Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7716
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorHeimerdinger, Camila-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0333662709002584por
dc.contributor.advisor1Schlosser, Marli Terezinha Szumilo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1262151295695350por
dc.contributor.referee1Schlosser, Marli Terezinha Szumilo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1262151295695350por
dc.contributor.referee2Leme, Rosana Cristina Biral-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7045318168309807por
dc.contributor.referee3Lopes, Claudivan Sanches-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3364994682803805por
dc.contributor.referee4Frasson, Margarete-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4528622412859879por
dc.contributor.referee5Kaercher, Nestor Andre-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/4218425276153727por
dc.date.accessioned2025-03-13T17:54:57Z-
dc.date.issued2024-11-29-
dc.identifier.citationHEIMERDINGER , Camila. Reflexões sobre a formação continuada da SEED-PR a partir do olhar de professoras de geografia. 2024. 233 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7716-
dc.description.resumoA presente tese intitulada “Reflexões sobre a Formação Continuada da Seed-PR a partir do olhar de professoras de Geografia” resulta da pesquisa vinculada ao Programa de Pós Graduação em Geografia – Doutorado – Área de Concentração: Produção do Espaço e Meio Ambiente, Linha de Pesquisa: Educação e Ensino de Geografia, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão (PR). O objetivo foi analisar as Formações Continuadas oferecidas aos professores de Geografia pela Secretaria de Estado da Educação, que está atrelada ao Governo do Estado do Paraná/Brasil (Seed-PR), a partir da sua importância para suprir as lacunas da formação inicial dos docentes e contribuir nas diferentes funções que ultrapassam o ensino. Ao exercer a docência, foi observada a insatisfação dos professores com as Formações Continuadas oferecidas pela Seed-PR. Desse modo, foram observados os planos de governo de 2015 a 2024. Os sujeitos da pesquisa constituíram seis professoras do Núcleo Regional de Educação (NRE) Toledo-PR, região Oeste do Paraná. Elas foram consultadas sobre as formações que ocorreram nas escolas em 2023, com o objetivo de conhecer suas apreciações de como poderiam acontecer para aprimorar a formação dos professores. Foram obtidos dados através de documentos/materiais online da Formação Continuada da Seed-PR e entrevistas narrativas realizadas com professoras de Geografia. A metodologia possui uma abordagem qualitativa e utiliza o método materialismo histórico dialético para problematizar o espaço de estudo. As entrevistas semiestruturadas aconteceram com professoras selecionadas a partir de experiências diferenciadas na educação e formação. Os resultados registraram que os governos possuem uma ótica neoliberal e mercantilista. Os planos exibem propostas, porém, as ações demonstram interesses particulares que minimizam ações sociais e apresentam uma desvalorização docente. As Formações Continuadas são representadas pela oferta do Estudo e Planejamento e Formadores em Ação. A primeira contribui eventualmente e a segunda baseia-se em Metodologias Ativas. Foram observadas a carência de tempo e a autonomia, havendo cobranças do uso de tecnologias, burocracias, sendo que o formato online e as atividades engessadas tornam a formação desmotivadora. É essencial apoiar o trabalho dos professores para promover o desenvolvimento profissional e possibilitar a transformação da escola, educação e sociedade, oferecendo Formações Continuadas, salário, carreira e condições de trabalho adequadas, que demonstrem a valorização docente. A Formação Continuada está atrelada à estrutura educacional, que depende da disposição política para mudanças. É preciso incorporar políticas educacionais qualificadas, sendo uma realidade, regra, que realmente valorize o professor e contribua na prática pedagógica. A pesquisa deixa como possibilidades: ampliar/realizar a Formação Continuada presencial; conceder mais autonomia e tempo nas formações e aulas; trazer suporte aos docentes em início de carreira; definir com cautela os formadores; valorizar os professores; incentivar a participação de formações externas à escola; e facilitar parcerias com as universidades. A Formação Continuada é um processo permanente da trajetória docente para o desenvolvimento profissional e transformação das práticas.por
dc.description.abstractThis thesis, titled Reflections on the Continuing Education Program of Seed-PR from the Perspective of Geography Teachers, stems from research conducted within the Graduate Program in Geography – Doctorate – Concentration Area: Production of Space and Environment, Research Line: Geography Education and Teaching, at the State University of Western Paraná (Unioeste), Francisco Beltrão campus (PR). The study aimed to analyze the Continuing Education programs offered to Geography teachers by the State Secretariat of Education, which is linked to the Government of the State of Paraná/Brazil (Seed-PR), assessing their relevance in addressing gaps in initial teacher education and supporting the diverse functions that extend beyond classroom teaching. In practice, dissatisfaction among teachers regarding the Continuing Education programs provided by Seed-PR was observed. Accordingly, the study examined government plans from 2015 to 2024. The research subjects consisted of six female teachers from the Regional Education Center (NRE) of Toledo-PR, located in western Paraná. These teachers were consulted about the training sessions held in schools in 2023, with the aim of gathering their insights on how such programs could be improved to enhance teacher education. Data were obtained from official documents and online materials related to Seed-PR’s Continuing Education programs, as well as from narrative interviews conducted with Geography teachers. The research adopted a qualitative approach, employing the historical-dialectical materialism method to critically analyze the study context. Semi-structured interviews were conducted with teachers selected based on their varied experiences in education and training. The findings indicate that government policies follow a neoliberal and market-driven perspective. While official plans present proposals, actual actions reveal private interests that undermine social initiatives and contribute to the devaluation of the teaching profession. The Continuing Education programs are mainly structured around two initiatives: Study and Planning and Trainers in Action. The former offers occasional contributions, while the latter is based on Active Methodologies. Challenges such as lack of time, limited autonomy, bureaucratic demands, and the mandatory use of technologies were identified, with the online format and rigid activities contributing to a disengaging experience. Supporting teachers is essential for fostering professional development and enabling the transformation of schools, education, and society. This requires offering high-quality Continuing Education programs, competitive salaries, career progression opportunities, and adequate working conditions that reflect the appreciation of the teaching profession. Continuing Education is intrinsically linked to the educational structure, which depends on political will for meaningful changes. It is necessary to implement well-structured educational policies that genuinely value teachers and contribute to pedagogical practice. The study highlights several possibilities for improvement: expanding or increasing in-person Continuing Education opportunities; granting greater autonomy and time for training and teaching activities; providing support for early-career teachers; carefully selecting trainers; recognizing and valuing educators; encouraging participation in external training programs; and facilitating partnerships with universities. Continuing Education is a continuous process in the teaching profession, essential for professional development and the evolution of educational practices.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2025-03-13T17:54:57Z No. of bitstreams: 1 Camila Heimerdinger 24.pdf: 2901391 bytes, checksum: f5cc815a03dedafa3def52301ba95999 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-13T17:54:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Camila Heimerdinger 24.pdf: 2901391 bytes, checksum: f5cc815a03dedafa3def52301ba95999 (MD5) Previous issue date: 2024-11-29eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectSeed-PRpor
dc.subjectTrabalho docentepor
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.subjectPráticas de ensinopor
dc.subjectContinuing trainingeng
dc.subjectSeed-PReng
dc.subjectTeaching workseng
dc.subjectEducacional policieseng
dc.subjectTeaching practiceseng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIApor
dc.titleReflexões sobre a formação continuada da SEED-PR a partir do olhar de professoras de geografiapor
dc.title.alternativeReflections on the continuing education program of SEED-PR from the perspective of geography teacherseng
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Doutorado em Geografia (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Camila Heimerdinger 24.pdf2.83 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.