Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7772
Tipo do documento: Dissertação
Title: Compreensões de infância e criança na organização do trabalho pedagógico das professoras da pré-escola
Other Titles: The understanding of childhood and the child present in the organization of preschool pedagogical work
Autor: Silva, Natielli Pinheiro da 
Primeiro orientador: Pilonetto, Roseli de Fátima Rech
Primeiro membro da banca: Pilonetto, Roseli de Fátima Rech
Segundo membro da banca: Conceição, Caroline Machado Cortelini
Terceiro membro da banca: Camargo, Gisele Brandelero
Resumo: A pesquisa "Compreensões de infância e criança presente na organização do trabalho pedagógico das professoras da pré-escola", inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado – Área de concentração: Educação, Linha de Pesquisa “Cultura, processos educativos e formação de professores”, da Universidade Estadual do Oeste doParaná – UNIOESTE, objetiva analisar a compreensão de infância e criança na organização do trabalho pedagógico das professoras que atuam nas turmas de pré-escola, em uma instituição pública da rede municipal de Francisco Beltrão/PR. Trata-se de um Estudo de Caso de abordagem qualitativa de análise de dados, documentos, material bibliográfico e aplicação de questionários para os sujeitos selecionados para a investigação. Os instrumentos utilizados para a produção de dados foram questionários aplicados às professoras atuantes na pré-escola no ano de 2023 na instituição pesquisada e os planejamentos da primeira semana de aula letiva das professoras investigadas. O questionário foi organizado em três eixos: identificação; formação e atuação profissional; organização do trabalho pedagógico. A análise dos planejamentos versou sobre os objetivos, desenvolvimento metodológico e avaliação. Nesse sentido, as análises se sustentaram na perspectiva fenomenológica e discussão da temática com Finco (2015); Dahlberg, Pense e Moss (2019); Freitas (1995); Bicudo (1999), Ariès (1986), Sarmento (2007), Malaguzzi (1999), Husserl (2006), Gamboa (2013), entre outros. Os resultados da pesquisa apontam que a compreensão de criança e infância na organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil (crianças de 4 e 5 anos), de professoras de uma instituição pública municipal, contempla aspectos biologizantes, escolarizantes e de preparação para o ensino fundamental, destacando a importância da educação infantil como educação básica. Esta ideia é reforçada pela mescla de perspectivas explícitas no projeto político-pedagógico da instituição.
Abstract: The research "Understandings of childhood and children present in the organization of the pedagogical work of preschool teachers", included in the Postgraduate Program in Education - Master's Degree - Area of concentration: Education, Research Line "Culture, educational processes and teacher training", of the State University of Western Paraná - UNIOESTE, aims to analyze the understanding of childhood and children in the organization of the pedagogical work of teachers who work in preschool classes, in a public institution of the municipal network of Francisco Beltrão/PR. This is a Case Study with a qualitative approach of analysis of data, documents, bibliographic material, and application of questionnaires to the subjects selected for the investigation. The instruments used for data production were questionnaires applied to teachers working in preschool in 2023 at the institution researched and the plans for the first week of school classes of the investigated teachers. The questionnaire was organized into three axes: identification; training and professional performance; organization of pedagogical work. The analysis of the plans focused on the objectives, methodological development, and evaluation. In this sense, the analyses were based on the phenomenological perspective and discussion of the theme with Finco (2015); Dahlberg, Pense and Moss (2019); Freitas (1995); Bicudo (1999), Ariès (1986), Sarmento (2007), Malaguzzi (1999), Husserl (2006), Gamboa (2013), among others. The results of the research indicate that the understanding of children and childhood in the organization of pedagogical work in Early Childhood Education (children aged 4 and 5), by teachers of a municipal public institution, includes biological, schooling and preparation aspects for elementary school, highlighting the importance of early childhood education as basic education. This idea is reinforced by the mix of explicit perspectives in the institution's political-pedagogical project
Keywords: Infância
Criança
Organização do trabalho pedagógico
Pré-escola
Childhood
Child
Organization of pedagogical work
Preschool.
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: SILVA, Natielli Pinheiro da. Compreensões de infância e criança na organização do trabalho pedagógico das professoras da pré-escola. 2024. 146 f.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7772
Issue Date: 16-Dec-2024
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Natielli P. da Silva 24.pdf4.5 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.