Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7511
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorWrobel, Célia Gesica Belotto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5192761656409245por
dc.contributor.advisor1Klauck, Samuel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0048790978449306por
dc.contributor.referee1Santos, José Carlos dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8774702624197992por
dc.contributor.referee2Silva, Micael Alvino da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2675257975456499por
dc.date.accessioned2025-01-17T14:52:18Z-
dc.date.issued2024-09-27-
dc.identifier.citationWrobel, Célia Gesica Belotto. Estudo do movimento migratório dos alunos brasileiros que cursam medicina em Cidade do Leste - Paraguai. 2024. 113 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Foz do Iguaçu - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7511-
dc.description.resumoEsta dissertação explora a migração de estudantes brasileiros para o Paraguai, com foco nos alunos de medicina em Cidade do Leste. O estudo analisa as motivações econômicas e pessoais que levam esses estudantes a optarem pelo Paraguai, incluindo o custo mais baixo da educação e a facilidade de ingresso comparado ao Brasil. A pesquisa também investiga os desafios enfrentados no processo de regularização migratória, como a complexidade burocrática, a falta de informações claras e a percepção de corrupção. Utilizando uma metodologia abrangente, que inclui revisão bibliográfica, análise documental, consultas a fontes jornalísticas e entrevistas semiestruturadas, o estudo oferece uma visão detalhada das experiências dos estudantes. Os resultados indicam que, embora muitos estudantes tentem regularizar sua situação logo no início de sua estadia, enfrentam obstáculos significativos que complicam o processo. Além disso, a pesquisa destaca a diversidade socioeconômica dos estudantes, que varia de rendas familiares baixas a altas, refletindo um espectro amplo de origens. A dissertação também revela que, apesar das dificuldades, muitos estudantes conseguem se adaptar ao novo ambiente, desafiando percepções iniciais negativas sobre o Paraguai. O estudo conclui com recomendações para políticas públicas mais eficazes, que visem facilitar a integração e regularização dos estudantes, promovendo um ambiente educacional mais acolhedor e seguro. Essas medidas são essenciais para melhorar a experiência educacional e migratória dos estudantes brasileiros no Paraguai.por
dc.description.abstractThis dissertation explores the migration of Brazilian students to Paraguay, focusing on medical students in Ciudad del Este. The study analyzes the economic and personal motivations that lead these students to choose Paraguay, including the lower cost of education and the easier admission process compared to Brazil. The research also investigates the challenges faced in the process of migration regularization, such as bureaucratic complexity, lack of clear information, and perceptions of corruption. Utilizing a comprehensive methodology that includes literature review, document analysis, consultations with journalistic sources, and semistructured interviews, the study provides a detailed view of the students' experiences. The results indicate that although many students attempt to regularize their status early in their stay, they encounter significant obstacles that complicate the process. Furthermore, the research highlights the socioeconomic diversity of the students, ranging from low to high family incomes, reflecting a broad spectrum of backgrounds. The dissertation also reveals that despite the difficulties, many students manage to adapt to the new environment, challenging initial negative perceptions about Paraguay. The study concludes with recommendations for more effective public policies aimed at facilitating the integration and regularization of students, promoting a more welcoming and secure educational environment. These measures are essential to improving the educational and migratory experience of Brazilian students in Paraguay.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2025-01-17T14:52:18Z No. of bitstreams: 1 Celia_Gesica_Belotto_Wrobel_2024.pdf: 1005399 bytes, checksum: 11e81fd98563527a31d18348ef1c24e9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-17T14:52:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Celia_Gesica_Belotto_Wrobel_2024.pdf: 1005399 bytes, checksum: 11e81fd98563527a31d18348ef1c24e9 (MD5) Previous issue date: 2024-09-27eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectMigração estudantilpor
dc.subjectRegularização migratóriapor
dc.subjectEstudantes de medicinapor
dc.subjectParaguaipor
dc.subjectBrasilpor
dc.subjectStudent migrationeng
dc.subjectMigration regularizationeng
dc.subjectMedical studentseng
dc.subjectParaguayeng
dc.subjectBrazileng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.titleEstudo do movimento migratório dos alunos brasileiros que cursam medicina em Cidade do Leste - Paraguaipor
dc.title.alternativeStudy of the migratory movement of brazilian students studying medicine in Ciudad del Este - Paraguayeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Celia_Gesica_Belotto_Wrobel_2024.pdfDocumento principal981.83 kBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.