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https://tede.unioeste.br/handle/tede/7700
Tipo do documento: | Tese |
Title: | Outros olhares sobre a colonização do Brasil: ressignificações do passado na literatura híbrida juvenil brasileira em diálogo com o livro didático de ensino de história |
Other Titles: | Other views on the colonization of Brazil: re- meanings of the past in hybrid youth’s Brazilian Literature in dialogue with the History textbook |
Autor: | Pedro, Fernanda Sacomori Candido ![]() |
Primeiro orientador: | Fleck, Gilmei Francisco |
Primeiro coorientador: | Baltrusch, Burghard |
Primeiro membro da banca: | Corbari, Clarice Cristina |
Segundo membro da banca: | Barreiros, Liliane Lemos Santana |
Terceiro membro da banca: | Sales, Laurenia Souto |
Quarto membro da banca: | Cerdeira, Phelipe de Lima |
Quinto membro da banca: | Lopez, Cristian Javier |
Resumo: | RESUMO: Este estudo, inserido no Grupo de Pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”, demonstra que as narrativas híbridas de história e ficção juvenis brasileiras contemporâneas de cunho descolonizador podem contribuir ao ensino crítico da história nos anos finais do Ensino Fundamental. Nessas obras se utilizam estratégias escriturais que se aproximam dos romances históricos contemporâneos de mediação, pois revisam o passado a partir do olhar de personagens invisibilizados nos registros historiográficos tradicionais. Essas narrativas apresentam uma ideologia descolonizadora ao privilegiarem as versões da história vista de baixo, Sharpe (1992), e muitos preceitos da corrente historiográfica da nova história. Assim, temos, como objetivo geral o estudo comparado das narrativas híbridas juvenis Ana Preciosa e Manuelim e o roubo das moedas na época do ciclo do ouro (2004), de Maria José Silveira, Os estrangeiros (2012), de Marconi Leal, A Descoberta do Novo Mundo (2013) e A viagem proibida: nas trilhas do ouro (2013), ambas de Mary Del Priore, com dois volumes do material didático de história, de Alfredo Boulos Júnior, História Sociedade & Cidadania (2018), para o sétimo e o oitavo anos. Cotejamos esse corpus a fim de analisar o tratamento discursivo que se dá aos eventos do “descobrimento” e da colonização do Brasil na literatura híbrida de história e ficção juvenil que versa sobre esses temas, no intuito de verificar, por meio da análise das estratégias escriturais empregadas pelos autores, a intencionalidade, os vínculos com as correntes historiográficas – tradicional ou nova – e a ideologia por elas engendradas Dando visibilidade às narrativas ficcionais híbridas e apresentando uma proposta didático metodológica que, junto ao aprendizado oficial da história de nosso país – instituído, majoritariamente, pelo uso do livro didático –, podem ser vias de descolonização para o sujeito em formação. As narrativas híbridas apresentam olhares outros sobre o passado e expõem novos ângulos, personagens e embates sobre os eventos históricos. Esses fatos deixaram reflexos observáveis na estrutura social vigente e, por isso, essas temáticas precisam ser discutidas e analisadas na sala de aula. Isso auxilia na formação de leitores decoloniais que tenham conhecimento da sua condição passada de subjugados, colonizados, no presente, primeiro passo para descolonizar olhares e pensamentos na América Latina. Para isso, ancoramo-nos em pressupostos de Alonso (1942), Lukács ([1965] 2009, [1955] 2011), Aínsa (1988, 1991), Hutcheon (1991), Márquez Rodríguez (1991), Menton (1993), Fernández Prieto (2003), Esteves (2010, 2013) e Fleck (2017). Ainda, pautamo-nos nos estudos de White ([1973] 2019), Holanda (1974), Le Goff (1990), Burke (1992), Mendonza Fillola (1994), Bernd (1998), Coutinho (2003), Carvalhal (2006), Colomer (2007), Mignolo (2007, 2017), entre outros, para estabelecermos as relações entre história, literatura e ensino, por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, alinhada à abordagem qualitativa de cunho interpretativista. Além das análises, apresentamos uma proposta didática metodológica de Oficina Literária Temática para os anos finais do Ensino Fundamental, no intuito de contribuir com as relações entre o ensino de história e o de literatura voltados à formação de leitores decoloniais. Nossa pesquisa revela que a literatura híbrida juvenil brasileira, ao ser utilizada como material de leitura interdisciplinar, é potencial para revitalizar e auxiliar no ensino crítico da história e na formação de leitores literários decoloniais, como vias à descolonização das mentes, das identidades e do imaginário latino-americano. |
