Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7646
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMartini, Emanuelle Luana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3817501365907032por
dc.contributor.advisor1Umbelino, Janaina Damasco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4550288548686353por
dc.contributor.referee1Umbelino, Janaina Damasco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4550288548686353por
dc.contributor.referee2Matos, Neide da Silveira Duarte de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6501371935947033por
dc.contributor.referee3Leite, Hilusca Alves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0759915903794156por
dc.date.accessioned2025-02-11T18:22:48Z-
dc.date.issued2024-11-27-
dc.identifier.citationMARTINI, Emanuelle Luana. As queixas escolares e a sua relação com transtornos do neurodesenvolvimento: uma análise crítica à Luz da Teoria Histórico-Cultural. 2024. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7646-
dc.description.resumoA presente pesquisa faz parte das contribuições do Grupo de Pesquisa sobre Ensino, Aprendizagem e Teoria Histórico-Cultural (GEPEATH) e está inserida na linha de pesquisa “Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores”, a qual investiga as relações entre cultura e educação, a formação de professores, assim como os processos educativos formais e informais, abrangendo aspectos teóricos, práticos, socio-políticos e pedagógicos. Nossa pesquisa é de caráter qualitativo do tipo estudo de caso, tendo como metodologia a análise documental. O campo de pesquisa foi a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) do município de Coronel Vivida-PR e a análise ocorreu a partir dos documentos que envolvem as queixas escolares e laudos diagnósticos armazenados nos prontuários das crianças acompanhadas pela equipe de psicologia na SEMED. A pesquisa teve por objetivo geral identificar e compreender quais queixas escolares resultaram em diagnósticos de transtornos do neurodesenvolvimento. Para isso realizamos uma reflexão crítica acerca da tendência de atribuir a não aprendizagem dos conteúdos escolares e comportamentos considerados não esperados no contexto escolar a causas exclusivamente biológicas, desconsiderando o papel fundamental do contexto social e cultural na formação do sujeito. Investigamos as implicações desse processo diagnóstico para a prática pedagógica e o desenvolvimento das crianças. A pesquisa buscou evidenciar quais as queixas escolares resultaram em diagnósticos do neurodesenvolvimento, mas além disso discutir sobre questões mais amplas relacionadas ao contexto escolar, às interrelações sociais e culturais para o desenvolvimento humano. Utilizamos como aporte teórico os fundamentos da Teoria Histórico-Cultural, por considerarmos que essa perspectiva é a mais esclarecedora para entender o desenvolvimento humano, especialmente na forma como as relações sociais influenciam esse processo. A partir dessa perspectiva, discutimos o papel da escola como um espaço de mediação cultural, no qual o desenvolvimento das funções psíquicas superiores se dá de maneira dialética, em interrelação constante com o meio. A análise buscou desvelar o que são as queixas escolares e seu processo histórico, bem como, a definição dos transtornos do neurodesenvolvimento, e por fim, a compreensão do desenvolvimento do homem e do processo de aprendizagem. Frente aos resultados obtidos, as principais queixas escolares identificadas na pesquisa foram, dificuldades de atenção, comportamentos de agitação e inquietação, dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita. A conclusão destacou que as principais queixas escolares que resultaram em diagnósticos de transtornos do neurodesenvolvimento refletem as pressões do sistema educacional por explicações individuais de caráter biológico. Essas queixas, baseadas em um modelo de "aluno ideal" que não considera as múltiplas determinações do sujeito e sim pressupõe comportamentos esperados para o contexto escolar e servem como um referencial que orienta a prática pedagógica. Porém, o sujeito não se apresenta na escola como um sujeito moldado às exigências do sistema, mas sim como o resultado de múltiplas determinações que se manifestam por meio de seus comportamentos. Por fim, intencionamos contribuir para uma reflexão crítica acerca das queixas escolares e os diagnósticos de transtornos do neurodesenvolvimento.por
dc.description.abstractThis research is part of the contributions from the Research Group on Teaching, Learning, and Historical-Cultural Theory (GEPEATH) and falls within the research line "Culture, Educational Processes, and Teacher Training," which investigates the relationships between culture and education, teacher training, as well as formal and informal educational processes, encompassing theoretical, practical, socio-political, and pedagogical aspects. Our research is qualitative in nature, specifically a case study, using document analysis as the methodology. The research field was the Municipal Department of Education (SEMED) in the municipality of Coronel Vivida-PR, with the analysis based on documents involving school complaints and diagnostic reports stored in the records of children monitored by the psychology team at SEMED. The general objective of the research was to identify and understand which school complaints resulted in diagnoses of neurodevelopmental disorders. To achieve this, we conducted a critical reflection on the tendency to attribute the lack of learning of school content and behaviors considered unexpected in the school context to exclusively biological causes, disregarding the fundamental role of the social and cultural context in the formation of the individual. We investigated the implications of this diagnostic process for pedagogical practice and children's development. The research sought to highlight which school complaints resulted in neurodevelopmental disorder diagnoses, as well as to discuss broader issues related to the school context, social and cultural interrelations for human development. We used the foundations of Historical-Cultural Theory as a theoretical framework, considering that this perspective is the most enlightening for understanding human development, especially in the way social relationships influence this process. From this perspective, we discussed the role of the school as a space for cultural mediation, in which the development of higher psychological functions occurs dialectically, in constant interrelation with the environment. The analysis aimed to uncover what school complaints are and their historical process, as well as the definition of neurodevelopmental disorders, and finally, the understanding of human development and the learning process. Based on the results obtained, the main school complaints identified in the research were attention difficulties, agitation and restlessness behaviors, and difficulties in learning reading and writing. The conclusion highlighted that the main school complaints that resulted in diagnoses of neurodevelopmental disorders reflect the pressures of the educational system for individual explanations of a biological nature. These complaints, based on a model of the "ideal student" that does not consider the multiple determinations of the individual, but rather presumes expected behaviors for the school context, serve as a reference that guides pedagogical practice. However, the individual does not present themselves at school as someone molded to the system's demands, but rather as the result of multiple determinations that manifest through their behaviors. Finally, we aim to contribute to a critical reflection on school complaints and the diagnoses of neurodevelopmental disorders.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2025-02-11T18:22:48Z No. of bitstreams: 1 Emauelle Luana Martini 24.pdf: 1527797 bytes, checksum: 7858314cf15b3ee4f2cefa74ca1045c3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-11T18:22:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Emauelle Luana Martini 24.pdf: 1527797 bytes, checksum: 7858314cf15b3ee4f2cefa74ca1045c3 (MD5) Previous issue date: 2024-11-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectQueixa escolarpor
dc.subjectTranstornos do neurodesenvolvimentopor
dc.subjectTeoria histórico-culturalpor
dc.subjectSchool complaintseng
dc.subjectNeurodevelopmental disorderseng
dc.subjectHistorical-cultural theoryeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpor
dc.titleAs queixas escolares e a sua relação com transtornos do neurodesenvolvimento: uma análise crítica à Luz da Teoria Histórico-Culturalpor
dc.title.alternativeSchool complaints and their relationship with neurodevelopmental disorders: a critical analysis in Light of Historical-Cultural Theory.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Emauelle Luana Martini 24.pdf1.49 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.