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https://tede.unioeste.br/handle/tede/7698
Tipo do documento: | Tese |
Title: | A Literatura Infantil Brasileira na trajetória das escritas híbridas de história e ficção: ressignificações do passado na formação leitora decolonial do Ensino Fundamental - anos iniciais |
Other Titles: | Brazilian Children's Literature in the Trajectory of Hybrid Writings of History and Fiction: reframing of the past in the decolonial reading education of Elementary School - early years |
Autor: | Souza, Matilde Costa Fernandes de ![]() |
Primeiro orientador: | Fleck, Gilmei Francisco |
Primeiro membro da banca: | Corbari, Clarice Cristina |
Segundo membro da banca: | Santos, Vilson Pruzak dos |
Terceiro membro da banca: | Alves, Maria da Penha Casado |
Quarto membro da banca: | Silva, Luiza Helena Oliveira da |
Resumo: | Esta tese, inserida no âmbito do Grupo de Pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”, visa estabelecer o percurso da Literatura Infantil na trajetória das Escritas Híbridas de História e Ficção Infantil e Juvenil Brasileiras (Santos, 2023). Objetivamos, a partir dos estudos de Santos (2023), determinar um possível panorama da Literatura Híbrida de História e Ficção Infantil no Brasil, destacando o potencial dessa arte na formação do leitor literário decolonial, no Ensino Fundamental – anos iniciais –, por meio da elaboração de uma Oficina Literária Temática (Zucki, 2015) para apoiar o fazer pedagógico docente e diversificar as práticas de leitura em sala de aula. Para isso, selecionamos, como corpus, as obras As aventuras de Caramelo: O descobrimento do Brasil (2023), de Ulisses Trevisan Palhavan; Pedro, o Independente (1999), de Mariângela Bueno e Sonia Dreyfuss; Barriga e Minhoca, marinheiros de Cabral (2002), de Atilio Bari; Floriana e Zé Aníbal no Rio do “Bota-Abaixo”: na época da República (2005), de Maria José Silveira. Tais obras são comparadas entre si, de acordo com os elementos da narrativa, aspectos ideológicos e discursivos, e, também, com o material didático de Ensino de História Crescer História (2017), de Hipólide e Gaspar, do 4º e 5º anos, que demarcam a História do Brasil Colônia, do Império e da República. Com essas abordagens, especificamos as características gerais da Literatura Infantil Brasileira Híbrida de História e Ficção, destacando-a como uma profícua via para a ampliação de horizontes dos estudantes rumo à descolonização das mentes, das identidades e do imaginário latino-americano, ainda, contaminado pelas reminiscências colonialistas de séculos de subjugação. Nesse sentido, buscamos aproximar este estudo das pesquisas de Santos (2023), Pedro (2024) e Sant’Ana (2024), voltadas às relações das Narrativas Híbridas de História e Ficção Juvenis Brasileiras com o romance histórico contemporâneo de mediação (Fleck, 2017). Entre nossas hipóteses, está a expectativa de que essa arte voltada à infância – ao deixar o moralismo, o civismo e a religiosidade, que, a princípio, a caracterizaram – esteja, também, traçando um percurso de descolonização das mentes, das identidades e do imaginário. Além do prazer, da fantasia, da imaginação e da fruição na leitura, ela busca, igualmente, pelo revisionismo crítico decolonial do nosso passado. Situamos nossa pesquisa no campo bibliográfico, e o critério para abordagem dos materiais teóricos, históricos e ficcionais é de ordem qualitativa. Ancoramo-nos em estudos sobre a Literatura Infantil e Juvenil, de Coelho (2000, 2010), Cademartori (2010) e Santos (2023). Ainda, embasamo-nos em Mendoza Fillola (1994), Carvalhal (2006) e Fleck (2017), nos Estudos Comparados. Ao se estabelecer o percurso diacrônico e temático da Literatura Infantil Brasileira na trajetória das Narrativas Híbridas de História e Ficção Infantil no Brasil – tendo como parâmetro o romance histórico (Fleck, 2017) e a produção híbrida juvenil (Santos, 2023) –, é possível entendermos como essa produção literária pode levar o leitor, já no Ensino Fundamental, às ressignificações do passado, contribuindo, assim, à implementação do pensamento decolonial. Nossa tese torna-se, dessa forma, via de aperfeiçoamento do processo de formação leitora, pelo emprego da metodologia das Oficinas Literárias Temáticas e pela potencialidade decolonial das obras híbridas infantis inseridas nesse contexto de Ensino de Literatura e de Leitura, em uma proposta transdisciplinar de práticas leitoras decoloniais para o Ensino Fundamental. |
