Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7548
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Desafios de coerência textual na reescrita do gênero Ensaio: conexão entre a pesquisa e a prática com o 7º ano do ensino fundamental |
Other Titles: | Desafíos de coherencia textual en la reescritura del género ensayístico: conexión entre investigación y práctica con el 7º año de la escuela primaria |
Autor: | Pissolato, Marcio José ![]() |
Primeiro orientador: | Sella, Aparecida Feola |
Primeiro membro da banca: | Sella, Aparecida Feola |
Segundo membro da banca: | Camargo, Amanda Kristensen de |
Terceiro membro da banca: | Oliveira, Valdeci Batista de Melo |
Quarto membro da banca: | Mendonça, Sonia Cristina Poltronieri |
Resumo: | Esta Dissertação teve como tema a coerência como composição do texto, um dos requisitos que compõem a textualidade. O estudo tentou responder as seguintes questões: Quais são as dificuldades apresentadas pelos alunos no desenvolvimento do gênero Ensaio? O que o professor pode fazer para que seus alunos escrevam com coerência e progressão seus Ensaios? As metarregras promovem coerência no texto do aluno? O objetivo geral desta pesquisa foi, por meio do gênero textual Ensaio, elaborar uma abordagem metodológica voltada para a criação de uma unidade didática que abordasse os problemas de coerência textual ao revisar Ensaios com alunos do 7º ano. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos específicos: criar uma unidade didática sobre produção de Ensaio, com base nas metarregras de Charolles (1988); aplicar a unidade elaborada em sala de aula de um 7º ano e identificar questões relacionadas à coerência textual na escrita e na reescrita; propor unidade didática para consulta dos professores da Educação Básica. A análise teve base na Linguística Textual (Koch, 2001; 2007; 2009; 2011; Marcuschi, 2002; 2007; 2008; Koch; Travaglia, 2004; 2008; Koch; Favero, 2008; Koch; Elias, 2010; 2012; 2017), na teoria dos problemas da coerência dos textos (Charolles, 1988; Costa Val, 2016) e na teoria dos gêneros discursivos (Bakhtin, 2000; 2002), além de outros estudos com foco na coerência textual na produção textual de alunos da Educação Básica. A pesquisa desenvolvida foi qualitativa na estratégia da pesquisa-ação, com análise de conteúdo. Foram utilizados registros textuais de estudantes de um 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Chapecó-SC, coletados no primeiro semestre de 2024, para compor o corpus. A unidade didática foi aplicada dentro das etapas do processo de escrita fundamentadas na reflexão de Passarelli (2012), todas acompanhadas pelos descritores do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A sua realização foi guiada por momentos de pré-análise de materiais, exploração bibliográfica e posterior estudo dos textos pelo pesquisador, para, então, elaborar a unidade didática sobre a composição da coerência no gênero Ensaio. Primeiramente, constataram-se as dificuldades dos alunos com relação ao domínio da capacidade argumentativa. Com base na aplicação da unidade didática, depois da implementação das atividades de intervenção utilizando metarregras, os dados obtidos confirmaram a hipótese proposta de que o ensino de estratégias interventivas resulta no uso apropriado dos mecanismos de coerência. Isso leva os alunos a produzirem textos argumentativos mais coerentes, que respeitem a progressão textual em uma abordagem mais discursiva da língua. Para uma conclusão mais abrangente, destacou-se a relevância de se estudar coerência e argumentação ao longo do ano letivo. Isso significa que o processo de reescrita requer a leitura, a fim de possibilitar a argumentação na elaboração de textos. Além disso, reforça-se a necessidade do trabalho da escola, desde cedo, com os diversos gêneros discursivos, de modo que os alunos se apropriem das habilidades de leitura e escrita que eles exigem. |
Abstract: | El tema de esta disertación fue la coherencia como composición textual, uno de los requisitos que conforman la textualidad. El estudio intentó responder a las siguientes preguntas: ¿Qué dificultades tienen los alumnos para desarrollar el género ensayístico? ¿Qué pueden hacer los profesores para que sus alumnos escriban sus ensayos con coherencia y progresión? ¿Promueven las metarreglas la coherencia en el texto del alumno? El objetivo general de esta investigación fue, a partir del género textual Ensayo, desarrollar un enfoque metodológico orientado a la creación de una unidad didáctica que aborde los problemas de coherencia textual en la revisión de Ensayos con estudiantes de 7mo año. Para ello, se definieron los siguientes objetivos específicos: crear una unidad didáctica sobre la producción de ensayos, basada en las metarreglas de Charolles (1988); aplicar la unidad preparada en un aula de 7º curso e identificar los problemas relacionados con la coherencia textual en la escritura y la reescritura; proponer una unidad didáctica para su consulta por parte de los profesores de primaria. El análisis se basó en la Lingüística Textual (Koch, 2001; 2007; 2009; 2011; Marcuschi, 2002; 2007; 2008; Koch; Travaglia, 2004; 2008; Koch; Favero, 2008; Koch; Elias, 2010; 2012; 2017), la teoría de los problemas de coherencia textual (Charolles, 1988; Costa Val, 2016) y la teoría de los géneros discursivos (Bajtín, 2000; 2002), así como en otros estudios centrados en la coherencia textual en la producción textual de los alumnos de primaria. La investigación realizada fue cualitativa, utilizando la estrategia de investigación acción y análisis de contenido. Se utilizaron registros textuales de estudiantes del 7º año de la Enseñanza Primaria de una escuela pública de Chapecó/SC, recopilados en el primer semestre de 2024, para la composición del corpus. La unidad didáctica fue aplicada dentro de las etapas del proceso de escritura a partir de las reflexiones de Passarelli (2012), todas acompañadas de los descriptores del Sistema de Evaluación de la Educación Básica (Saeb). Su realización estuvo guiada por momentos de preanálisis de materiales, exploración bibliográfica y posterior estudio de los textos por parte de la investigadora, para luego elaborar la unidad didáctica sobre la composición de la coherencia en el género Ensayo. En primer lugar, se constataron las dificultades de los alumnos para dominar las destrezas argumentativas. A partir de la aplicación de la unidad didáctica, luego de implementar actividades de intervención utilizando metarreglas, los datos obtenidos confirmaron la hipótesis propuesta de que la enseñanza de estrategias de intervención resulta en el uso adecuado de mecanismos de coherencia. Esto lleva a los estudiantes a producir textos argumentativos más coherentes que respetan la progresión textual dentro de un enfoque más discursivo de la lengua. Para una conclusión más integral, se destacó la relevancia de estudiar la coherencia y la argumentación a lo largo del año académico. Esto significa que el proceso de reescritura requiere de lectura, con el fin de posibilitar la argumentación en la elaboración de los textos. También se refuerza la necesidad de que la escuela trabaje con distintos géneros discursivos desde edades tempranas, para que los alumnos adquieran las habilidades de lectura y escritura que requieren. |
Keywords: | Coerência Textualidade Progressão textual Coherencia Textualidad Progresión textual |
CNPq areas: | LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissional |
Campun: | Cascavel |
Citation: | PISSOLATO, Marcio José. Desafios de coerência textual na reescrita do gênero Ensaio: conexão entre a pesquisa e a prática com o 7º ano do ensino fundamental. 2024. 126 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - Paraná. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7548 |
Issue Date: | 16-Dec-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Márcio_Pissolato2024.pdf | 2.39 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.