Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7791
Tipo do documento: | Tese |
Title: | Cartas para Paulo: estabelecendo relações entre a insubordinação criativa e as lições freirianas |
Other Titles: | Letters to Paul: making connections between creative insubordination and Freirean teaching |
Autor: | Grave, Fernanda Marchiori |
Primeiro orientador: | Boscarioli, Clodis |
Primeiro coorientador: | Vertuan, Rodolfo Eduardo |
Primeiro membro da banca: | Lopes, Celi Aparecida Espasandin |
Segundo membro da banca: | Malheiros, Ana Paula dos Santos |
Terceiro membro da banca: | Lübeck, Marcos |
Quarto membro da banca: | Rezende, Veridiana |
Resumo: | Nesta pesquisa são estabelecidas relações entre a insubordinação criativa e as lições Freirianas, a partir dos conceitos de conscientização, criatividade, autonomia, dialogicidade, trabalho colaborativo, identidade e experiência, desconstrução docente e gaiolas epistemológicas, contribuindo com a Educação Matemática no sentido de ensaiar aproximações e tecer reflexões sobre a insubordinação criativa e as lições de Paulo Freire, e de colaborar, também, com a insubordinação criativa em si, seja em termos de fortalecer esse constructo teórico, seja em termos de possibilitar reflexões a partir do olhar freiriano. A estética epistolar é utilizada na sua escrita para, assim, construir uma sequência de cartas, trocadas ficticiamente com Paulo Freire, narrando a pesquisa e dando vizibilidade às experiências e resistências que incorporaram o cotidiano de enfrentamento do exercício docente. Ainda, esse texto apresenta as relações entre a insubordinação criativa e as lições freirianas, relações que aqui são construídas de forma análoga às etapas de costura de uma colcha de retalhos, de modo que o trabalho produzido academicamente possa ser compreendido como um exercício cotidiano, sob o olhar da pesquisadora e, portanto, também sob o olhar da Educação Matemática, que se permite questionar e não saber responder a todas as questões e que, por isso, se reconhece como pessoa e em uma área em dinâmica e contínua construção. Assim, são estabelecidas relações entre as ideias defendidas por Paulo Freire e o que conhecemos hoje como insubordinação criativa, com o objetivo de colocar esse conceito em movimento. Pulsa a tese de que a insubordinação criativa, ancorada no legado ético e dialógico de Paulo Freire, ressignifica o papel docente como autônomo, resistente e transformador. A prática crítica, ao desconstruir "gaiolas epistemológicas", potencializa saberes matemáticos significativos e promove uma educação humanizadora. |
Abstract: | This research establishes relationships between creative insubordination and Freire's lessons, based on the concepts of consciousness, creativity, autonomy, dialogicity, collaborative work, identity and experience, teacher deconstruction and epistemological cages. It contributes to Mathematics Education in terms of testing approaches and interweaving reflections on creative insubordination and Paulo Freire's lessons, and also collaborates with creative insubordination itself, whether in terms of strengthening this theoretical construct or in terms of enabling reflections from Freire's perspective. Epistolary esthetics are used in the text to construct a sequence of letters fictitiously exchanged with Paulo Freire. They recount the research and make visible the experiences and resistances involved in the daily confrontation with teaching practice. In addition, this text presents the relationships between creative insubordination and Freire's lessons, relationships that are constructed here analogous to the steps in sewing a patchwork quilt, so that the academically produced work can be understood as a daily exercise, from the perspective of the researcher and thus also from the perspective of Mathematics Education, which allows itself to ask questions and not be able to answer all the questions and therefore recognizes itself as a person and in a field in dynamic and continuous construction. In this way, relationships are established between the ideas advocated by Paulo Freire and what we know today as creative insubordination, with the aim of setting this concept in motion. The thesis that creative insubordination, anchored in the ethical and dialogical legacy of Paulo Freire, redefines the role of the teacher as autonomous, resistant and transformative. Critical practice that deconstructs "epistemological cages" enhances meaningful mathematical knowledge and promotes humanizing education. |
Keywords: | Insubordinação Criativa Paulo Freire Educação Matemática Estética Epistolar Creative Insubordination Mathematics Education Epistolary Aesthetics |
CNPq areas: | EDUCAÇÃO MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Grave, Fernanda Marchiori. Cartas para Paulo: estabelecendo relações entre a insubordinação criativa e as lições freirianas. 2025. 179 f. Tese( Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7791 |
Issue Date: | 6-Feb-2025 |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UTF-8TESE - FERNANDA MARCHIORI GRAVE - 2025.pdf | 2.83 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.