Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7510
Tipo do documento: Tese
Title: A Prática de Análise Linguística/Semiótica de base dialógica na compreensão de docentes em contexto de formação continuada colaborativa: uma análise discursiva
Other Titles: The practice of dialogicbased linguistic/semiotic analysis in teachers’ understanding within a collaborative continuing education context: a discursive analysis
Autor: Turkiewicz, Rosemary de Oliveira Schoffen 
Primeiro orientador: Costa-Hübes, Terezinha da Conceição
Primeiro membro da banca: Costa-Hübes, Terezinha da Conceição
Segundo membro da banca: Pereira, Rodrigo Acosta
Terceiro membro da banca: Oliveira, Neil Armstrong Franco de
Quarto membro da banca: Baumgartner, Carmen Teresinha
Quinto membro da banca: Torrentes, Greice da Silva Castela
Resumo: A presente pesquisa se volta para o tema discursos dos professores sobre a Prática de Análise Linguística/Semiótica (PAL/S) de base dialógica, em contexto de formação continuada colaborativa (FCC), envolvendo docentes da Educação Básica, em especial, dos anos finais do Ensino Fundamental. Ao reportamo-nos a essa prática de linguagem, nosso objetivo geral é: refletir sobre os discursos acerca da PAL/S de base dialógica reverberados nas interações discursivas e materiais didáticopedagógicos (re)elaborados pelos professores participantes no contexto de FCC. Na perspectiva de atingir esse intento, os dados foram gerados durante a FCC, envolvendo 15 professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (EF) da rede estadual paranaense, com vistas a responder às indagações: a) que discursos sobre a PAL/S são viabilizados em contexto de FCC? b) é possível construir inteligibibilidades sobre a PAL/S de base dialógica em um contexto de FCC? Do ponto de vista teórico-metodológico, inserimo-nos na área da Linguística Aplicada (LA), com ancoragem na Concepção Dialógica da Linguagem (CDL), recorrendo à Pesquisa Colaborativa (PC) e à Análise Dialógica do discurso (ADD) para a geração e análise dos dados, respectivamente. Desse modo, a presente pesquisa fundamenta-se na compreensão de linguagem como discurso, constituída nos processos de interação entre os sujeitos, perpassada pelas relações dialógicas. Por conseguinte, as discussões sobre a linguagem amparam-se nos estudos do Círculo de Bakhtin; sobre a PAL, em textos de Geraldi (2011[1984], 1991) e Franchi (2006[1987]); e sobre a PAL/S de base dialógica, em autores como Acosta-Pereira (2011, 2013, 2014, 2016, 2018, 2022); Acosta-Pereira; Rodrigues (2010, 2015); Polato (2017); Acosta-Pereira; Santos-Clerise (2020); Costa-Hübes (2017, 2021); Acosta Pereira e Costa-Hübes (2021; 2022), Acosta Pereira e Raupp (2022), entre outros. Dentro desse viés, constitui-se em uma pesquisa qualitativa interpretativista (Bortoni-Ricardo, 2008), subsidiada pela ADD (Amorim, 2004; Brait, 2012[2006], 2013[2005]; Acosta-Pereira e Rodrigues, 2010; 2015; Acosta-Pereira, 2017, 2020; entre outros), nos processos de análise. Para a organização da FCC, buscamos auxílio nos estudos de Magalhães (2002, 2004); Desgagné (2007); entre outros, focalizando o caráter colaborativo no desenvolvimento das ações formativas. Logo, defendemos a tese de que a FCC possibilita aos professores participantes construir inteligibilidades sobre a PAL/S de base dialógica, de modo que esta possa refletir e refratar em seus discursos e (re)elaborações de materiais didático-pedagógicos. Ao analisar os discursos dos professores participantes à luz dos matizes ideológico-valorativos que os engendram, os resultados apontam para: as relações dialógicas com os discursos dos textos teórico-metodológicos de apoio à FCC; a compreensão da dimensão discursiva entretecida aos textos-enunciados e de aspectos teórico-metodológicos da PAL/S de base dialógica; a compreensão de que os usos linguísticos, textuais e enunciativos não constituem escolhas aleatórias, neutras; o reconhecimento da presença de relações dialógicas, cronotópicas e axiológicas engendradas e entretecidas na construção estilístico-composicional do texto-enunciado a serem consideradas nos materiais didático-pedagógicos de PAL/S; a consideração das características dos9 recursos lexicais, textuais, linguísticos e gramaticais que se relacionam à natureza estilística e valorativa do enunciado na (re)elaboração de materiais. Contudo, ao longo do percurso, os atos responsivos dos professores possibilitam entrever traços do discurso da tradição imbricados com o discurso da mudança, reverberando movimentos de permanência e rupturas do constante embate de forças centrípetas e centrífugas quanto ao ensino de linguagem, movimentos estes advindos do próprio cronotopo do ensino de LP, em especial na rede estadual de ensino.
