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https://tede.unioeste.br/handle/tede/7651
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Perfil dos estudantes atendidos pela Clínica de Psicologia em Universidade Pública de Região de Fronteira, durante o período da pandemia do COVID-19 |
Other Titles: | Profile of the students attended by the Psychology Clinic at a public university in a border region during the COVID-19 pandemic Perfil de los estudiantes atendidos por la Clínica de Psicología en una universidad pública en una región de frontera, durante el período de la pandemia de COVID-19 |
Autor: | Steinmetz, Lígia Angélica Radis ![]() |
Primeiro orientador: | Arcoverde, Marcos Augusto Moraes |
Primeiro membro da banca: | Flores, Lucinar Jupir Forner |
Segundo membro da banca: | Scholze, Alessandro Rolim |
Resumo: | A pandemia de COVID-19 impactou a vida de todos, principalmente a dos estudantes universitários, exacerbando sofrimentos e adoecimento mental. Este estudo foi desenvolvido na Clínica Escola de Psicologia de uma universidade pública em região de fronteira. O objetivo foi realizar uma análise do perfil epidemiológico, com enfoque clínico e socioeconômico, do público assistido na Clínica Escola de Psicologia da Unioeste – campus Foz do Iguaçu, no período pandêmico de COVID-19. Caracteriza-se por um estudo descritivo exploratório, sendo construído em duas etapas: uma revisão sistemática da literatura e uma pesquisa de campo. A revisão sistemática da literatura teve como finalidade apontar lacunas de conhecimento sobre o tema, buscando subsidiar uma discussão inicial e ampliar a compreensão das questões encontradas tanto na pesquisa de campo quanto na própria revisão de literatura, compreendendo os principais quadros clínicos de sofrimento e adoecimento mental e entendendo como a pandemia pode ter afetado os estudantes universitários. Já a pesquisa de campo analisou 118 prontuários, revelando um perfil composto por jovens adultos, predominantemente do sexo feminino (78,81%), brasileiros, vivendo com suas famílias, financeiramente dependentes, sem filhos, e com prevalência de sintomas de ansiedade (90,68%), depressão (44,91%) e luto (22,03%). A revisão de literatura demonstrou os impactos da pandemia de COVID-19 na saúde mental de estudantes universitários, revelando preocupantes prevalências de ansiedade, estresse e depressão. Identificaram-se os seguintes fatores de risco: implicações financeiras, isolamento social, ensino remoto e preocupações com o futuro. Tanto na revisão de literatura quanto na realidade encontrada na clínica escola em Foz do Iguaçu, as estratégias de ensino e aprendizagem sofreram alterações no momento da pandemia, assim como o atendimento psicológico, apesar da transição para o atendimento on-line. Especificamente na Unioeste, os estudantes pesquisados demonstraram preferência pelo atendimento presencial, buscando suporte principalmente para sintomas de ansiedade, estresse e depressão, relacionados a desafios interpessoais, acadêmicos e financeiros. O estudo aponta para a importância dos fatores ambientais nas manifestações de transtornos mentais, destacando as mudanças nas rotinas e nas responsabilidades acadêmicas. O uso de medicações psicotrópicas e substâncias psicoativas foi constatado, evidenciando a necessidade de maiores pesquisas. Em conjunto, a revisão de literatura e a pesquisa ressaltam a importância de intervenções específicas para lidar com os impactos substanciais na saúde mental dos estudantes universitários. A necessidade contínua de apoio psicológico e de estratégias institucionais é evidente, reconhecendo e abordando as diversas demandas emocionais dos estudantes para promover um ambiente acadêmico mais saudável e inclusivo. |
Abstract: | The COVID-19 pandemic has affected the lives of everyone, mainly university students, increasing suffering and mental health issues. This study was driven in a Psychology Clinic at a Public University in a border region. The objective was to perform an analysis of the epidemiological profile, with a clinical and socio-economic focus, of the individuals assisted at the Psychology Clinic of Unioeste – Foz do Iguaçu campus, during the COVID-19 pandemic. It is characterized as a descriptive exploratory study, developed in two stages: a systematic literature review and field research. The literature review aimed to identify knowledge gaps on the topic, providing a basis for initial discussion and expanding understanding of the issues found in both the field research and literature review. This includes understanding the main clinical conditions of suffering and mental health issues and how the pandemic may have affected these university students. The field research analyzed 118 records, revealing a profile of young adults, predominantly female (78.81%), Brazilians, living with their families, financially dependent, without children, with a prevalence of anxiety symptoms (90.68%), depression (44.91%), and grief (22.03%). The literature review demonstrated the impacts of the COVID-19 pandemic on the mental health of university students, revealing concerning prevalences of anxiety, stress, and depression. Risk factors identified included financial implications, social isolation, online learning, and concerns about the future. As the literature review as the reality found in the school clinic in Foz do Iguaçu showed changes in teaching and learning strategies during the pandemic, as well as
