambiente acolhedor, onde as diferenças sejam respeitadas e potencializadas. Nesse contexto, esta dissertação tem como objetivo identificar e espacializar alunos com diagnósticos compatíveis com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e/ou Transtornos do Neurodesenvolvimento na rede pública municipal de ensino, analisando sua distribuição por série, ano e escola. A metodologia incluiu técnicas de coleta e sistematização de dados, como estatísticas descritivas, tabulação em quadros, tabelas e gráficos. Os resultados permitiram quantificar os alunos com TGD incluídos no sistema municipal, identificar as escolas e séries com maior incidência desses diagnósticos e também mapear a distribuição espacial desses estudantes. Os achados destacam a necessidade de políticas educacionais personalizadas, baseadas em evidências, para promover equidade e maximizar o potencial de cada aluno.por
dc.description.abstractSingularity is one of the most defining traits of human beings, as even monozygotic twins are not entirely identical. What makes each individual unique and special is precisely their differences. This principle also applies to education: learning is a singular process, and conventional pedagogical approaches often fail to meet the needs of all students. To ensure effective inclusion, schools must adopt flexible and adaptive strategies, promoting not only the adaptation of teaching methods and materials but also a welcoming environment where differences are respected and nurtured. Within this context, this dissertation aims to identify and map students diagnosed with Global Developmental Disorders (GDD) and/or Neurodevelopmental Disorders in the municipal public school system, analyzing their distribution by grade, year, and school. The methodology included data collection and systematization techniques such as descriptive statistics, tabulation in charts, tables, and graphs. The results enabled quantifying the number of students with GDD enrolled in the municipal system, identifying schools and grades with the highest incidence of these diagnoses and mapping the spatial distribution of these students. The findings highlight the need for evidence-based, personalized educational policies to promote equity and maximize each student's potential.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Helena Bejio (helena.bejio@unioeste.br) on 2025-06-16T23:13:46Z No. of bitstreams: 1 Julia_Borelli_2025.pdf: 3636196 bytes, checksum: 0a5e94c8bfce0afa0a65a2700cb32f80 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-16T23:13:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Julia_Borelli_2025.pdf: 3636196 bytes, checksum: 0a5e94c8bfce0afa0a65a2700cb32f80 (MD5) Previous issue date: 2025-03-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas, Educação e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsino Públicopor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS:GEOGRAFIApor
dc.titleIdentificação e espacialização dos alunos incluídos na rede municipal de ensino de Marechal Cândido Rondon, Paranápor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusMarechal Cândido Rondonpor
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (MCR)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Julia_Borelli_2025.pdf3.55 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.