Abstract: This study explores the theme of teachers' discourses on the Dialogically Based Linguistic/Semiotic Analysis Practice (PLA) within the context of collaborative continuing education (CCE), focusing on educators from basic education, particularly those teaching in the final years of middle school. By addressing this language practice, the main objective is: to reflect on the discourses about PLA echoed in the discursive interactions and in the didactic-pedagogical materials (re)developed by participating teachers within the CCE framework. To achieve this aim, data were generated during the CCE, involving 15 middle school teachers (grades 6 to 9) from the state education system in Paraná, addressing the questions: a) What discourses on PLA emerge in the CCE context? b) Is it possible to construct intelligibilities on dialogically based PLA within a CCE context? From a theoretical and methodological standpoint, the research is anchored in Applied Linguistics (AL) and the Dialogical Conception of Language (DCL), employing Collaborative Research (CR) for data generation and Dialogical Discourse Analysis (DDA) for data analysis. This study is grounded in the understanding of language as discourse, constituted through interactional processes among subjects and shaped by dialogical relations. Thus, discussions on language draw upon Bakhtin Circle studies; PLA is addressed through works by Geraldi (2011[1984], 1991) and Franchi (2006[1987]); and dialogically based PLA is informed by authors such as Acosta-Pereira (2011, 2013, 2014, 2016, 2018, 2022), Acosta-Pereira and Rodrigues (2010, 2015), Polato (2017), among others. The study adopts a qualitative, interpretive approach (Bortoni-Ricardo, 2008), supported by DDA (Amorim, 2004; Brait, 2012[2006], 2013[2005]; Acosta-Pereira and Rodrigues, 2010; 2015; Acosta-Pereira, 2017, 2020, among others). For CCE organization, studies by Magalhães (2002, 2004) and Desgagné (2007), emphasizing the collaborative nature of formative actions, were consulted. The thesis argues that CCE enables participant teachers to construct intelligibilities about dialogically based PLA, which subsequently reflect and refract in their discourses and (re)development of didactic-pedagogical materials. Analysis of teachers' discourses, through the lens of ideological-axiological hues, reveals as result: dialogical relations with theoreticalmethodological support texts from CCE; understanding of discursive dimensions interwoven in texts-utterances and theoretical-methodological aspects of dialogically based PLA; awareness that linguistic, textual, and enunciative choices are neither random nor neutral; recognition of dialogical, chronotopic, and axiological relations in the stylistic-compositional construction of text-utterances to be considered in didacticpedagogical materials for PLA; and the importance of lexical, textual, linguistic, and grammatical resources connected to the stylistic and evaluative nature of utterances in material (re)development. However, throughout the process, teachers' responsive acts reveal traces of traditional discourse intertwined with transformative discourse, reflecting movements of continuity and rupture within the ongoing tension between centripetal and centrifugal forces in language teaching. These dynamics emerge from the chronotope of language teaching, particularly within the state education system.
Keywords: Análise dialógica do discurso
Prática de Análise Linguística/Semiótica de base dialógica
Formação continuada colaborativa
Produção de Inteligibilidades
Materiais didático-pedagógicos
Dialogical discourse analysis
Dialogically based Linguistic/Semiotic Analysis Practice
Collaborative continuing education
Intelligibility production
Didactic-pedagogical materials
CNPq areas: LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: TURKIEWICZ, Rosemary de Oliveira Schoffen. A Prática de Análise Linguística/Semiótica de base dialógica na compreensão de docentes em contexto de formação continuada colaborativa: uma análise discursiva. 2024. 400 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - Paraná.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7510
Issue Date: 25-Sep-2024
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rosemary_Turkiewicz2024.pdf5.21 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.