Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7688
Tipo do documento: Tese
Title: O constructo narratológico do livro-imagem: um estudo de obras premiadas pela FNLIJ (2010-2020)
Other Titles: THE NARRATological Construct of the Picture Book: A Study of Works Awarded by the FNLIJ (2010-2020)
Autor: Silva, Evelin Gomes da 
Primeiro orientador: Lottermann, Clarice
Primeiro membro da banca: Cruz, Antônio Donizeti da
Segundo membro da banca: Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro
Terceiro membro da banca: Santos, Fabiano Rodrigo da Silva
Quarto membro da banca: Constanty, Verônica Pereira Coitinho
Resumo: Como se constitui a narrativa de um livro-imagem? Esse é o questionamento norteador da presente pesquisa documental de vertente dedutiva, de abordagem descritiva-explicativa. Nesta tese, estabelecemos correspondências entre a Literatura, as Artes Visuais e o Cinema, sob a perspectiva da teoria literária, da teoria da imagem e dos estudos interartes. Nosso objeto de estudo são obras premiadas entre os anos de 2010 e 2020, na categoria “Imagem”, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), que reúne 10 autores(as) nacionais e internacionais. Como premissa elementar, apresentamos a conceituação da terminologia “livro- imagem”, adotada neste trabalho, bem como, a identificação, a descrição e a interpretação do constructo do discurso ficcional de produções imagéticas com vistas a ressaltar suas potencialidades narratológicas. Ao descrevermos os elementos estruturais de uma narrativa utilizamos quadro conceituais e figuras, tendo como aporte as reflexões de Genette (1979), Todorov (1979), D’Onofrio (1995), McKee (1997), Culler (1999), Xavier (2003), Franco Júnior (2003), Aumont (2004), Gancho (2006) e Ceia (2009a). Para a organização sistemática e as funções das imagens, recorremos às teorias de Jakobson (1976), Chalhub (1999) e Camargo (1998; 2014). Além disso, foram essenciais os estudos a respeito da pregnância estética em obras voltadas para o público infantil e juvenil (Oliveira, 2008a), as funções e as infindáveis possibilidades que o processo de “leitura” pode proporcionar aos leitores (Nikolajeva; Scott, 2006) e os elementos implícitos presentes na composição sequencial das imagens, bem com suas implicações estratégicas para o estabelecimento da mensagem (Navas; Ramos, 2021). Visando explicar detalhadamente cada uma das singularidades de composição e de possíveis significações presentes nos livros-imagem analisados, empregamos a essência da constituição poética da retórica a partir da ekphrasis (Vieira, 2016; Medina, 2010; Hansen, 2006), que nos auxiliou na identificação e na descrição dos elementos imagéticos que compõem a diegese de cada uma das obras. Nossa pesquisa contemplou os estudos de Manguel (2001), Oliveira (2008b), Nikolajeva e Scott (2011), Van der Linden, (2011), Ramos (2020) e Belmiro (2014), que enaltecem a criação do ilustrador e a importância do projeto gráfico. Essa ferramenta, por sua vez, desempenha um papel ativo na construção do sentido de narrativa, seja em relação ao formato, ao material, à disposição dos elementos em cena que criam a sensação de movimento, à pausa ou continuidade, à tipografia, aos espaços em branco que podem sugerir vazio, silêncio, reflexão ou isolamento emocional das figuras dramáticas da trama etc. Para compreendermos os desafios e as estratégias dos autores para contar histórias apenas com imagens, foram elementares as discussões promovidas por Kiefer (1995), Azevedo (2005), Nikolajeva e Scott (2006), Kress e Leeuwen (2006), Ribeiro (2007), Oliveira (2008), Biazetto (2008), Paiva (2010), Van der Linden (2011), Painter, Martin e Unsworth (2012), Serafini (2014), Ramos (2020), Navas (2020), Gutfreund (2022), Cecilia Bajour (2019; 2023) e Lima (2023). Como análise final, demonstramos as singularidades de obras que perpassam os aspectos da Jornada do Herói, com foco nos estudos de Campbell ([1989], 2007) e Vogler (2006). Essa abordagem foi escolhida uma vez que 70% do corpus reforça essa temática. Desse modo, ao demonstrarmos como se constituiu o constructo narratológico e estético dos livros-imagem da FNLIJ, evidenciamos seu potencial polissêmico e interpretativo, o que amplia as discussões na área das Letras, proporcionando novas perspectivas para estudos futuros sobre narrativas imagéticas.