in psychological care, despite the transition to online services. Specifically, at Unioeste, the surveyed students expressed a preference for in-person counseling, seeking support, particularly for anxiety, stress, and depression related to interpersonal, academic, and financial challenges. The study emphasizes the importance of environmental factors in the manifestation of mental disorders, highlighting changes in academic routines and responsibilities. The use of psychotropic medications and psychoactive substances was observed, denoting the need for further research. Together, the literature review and the research underscore the importance of specific interventions to address the substantial impact on the mental health of university students. The ongoing need for psychological support and institutional strategies is evident, recognizing and addressing the diverse emotional demands of students to promote a healthier and more inclusive academic environment. La pandemia de COVID-19 ha impactado la vida de todos, y especialmente la de los estudiantes universitarios, exacerbando el sufrimiento y los problemas de salud mental. Este estudio fue realizado en una Clínica Escuela de Psicología de una Universidad Pública en una región fronteriza. El objetivo fue realizar un análisis del perfil epidemiológico, con enfoque clínico y socioeconómico, del público atendido en la Clínica Escuela de Psicología de la Unioeste – campus Foz do Iguaçu, durante la pandemia de COVID-19. Se caracteriza como un estudio descriptivo exploratorio, desarrollado en dos etapas: una revisión sistemática de la literatura y una investigación de campo. La revisión sistemática de la literatura tuvo como objetivo señalar la falta de conocimiento sobre el tema, buscando respaldar una discusión inicial y ampliar la comprensión sobre los problemas encontrados, tanto en la investigación de campo como en la propia revisión de la literatura, comprendiendo cuáles son los principales cuadros clínicos de sufrimiento y enfermedad mental, y comprendiendo cómo la pandemia puede haber afectado a estos estudiantes universitarios. La investigación de campo analizó 118 expedientes, encontrando un perfil de adultos jóvenes, predominantemente del sexo femenino (78,81%), brasileños, que viven con sus familias, dependientes económicamente, sin hijos, con una prevalencia de síntomas de ansiedad (90,68%), depresión (44,91%) y duelo (22,03%). La revisión de la literatura demostró los impactos de la pandemia de COVID-19 en la salud mental de los estudiantes universitarios, revelando preocupantes prevalencias de ansiedad, estrés y depresión. Se identificaron los siguientes factores de riesgo: implicaciones financieras, aislamiento social, educación en línea y preocupaciones sobre el futuro. Tanto en la revisión de la literatura como en la realidad encontrada en la clínica escolar en Foz do Iguaçu, las estrategias de enseñanza y aprendizaje experimentaron cambios durante la pandemia, al igual que la atención psicológica, a pesar de la transición a la atención en línea. Específicamente, en Unioeste, los estudiantes encuestados muestran preferencia por la atención presencial, buscando apoyo, principalmente, para la ansiedad, el estrés y la depresión, relacionados con desafíos interpersonales, académicos y financieros. El estudio señala la importancia de los factores ambientales en las manifestaciones de trastornos mentales, destacando los cambios en las rutinas y responsabilidades académicas. Se observa el uso de medicamentos psicotrópicos y sustancias psicoactivas, lo que demuestra la necesidad de más investigaciones. En conjunto, la revisión de la literatura y la investigación subrayan la importancia de intervenciones es pecíficas para abordar el impacto sustancial en la salud mental de los estudiantes universitarios. La necesidad continua de apoyo psicológico y estrategias institucionales es evidente, reconociendo y abordando las diversas demandas emocionales de los estudiantes para promover un entorno académico más saludable e inclusivo. |
Keywords: | Saúde do estudante Saúde mental Ansiedade Depressão COVID-19 Transtornos mentais Student health Mental health Anxiety Depression Coronavirus infections Mental disorders Salud del estudiante Salud mental Ansiedad Depresión Infecciones por coronavirus Trastornos mentales |
CNPq areas: | TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICA::PROGRAMAS DE ATENDIMENTO COMUNITARIO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação Letras e Saúde |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública em Região de Fronteira |
Campun: | Foz do Iguaçu |
Citation: | Steinmetz, Lígia Angélica Radis. Perfil dos estudantes atendidos pela Clínica de Psicologia em Universidade Pública de Região de Fronteira, durante o período da pandemia do COVID-19. 2024. 156 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública em Região de Fronteira) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7651 |
Issue Date: | 6-Mar-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Saúde Pública em Região de Fronteira (FOZ) |
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