Abstract: | ABSTRACT: This study, part of the Research Group “Resignifications of the past in America: processes of reading, writing and translating hybrid genres of history and fiction – paths to decolonization”, demonstrates that Brazilian contemporary hybrid narratives of history and fiction with a decolonizing nature for the youth public can contribute to the critical teaching of history in the final years of Elementary School. In these literary works, there is the use of scriptural strategies that are close to contemporary historical novels of mediation, as they review the past from the perspective of characters made invisible in the traditional historiographic records. These narratives present a decolonizing ideology by privileging versions of history seen from below (Sharpe, 1992) and many precepts of the historiographic current of new history. Thus, our general objective is the comparative study of the hybrid narratives for the youth public called Ana Preciosa e Manuelim e o roubo das moedas na época do ciclo do ouro (2004), by Maria José Silveira, Os estrangeiros (2012), by Marconi Leal, A Descoberta do Novo Mundo (2013) and A viagem proibida: nas trilhas do ouro (2013), both by Mary Del Priore, with two volumes of the history textbook, by Alfredo Boulos Júnior, História Sociedade & Cidadania (2018), for the seventh and eighth grades. We compare this corpus in order to analyze the discursive treatment given to the events of the “discovery” and colonization of Brazil in hybrid literature that blends history and youth fiction on these themes. Our goal is to examine, through the analysis of the writing strategies employed by the authors, their intentionality, connections with historiographical currents – whether traditional or new – and the ideology they generate. By giving visibility to hybrid fictional narratives and presenting a didactic-methodological proposal that, alongside the official learning of our country's history – primarily established through the use of textbooks – can serve as a means of decolonization for the individual being taught. Hybrid narratives offer alternative perspectives on the past and reveal new angles, characters, and conflicts surrounding historical events. These events have left observable traces in the current social structure, which is why these themes need to be discussed and analyzed in the classroom. This process aids in shaping decolonial readers in the present, who are aware of their past condition as subjugated and colonized individuals, the first step toward decolonizing perspectives and ways of thinking in Latin America. To this end, we are supported by the theoretical foundations of Alonso (1942), Lukács ([1965] 2009, [1955] 2011), Aínsa (1988, 1991), Hutcheon (1991), Márquez Rodríguez (1991), Menton (1993), Fernández Prieto (2003), Esteves (2010, 2013), and Fleck (2017). Additionally, we rely on the studies of White ([1973] 2019), Holanda (1974), Le Goff (1990), Burke (1992), Mendonza Fillola (1994), Bernd (1998), Coutinho (2003), Carvalhal (2006), Colomer (2007), Mignolo (2007, 2017), among others, to establish the relations between history, literature, and education, through a bibliographic and documentary research aligned with a qualitative approach with an interpretivist perspective. Besides our analyses, we present a didactic-methodological proposal for a Thematic Literary Workshop designed for the final years of Elementary School, with the intention to contribute to the connections between history and literature teaching, aiming at the development of decolonial readers. Our research reveals that Brazilian hybrid youth literature, when used as interdisciplinary reading material, has the potential to revitalize and support critical history teaching and the development of literary decolonial readers. This serves as a pathway to the decolonization of minds, identities, and the Latin American imaginary. |
Keywords: | Formação do leitor literário decolonial Literatura infantil e juvenil híbrida de história e ficção Romance histórico contemporâneo de mediação Livro Didático de história Literatura Comparada Oficinas Literárias Temáticas Training of the decolonial literary reader Hybrid historical and fiction children's and youth literature Contemporary historical mediation novel History textbook Comparative literature Thematic Literary Workshops |
CNPq areas: | LINGUAGEM E SOCIEDADE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Pedro, Fernanda Sacomori Candido. Outros olhares sobre a colonização do Brasil: ressignificações do passado na literatura híbrida juvenil brasileira em diálogo com o livro didático de ensino de história. 2024. 411 f. Tese( Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7700 |
Issue Date: | 24-Dec-2024 |
Appears in Collections: | Doutorado em Letras (CVL) |
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