Abstract: | This thesis, inserted in the research group “Reframing of the Past in America: reading processes, writing and translation of hybrid genres of history and fiction – paths to decolonization”, seek to establish the course of Children’s Literature in the trajectory of hybrid writings of history and Brazilian children’s and young adult fiction (Santos, 2023). We aim, from the Santos (2023) studies, to determine a possible panorama of Hybrid Literature of History and Children’s Fiction in Brazil, highlighting the potential of this art in the transformation of the decolonial literary reader in the Elementary School – early years, throughout the elaboration of a Thematic Literary Workshop (Zucki, 2015) to support the pedagogical teaching and to diversify reading practices in the classroom. In order to do this, we selected, as the corpus, the books As aventuras de Caramelo: O descobrimento do Brasil (2023), by Ulisses Trevisan Palhavan; Pedro, o Independente (1999), by Mariângela Bueno and Sonia Dreyfuss; Barriga e Minhoca, marinheiros de Cabral (2002), by Atilio Bari; Floriana e Zé Aníbal no Rio do “Bota- Abaixo”: na época da República (2005), by Maria José Silveira. These works are compared to each other, according to the narrative elements, discursive and ideological aspects, and, also, the History teaching material Crescer História (2017), by Hipólide and Gaspar, from 4th and 5th, which marks the history of Colonial Brazil, the Empire and the Republic. With these approaches, we specify the general characteristics of Brazilian Children's Literature, a hybrid of history and fiction, highlighting it as a fruitful way to broaden students' horizons, towards the decolonization of minds, identities and the Latin American imagination, which is still contaminated by the colonialist reminiscences of centuries of subjugation. In this sense we seek to bring the research studies of Santos (2023), Pedro (2024) and Sant’Ana (2024), which are focused on the relationship of hybrid narratives of Brazilian young adult history and fiction with the contemporary historical novel of mediation (Fleck, 2017). Among our hypotheses is the expectation that this art aimed at children - by leaving behind the moralism, civility and religiosity that characterized it at first - is also setting a course to decolonize minds, identities and the imaginary which, in addition to pleasure, fantasy, imagination and enjoyment in reading, also seeks decolonial critical revisionism of our past. Our research is based on the bibliographical field and the criteria for approaching theoretical, historical and fictional materials is qualitative. We rely on studies about Children's and Young People's Literature by Cademartori (2010); Coelho (2000, 2010) and Santos (2023). We also rely on Mendoza Fillola (1994), Carvalhal (2006) and Fleck (2017) in Comparative Studies. By establishing the diachronic and thematic path of Brazilian Children's Literature in the trajectory of hybrid narratives of history and children's fiction in Brazil - taking as a parameter the historical novel (Fleck, 2017) and the hybrid young adult production (Santos, 2023) - it is possible to understand how this literary production can lead the reader, already in elementary school, to reframe the past, thus contributing to the implementation of decolonial thinking. Our thesis thus becomes a way of improving the process of reading education, through the use of the Thematic Literary Workshops methodology and the decolonial potential of children's hybrid works inserted in this context of Teaching Literature and Reading in a transdisciplinary proposal of decolonial reading practices for Elementary School. |
Keywords: | Narrativa Híbrida de História e Ficção Infantil Estudos decoloniais Literatura Comparada Formação do leitor literário decolonial Hybrid Literature of History and Children’s Fiction Decolonial Studies Comparative Literature Decolonial Literary Reader Training |
CNPq areas: | LINGUAGEM E SOCIEDADE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Souza, Matilde Costa Fernandes de. A Literatura Infantil Brasileira na trajetória das escritas híbridas de história e ficção: ressignificações do passado na formação leitora decolonial do Ensino Fundamental - anos iniciais. 2024. 491 f. Tese( Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7698 |
Issue Date: | 16-Dec-2024 |
Appears in Collections: | Doutorado em Letras (CVL) |
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