Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7782
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSimão, Marina Fazzio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0088203726531362por
dc.contributor.advisor1Schroeder, Tânia Maria Rechia-
dc.contributor.referee1Abreu, Claudia Barcelos de Moura-
dc.contributor.referee2Oliveira, Lucila Maria Pesce de-
dc.contributor.referee3Alves, Fabio Lopes-
dc.contributor.referee4Sandri, Simone-
dc.date.accessioned2025-04-18T02:45:22Z-
dc.date.issued2025-02-28-
dc.identifier.citationSimão, Marina Fazzio. Estética do silêncio: uma interseção entre meditação, escola e colonialidade. 2025. 290 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7782-
dc.description.resumoA presente tese investiga a introdução da atenção plena nas escolas e sua possível relação com a colonialidade, orientando-se pela pergunta: "De que maneira a introdução da atenção plena no ambiente escolar pode estar associada à perpetuação de práticas e estruturas coloniais?" Para responder a essa questão, definiu-se como objetivo geral analisar a relação entre a prática de atenção plena nas escolas e a noção de colonialidade. Os objetivos específicos incluíram contextualizar a meditação desde suas origens religiosas e filosóficas, mapear sua evolução e transformações e examinar a atenção plena, explorando suas definições, características, embasamento científico e aplicabilidade em diferentes contextos, com ênfase na simplificação e comercialização da prática original. A pesquisa também investigou interseções entre colonialidade e atenção plena, abordando possíveis relações estruturais e analisando criticamente a literatura sobre atenção plena nas escolas, especialmente envolvendo crianças de até 12 anos. Para isso, foram utilizados métodos como revisão de literatura, revisão sistemática de literatura, análise de categorial qualitativa e análise interpretativa. Os pressupostos da pesquisa consideraram que a atenção plena, ao ser descontextualizada e apropriada pelo mercado, pode perpetuar estruturas coloniais ao adotar métodos ocidentais sem respeitar as origens culturais das tradições meditativas. Além disso, sua implementação nas escolas pode acentuar desigualdades, marginalizando grupos culturais e socioeconômicos. Também foi questionada a abordagem individualizada da atenção plena, que desvia o foco de questões estruturais mais amplas. A revisão sistemática revelou benefícios como melhora na regulação emocional e desempenho acadêmico, mas também expôs limitações metodológicas, como falta de controle robusto, amostras pequenas e ausência de variáveis socioeconômicas e culturais. Observou-se uma predominância de estudos realizados no Norte Global e quase nenhuma menção a efeitos adversos. A análise crítica, fundamentada em referenciais decoloniais e foucaultianos, evidenciou que a atenção plena pode funcionar como tecnologia de governamentalidade, ajustando comportamentos às normas institucionais. Contudo, também foram identificadas possibilidades de ressignificação da prática a partir de abordagens interculturais críticas e pedagogias decoloniais que valorizem saberes locais e promovam práticas educativas mais inclusivas.por
dc.description.abstractThis thesis investigates the introduction of mindfulness in schools and its possible relationship with coloniality, guided by the question: "How may the introduction of mindfulness in the school environment be associated with the perpetuation of colonial practices and structures?" The general objective is to analyze the relationship between the practice of mindfulness in schools and the notion of coloniality. The specific objectives include contextualizing meditation from its religious and philosophical origins, mapping its evolution and transformations, and examining mindfulness by exploring its definitions, characteristics, scientific basis, and applicability in different contexts, with an emphasis on the simplification and commercialization of the original practice. The research also investigated intersections between coloniality and mindfulness, addressing possible structural relationships and critically analyzing the literature on mindfulness in schools, especially involving children up to 12 years old. The methods used include literature review, systematic review, and content analysis. The research assumptions considered that mindfulness, when decontextualized and appropriated by the market, can perpetuate colonial structures by adopting Western methods without respecting the cultural origins of meditative traditions. Additionally, its implementation in schools may deepen inequalities by marginalizing cultural and socio economic groups. The individualized approach of mindfulness, which shifts the focus away from broader structural issues, was also questioned. The systematic review revealed benefits such as improved emotional regulation and academic performance but also highlighted methodological limitations, such as a lack of robust control, small samples, and the absence of socio-economic and cultural variables. A predominance of studies conducted in the Global North was observed, with almost no mention of adverse effects. The critical analysis, based on decolonial and Foucauldian frameworks, showed that mindfulness may work as a technology of governmentality, adjusting behaviors to institutional norms. However, possibilities for re-signifying the practice were also identified through critical intercultural approaches and decolonial pedagogies that value local knowledge and promote more inclusive educational practices.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2025-04-18T02:45:22Z No. of bitstreams: 1 Marina Fazzio Simão.pdf: 3028510 bytes, checksum: 4c029ea268b802a793780db20c4e64e6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-18T02:45:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marina Fazzio Simão.pdf: 3028510 bytes, checksum: 4c029ea268b802a793780db20c4e64e6 (MD5) Previous issue date: 2025-02-28eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAtenção plenapor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectDecolonialidadepor
dc.subjectRevisão sistemáticapor
dc.subjectMindfulnesseng
dc.subjectChildreneng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectDecolonialityeng
dc.subjectSystematic review.eng
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃOpor
dc.titleEstética do silêncio: uma interseção entre meditação, escola e colonialidadepor
dc.title.alternativeAesthetics of silence: an intersection between meditation, school, and colonialityeng
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Doutorado em Educação (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marina Fazzio Simão.pdfArquivo completo2.96 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.