Abstract: ABSTRACT How is the narrative of a picture book constituted? This is the main question of this documentary research with a deductive aspect, with a descriptive-explanatory approach. In this thesis, we establish correspondences between Literature, Visual Arts and Cinema, from the perspective of literary theory, image theory and interarts studies. Our object of study are works awarded between 2010 and 2020, in the “Image” category, by the National Children's and Youth Book Foundation (FNLIJ), which brings together 10 national and international authors. As an elementary premise, we present the conceptualization of the “picturebook” terminology, adopted in this work, as well as the identification, description and interpretation of the construct of fictional discourse of image productions with a view to highlighting their narratological potential. When describing the structural elements of a narrative, we use conceptual frameworks and figures, taking as input the reflections of Genette (1979), Todorov (1979), D’Onofrio (1995), McKee (1997), Culler (1999), Xavier (2003), Franco Júnior (2003), Aumont (2004), Gancho (2006) and Ceia (2009a). For the systematic organization and functions of images, we resorted to the theories of Jakobson (1976), Chalhub (1999) and Camargo (1998; 2014). Furthermore, studies regarding aesthetic pregnancies in works aimed at children and young people were essential (Oliveira, 2008a), the functions and endless possibilities that the “reading” process can provide to readers (Nikolajeva; Scott, 2006) and the implicit elements present in the sequential composition of the images, as well as their strategic implications for establishing the message (Navas; Ramos, 2021). To explain in detail each of the singularities of composition and possible meanings present in the image books analyzed, we used the essence of the poetic constitution of rhetoric from ekphrasis (Vieira, 2016; Medina, 2010; Hansen, 2006), which helped us in identification and description of the image elements that make up the diegesis. Our research included studies by Manguel (2001), Oliveira (2008b), Nikolajeva and Scott (2011), Van der Linden, (2011), Ramos (2020) and Belmiro (2014), which highlight the illustrator's creation and the importance of graphic design. This tool, in turn, plays an active role in constructing the sense of narrative, whether in relation to format, material, arrangement of elements in the scene that create the sensation of movement, pause or continuity, typography, spaces blanks that can suggest emptiness, silence, reflection or emotional isolation of the dramatic figures in the plot etc. To understand the challenges and strategies of authors to tell stories only with images, were essential the discussions promoted by Kiefer (1995), Azevedo (2005), Nikolajeva and Scott (2006), Kress and Leeuwen (2006), Ribeiro (2007), Oliveira (2008), Biazetto (2008), Paiva (2010), Van der Linden (2011), Painter, Martin and Unsworth (2012), Serafini (2014), Ramos (2020), Navas (2020), Gutfreund (2022), Cecilia Bajour (2023) and Lima (2023). To understand the challenges and strategies of authors to tell stories only with images, we present the discussions promoted by Kiefer (1995), Azevedo (2005), Nikolajeva and Scott (2006), Kress and Leeuwen (2006), Ribeiro (2007), Oliveira (2008), Biazetto (2008), Paiva (2010), Van der Linden (2011), Painter, Martin and Unsworth (2012), Serafini (2014), Ramos (2020), Navas (2020), Gutfreund (2022), Cecilia Bajour (2019; 2023) and Lima (2023). As a final analysis, we demonstrate the singularities of works that permeate aspects of the Hero's Journey, focusing on studies by Campbell ([1989], 2007) and Vogler (2006). This approach was chosen since 70% of the corpus reinforces this theme. Therefor, by demonstrating how the narratological and aesthetic construct of FNLIJ's image books was constituted, we highlight their polysemic and interpretative potential, which expands discussions in Literature, providing new perspectives for future studies on image narratives.
Keywords: Ilustração
Literatura infantil-juvenil
Jornada do herói
FNLIJ
Illustration
Children’s and young adult literature
Hero's Journey
FNLIJ
CNPq areas: LINGUAGEM E SOCIEDADE
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: Silva, Evelin Gomes da. O constructo narratológico do livro-imagem: um estudo de obras premiadas pela FNLIJ (2010-2020). 2024. [229 f. Tese( Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7688
Issue Date: 3-Dec-2024
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Evelin Gomes da Silva.pdfARQUIVO COMPLETO5.66 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.