Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7529
Tipo do documento: | Tese |
Title: | A reforma do Ensino Médio e o projeto ultraliberal de formação da classe trabalhadora |
Other Titles: | The reform of secondary education and the ultraliberal project of training the working class |
Autor: | Trindade, Debora Cristine ![]() |
Primeiro orientador: | Orso, Paulino José |
Primeiro membro da banca: | Orso, Paulino José |
Segundo membro da banca: | Derisso, José Luis |
Terceiro membro da banca: | Malanchen, Julia |
Quarto membro da banca: | Ramos, Marise Nogueira |
Quinto membro da banca: | Carvalho, Celso do Prado Ferraz de |
Resumo: | Esta tese tem como objetivo principal investigar as correlações de forças implícitas na reforma do Ensino Médio, regulamentada pela Lei nº 13.415/ 2017. Para tanto, são propostos três objetivos específicos: a) investigar as características das políticas ultraliberais presentes na organização da política educacional brasileira e na formação dos filhos da classe trabalhadora, especialmente em nível médio; b) examinar as reformas curriculares ocorridas no Brasil, desde a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional nº 9.394/1996 até a implementação da Lei nº 13.415/2017; c) averiguar como ocorre a adequação das políticas ultraliberais mediante a exposição da implementação da reforma do Ensino Médio no estado do Paraná. Como estratégia metodológica, considerando o trabalho como categoria fundante da formação humana e inerente à educação, realiza-se um recuo histórico para compreender as reformas do Ensino Médio em nível federal, articulando-as com a organização econômica, política e social, com foco nas políticas educacionais implementadas entre os anos de 1990 e a atualidade. A análise incluiu a Medida Provisória nº 746/2016, a Lei nº 13.415/2017 e a Base Nacional Comum Curricular (Resolução CNE/CP nº 4/ 2018), que configuram as diretrizes das políticas educacionais contemporâneas no país. A implementação da reforma e seus efeitos desastrosos, resultantes dos objetivos subjacentes à formação do trabalhador e à organização e manutenção da sociedade de classes, foi exemplificada pelo arranjo no estado do Paraná. Como permitido, o enfoque do Ensino Médio no Paraná está na formação socioemocional, no empreendedorismo e no projeto de vida, com um programa baseado em itinerários formativos e no uso de plataformas digitais, com ênfase nas avaliações externas. A pesquisa bibliográfica, elaborada a partir de materiais já publicados, abrange o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, as principais revistas das universidades públicas brasileiras e os anais de simpósios, seminários e eventos em educação realizados nos últimos anos. Ao final, reafirma-se a necessidade de defender a Pedagogia Histórico-Crítica como uma teoria revolucionária e alternativa frente à intensificação das políticas liberais, uma vez que seu compromisso com a classe trabalhadora e a emancipação humana perpassa a valorização da escola, dos conteúdos clássicos, dos profissionais da educação e da formação crítica da juventude. Esta pesquisa procura contribuir para o debate sobre a racionalização do liberalismo e da política de mercado, presentes em diversos setores da sociedade, que legitimam o funcionamento dos aparelhos do Estado, inclusive na organização do ensino por meio da Lei nº 13.415/2017, tanto em nível nacional quanto especificamente no estado do Paraná. Pretende-se avançar no debate sobre as possibilidades de enfrentamento e defesa da educação e da escola pública pelos professores e estudantes no confronto à reforma do Ensino Médio, que se apresenta na contramão da valorização da escola, dos profissionais da educação e da formação crítica da juventude por meio do conhecimento elaborado. Assim, a resistência e a luta da classe trabalhadora, para garantir o acesso de todos ao que já fora desenvolvido pelas forças produtivas, tem o trabalho como necessidade natural do homem, e, para tanto, a formação não meramente instrumental, mas, sim, comviii fundamento ontológico, voltada à manutenção da vida humana, à compreensão e à transformação da realidade social. |
Abstract: | This thesis aims to investigate the correlations of forces implicit in the reform of secondary education, regulated by Law nº 13.415/2017. To this end, three specific objectives are proposed: a) to investigate the characteristics of ultra-liberal policies present in the organization of Brazilian educational policy and in the education of working-class children, especially at secondary level; b) to examine the curricular reforms that have occurred in Brazil, from the Law of Guidelines and Bases for National Education nº 9.394/1996 to the implementation of Law nº 13.415/2017; c) to investigate how the adaptation of ultra-liberal policies occurs by exposing the implementation of the reform of secondary education in the state of Paraná. As a methodological strategy, considering work as a founding category of human formation and inherent to education, a historical retreat is made to understand the reforms of Secondary Education at the federal level, articulating them with the economic, political and social organization, focusing on educational policies implemented between the 1990s and the present day. The analysis included Provisional Measure nº 746/2016, Law nº 13.415/2017, and the National Common Curricular Base (CNE/CP Resolution nº 4/2018), which set the guidelines for contemporary educational policies in the country. The implementation of the reform and its disastrous effects, resulting from the underlying objectives of worker training and the organization and maintenance of class society, was exemplified by the arrangement in the state of Paraná. As permitted, the focus of high school in Paraná is on socio-emotional training, entrepreneurship, and life projects, with a program based on formative pathways and the use of digital platforms, emphasizing external assessments. The bibliographic research, prepared from previously published materials, covers the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel, the main journals of Brazilian public universities, and the proceedings of symposia, seminars, and events in education held in recent years. Finally, the need to defend HistoricalCritical Pedagogy as a revolutionary and alternative theory in the face of the intensification of liberal policies is reaffirmed, since its commitment to the working class and human emancipation permeates the valorization of school, classical content, education professionals and the critical training of youth. This research seeks to contribute to the debate on the rationalization of liberalism and market policies, present in various sectors of society, which legitimize the functioning of the State apparatus, including in the organization of education through Law nº 13.415/2017, both at the national level and specifically in the state of Paraná. The aim is to advance the debate on the possibilities of confronting education and public schools by teachers and students in the confrontation and fight against the reform of high school, which runs counter to the valorization of schools, education professionals, and the critical education of young people through the knowledge developed. Thus, the resistance and struggle of the working class, to guarantee access for all to what has already been developed by the productive forces, has work as a natural need of man, and, to this end, education is not merely instrumental, but rather has an ontological foundation, aimed at maintaining human life and understanding and transforming social reality. |
Keywords: | Reforma do Ensino Médio Ultraliberalismo História da educação Paraná Pedagogia Histórico-Crítica High School Reform Ultraliberalism History of Education Paraná Historical-Critical Pedagogy |
CNPq areas: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Cascavel |
Citation: | TRINDADE, Debora Cristine. A reforma do Ensino Médio e o projeto ultraliberal de formação da classe trabalhadora. 2024. 105 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - Paraná. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7529 |
Issue Date: | 5-Dec-2024 |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Debora_Trindade2024.pdf | 1.44 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.