Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7733
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Dalgallo, Marcia Vanderleia | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9652730043343214 | por |
dc.contributor.advisor1 | Derisso, José Luís | - |
dc.contributor.referee1 | Silva, João Carlos | - |
dc.contributor.referee2 | Orso, Paulino José | - |
dc.contributor.referee3 | Araújo, Renan Bandeirante | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-20T19:40:45Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
dc.identifier.citation | Dalgallo, Marcia Vanderleia. Laicidade e educação: as interferências político-religiosas que permearam a elaboração do plano municipal de educação do município de Toledo/PR. 2024. 119 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7733 | - |
dc.description.resumo | Este estudo analisa a relação complexa entre a laicidade e a educação no município de Toledo/PR, com foco nas interferências político-religiosas no Plano Municipal de Educação (PME). A pesquisa investiga como a política conservadora, com base em valores religiosos e morais conservadores, pode comprometer a função emancipadora da escola, essencial para promover a autonomia e a cidadania plena. O objetivo geral da pesquisa é compreender como as influências de grupos religiosos e associações políticas e a atuação da imprensa afetam a laicidade do sistema educacional em Toledo, buscando identificar os mecanismos pelos quais ideologias e crenças religiosas são incorporadas ou desafiadas nas práticas educacionais. A pesquisa utiliza como método de análise o materialismo histórico-dialético e a análise documental como estratégia principal. Os documentos analisados englobam o PME de 2015, atas de reuniões do Conselho Municipal de Educação de Toledo, materiais de campanha política, artigos de jornais e blogs, além de leis e decretos relevantes para o tema. Os resultados da pesquisa evidenciam a presença de tensões e disputas em torno da laicidade na educação em Toledo, com grupos religiosos e conservadores buscando influenciar as políticas educacionais e impor valores específicos, principalmente relacionados à "ideologia de gênero". As análises revelam a existência de um debate acirrado, com diferentes perspectivas, sobre o papel da escola na sociedade e sobre a maneira como a laicidade deve ser aplicada. A conclusão do estudo aponta para a necessidade de se fortalecer a laicidade na educação, garantindo que o Estado cumpra seu papel de proteger a liberdade de crença e promover uma educação inclusiva e equitativa para todos, sem influências ideológicas ou religiosas que possam comprometer a autonomia e a formação crítica dos estudantes. O estudo também destaca a importância da educação crítica, da participação da comunidade escolar no debate sobre a laicidade e da necessidade de ações concretas para garantir que a escola seja um espaço de diálogo e respeito à diversidade, garantindo a autonomia dos professores e a liberdade de expressão dos alunos. | por |
dc.description.abstract | This study analyzes the complex relationship between secularism and education in the municipality of Toledo/PR, with a focus on political-religious interferences in the Municipal Education Plan (PME). The research investigates how conservative politics, based on religious values and conservative morals, can compromise the emancipatory function of schools, essential to promote autonomy and full citizenship. The general objective of the research is to understand how the influences of religious groups, political associations and the printing press affect the secularism of the educational system in Toledo, seeking to identify the mechanisms by which ideologies and religious beliefs are incorporated or challenged in educational practices. The research uses dialectical historical materialism as its method of analysis and documentary analysis as its main strategy. The documents analyzed include the PME of 2015, meeting minutes of the Toledo Municipal Education Council, political campaign materials, journal articles and blogs, as well as laws and decrees relevant to the topic. The research results show evidence of tensions and disputes surrounding secularism in education in Toledo, with religious and conservative groups seeking to influence educational policies and promote specific values, mainly related to "gender ideology." This analysis reveals the existence of a close debate, with different perspectives on the role of schools in society and on how secularism should be applied. The conclusion of this study points to the need to strengthen secularism in education, guaranteeing that the State fulfills its role of protecting the freedom of belief and promoting an inclusive and equitable education for all, without ideological or religious influences that may compromise autonomy and critical training of students. The study also highlights the importance of critical education, the participation of the school community and the debate on secularism and the need for concrete actions to guarantee that the school is a space for dialogue and respect for diversity, guaranteeing the autonomy of teachers and freedom of expression. two students | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2025-03-20T19:40:45Z No. of bitstreams: 1 Marcia Vanderleia Dalgallo.pdf: 1082340 bytes, checksum: 2e0a5ff39edbf85112da89e470bdad15 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-20T19:40:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcia Vanderleia Dalgallo.pdf: 1082340 bytes, checksum: 2e0a5ff39edbf85112da89e470bdad15 (MD5) Previous issue date: 2024-12-16 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Oeste do Paraná | por |
dc.publisher.department | Centro de Educação, Comunicação e Artes | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNIOESTE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Religião | por |
dc.subject | Autoritarismo | por |
dc.subject | História da Educação | por |
dc.subject | Estado laico e escola pública | por |
dc.subject | Religion | eng |
dc.subject | Authoritarianism | eng |
dc.subject | History of Education | eng |
dc.subject | Secular State and public school | eng |
dc.subject.cnpq | EDUCAÇÃO | por |
dc.title | Laicidade e educação: as interferências político-religiosas que permearam a elaboração do plano municipal de educação do município de Toledo/PR | por |
dc.title.alternative | Secularism and education: the political- religious interferences that permeated the elaboration of the municipal education plan for the municipality of Toledo/PR | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.publisher.campus | Cascavel | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação(CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Marcia Vanderleia Dalgallo.pdf | ARQUIVO COMPLETO | 1.06 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.