Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7497
Tipo do documento: Tese
Title: Capital Humano Configurado na Criança: projeto de formação do Banco Mundial para a infância da periferia do capitalismo
Other Titles: Human Capital Configured in the Child: The World Bank's training project for children on the periphery of capitalism
Autor: Guerra, Dhyovana 
Primeiro orientador: Figueiredo, Ireni Marilene Zago
Primeiro coorientador: Sandri, Simone
Primeiro membro da banca: Figueiredo, Ireni Marilene Zago
Segundo membro da banca: Silva, Maria Abádia da
Terceiro membro da banca: Schneider, Eduarda Maria
Quarto membro da banca: Meglhioratti, Fernanda Aparecida
Quinto membro da banca: Zanardini, Isaura Monica Souza
Resumo: Esta tese integra a linha de pesquisa Educação, Políticas Sociais e Estado, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, Campus de Cascavel. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa, e a análise das fontes está fundamentada na perspectiva do Materialismo histórico-dialético. Os documentos compõem nossas fontes primárias e foram coletados no site do Banco Mundial e na página do Projeto de Capital Humano (PCH). A pesquisa bibliográfica compôs nossas fontes secundárias e foi realizada no Portal de Periódicos da Capes e no Scielo, resultando em livros, dissertações, teses e artigos. O problema de pesquisa desta tese é a pergunta: como se expressa e se materializa o atual projeto de formação de capital humano proposto pelo Banco Mundial? Para responder ao problema elencamos quatro objetivos específicos: a) Identificar os fundamentos socioeconômicos e teórico-ideológicos utilizados pelo Banco Mundial para justificar a necessidade da formação do capital humano; b) Compreender como se constrói no campo socioeconômico e teórico-ideológico a necessidade de formação de capital humano; c) Compreender como se constrói no campo socioeconômico e teórico-ideológico a justificativa para a existência da pobreza; d) Analisar como se expressa e se materializa o projeto de formação de capital humano proposto pelo Banco Mundial. Como resultado, defendemos que o projeto de formação de capital humano, proposto pelo Banco Mundial, se expressa na preocupação com a educação das crianças pobres dos países periféricos do capitalismo e se materializa por meio das ações do Projeto de Capital Humano (PCH), sustentado por um consenso educativo em torno de quatro dimensões: pobreza, educação, saúde e trabalho. Os fundamentos socioeconômicos e teórico-ideológicos deste consenso educativo estão no cerne do pensamento conservador, desenvolvido no percurso histórico do capital, o qual lançam mão de arcabouço conceitual bem elaborado, presente na teoria do capital humano e na ideologia do darwinismo social, por exemplo. A categoria socioeconômica e teórico-ideológica que emerge do nosso estudo e que expressa a cerne desse projeto de formação é o Capital Humano Configurado na Criança, que na sua essência significa produzir e reproduzir formação humana, desde a infância, formando um novo perfil de capital humano nos países periféricos do capitalismo, com o objetivo de explorar essa mão de obra em momento mais oportuno, na vida adulta.
Abstract: This thesis is part of the research line Education, Social Policies and the State, of the Graduate Program in Education at the State University of Western Paraná (Unioeste), Cascavel. It is a bibliographic and documentary research, with a qualitative approach, and the analysis of the sources is based on the perspective of historical-dialectical materialism. The documents make up our primary sources and were collected from the World Bank website and the Human Capital Project (HCP) page. The bibliographic research constitutes our secondary sources and was conducted on the Capes Periodicals Portal and Scielo, resulting in books, dissertations, theses and articles. The research problem of this thesis is the following question: how is the current human capital formation project proposed by the World Bank expressed and materialized? To answer this question, we outlined four specific objectives: a) Identify the socioeconomic and theoreticalideological foundations used by the World Bank to justify the need for human capital formation; b) Understand how the need for human capital formation is constructed in the socioeconomic and theoretical-ideological field; c) Comprehend how the justification for the existence of poverty is constructed in the socioeconomic and theoretical-ideological fields; d) Analyze how the human capital formation project proposed by the World Bank is expressed and materialized. As a result, we argue that the human capital formation project proposed by the World Bank is expressed in the concern for the education of poor children in the peripheral countries of capitalism and has materialized through the actions of the Human Capital Project (HCP), supported by an educational consensus around four dimensions: poverty, education, health and work. The socioeconomic and theoretical-ideological foundations of this educational consensus lie at the core of conservative thought, developed throughout the historical course of capital, which makes use of a well-elaborated conceptual framework, present in the theory of human capital and in the ideology of social Darwinism, for example. The socioeconomic and theoretical-ideological category that emerges from our study, and that expresses the core of this training project, is the Human Capital Configured in the Child, which, in essence, means producing and reproducing human formation from childhood, shaping a new profile of human capital in the peripheral countries of capitalism, with the objective of exploiting this labor force at a more opportune moment in adulthood.
Keywords: Educação básica
Capital humano configurado na criança
Banco Mundial
Teoria do capital humano
Elementary education
Human capital configured in the child
World Bank
Human capital theory
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: GUERRA, Dhyovana. Capital Humano Configurado na Criança: projeto de formação do Banco Mundial para a infância da periferia do capitalismo. 2024. 210 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - Paraná.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7497
Issue Date: 14-Aug-2024
Appears in Collections:Doutorado em Educação (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dhyovana_Guerra2024.pdf2.46 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.