Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7656
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | O humor como efeito de sentido na poesia infantil brasileira |
Other Titles: | El humor como efecto de sentido en la poesía infantil brasileña |
Autor: | Bois, Neilde Silva de França ![]() |
Primeiro orientador: | Lottermann, Clarice |
Primeiro membro da banca: | Alves, Lourdes Kaminski |
Segundo membro da banca: | Cruz, Antonio Donizeti da |
Terceiro membro da banca: | Pinheiro, Alexandra Santos |
Resumo: | O presente estudo propõe uma reflexão sobre o cômico na poesia infantil brasileira, abarcando as diversas funções do humor e a sagacidade que retumba nas fronteiras e mistérios das obras, estreitamente vinculados aos inúmeros cenários de comicidade que despertam o riso. O corpus deste estudo vale-se, principalmente – não unicamente – da reflexão sobre o significado do cômico e do riso abordados e discutidos pelo filósofo francês Henri Bergson (2018). A pesquisa constituiu-se de investigação in loco, com apresentação de poemas cômicos infantis em duas escolas municipais na cidade de Toledo-PR com turmas do projeto de contraturno escolar Futuro Integral na Escola – com crianças entre 7 e 10 anos de idade, cursando os 3º, 4º e 5º anos –, atendidas por uma parceria entre o Sesc-PR (Serviço Social do Comércio) e a Secretaria Municipal de Educação da mesma cidade. Os variados textos selecionados para este estudo versam sobre o cômico e o humor, com a perspectiva de observar na reação das crianças elementos de comicidade que conduzam ou não à graça e ao riso. Foi desenvolvido em cinco aulas de oficina poética no início do segundo semestre de 2023. |
Abstract: | En esta investigación se propone una reflexión sobre la comicidad en la poesía infantil brasileña, abarcando distintas funciones del humor y de la sagacidad que retumba en las fronteras y misterios de las obras, estrechamente vinculados a los innumerables escenarios de comicidad que despiertan la risa. El corpus de este estudio se vale, primordialmente – no únicamente – de la reflexión sobre la significación del cómico y de la risa abordados y discutidos desde el filósofo francés Henri Bergson (2018). El estudio se constituye de una investigación in loco, con presentación de poesías cómicas infantiles en dos escuelas de Enseñanza Fundamental I, en la ciudad de Toledo-PR, con clases del proyecto de contra turno escolar Futuro Integral en la Escuela – niños entre 7 y 10 años de edad, cursando los 3º, 4º y 5º años – atendidos por una parcería entre Sesc-PR (Servicio Social del Comercio) y la Secretaría Municipal de Educación de la misma ciudad. Los variados textos seleccionados para esta investigación versan sobre el cómico y el humor, con una perspectiva de observar en la reacción de los niños elementos de comicidad que conduzcan o no a la risa y al humor. Fue realizado en cinco clases de poesía en el según semestre de 2023. |
Keywords: | Literatura infantil Poesia Humor Educação Cômico Literatura infantil Poesía Cómico Humor Educación |
CNPq areas: | LINGUAGEM E SOCIEDADE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Bois, Neilde Silva de França. O humor como efeito de sentido na poesia infantil brasileira. 2024. 105 f. Dissertação( Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7656 |
Issue Date: | 27-Sep-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Neilde Silva de França.pdf | ARQUIVO COMPLETO | 4.14 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.