Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7495
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorHIPPLER, Kethlyn Elisa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2367363629312845por
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Ireni Marilene Zago-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0727859600733159por
dc.contributor.advisor-co1Sandri, Simone-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3367117319415296por
dc.contributor.referee1Figueiredo, Ireni Marilene Zago-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0727859600733159por
dc.contributor.referee2Sandri, Simone-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3367117319415296por
dc.contributor.referee3Lizzi, Maria Sandreana Salvador da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1208049242048811por
dc.contributor.referee4Deitos, Roberto Antonio-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4743456433918126por
dc.date.accessioned2025-01-15T12:43:49Z-
dc.date.issued2024-08-27-
dc.identifier.citationHIPPLER, Kethlyn Elisa. O Projeto de Formação Humana da UNESCO e suas Relações com as Dez Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular. 2024. 158 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - Paraná.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7495-
dc.description.resumoPor meio de sua atuação internacional, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura desenvolve relatórios e documentos norteadores para a implementação de políticas educacionais que indicam os fundamentos de defesa de uma educação globalizante, adaptativa e em favor da manutenção do sistema capitalista. Ao compreender este processo de direcionamento político-ideológico, concerne observar como ocorre esse movimento por intermédio das políticas curriculares brasileiras implementadas na atualidade para entender como essa influência se dá especificamente no território nacional e qual o papel formativo determinado para a educação brasileira na agenda global. A partir desse enfoque, tomamos como objeto de estudo as Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular, que se caracterizam como o conjunto de aprendizagens essenciais para a formação de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores a serem desenvolvidos para atender às demandas do cotidiano, da vida em sociedade e do mundo do trabalho. Ao analisar as competências que fundamentam e perpassam por todo o sistema básico da educação pública brasileira, nos questionamos: Com base nas proposições e orientações da UNESCO oriundas das Conferências Internacionais de Jomtien (1990), Dakar (2000) e Incheon (2015), qual é o Projeto de Formação Humana para o século XXI? Em que medida esse projeto se relaciona com as Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular? Assim, o objetivo geral é analisar a elaboração do Projeto de Formação Humana defendido pela UNESCO e como esse se relaciona com as Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular. Para a construção desta dissertação, utilizamos como metodologia o estudo bibliográfico e pesquisa documental dos textos finais da Conferência Mundial de Educação em Jomtien (1990), da Conferência Mundial de Educação em Dakar (2000) e da Conferência Mundial de Educação em Incheon (2015), assim como do documento final da Base Nacional Comum Curricular (2017). Nesse processo, verificamos que os encaminhamentos para a educação pública brasileira não são direcionados despretensiosamente, afinal, por meio da determinação de competências, habilidades, atitudes e valores como elementos basilares para a formação dos discentes, constrói-se um projeto educacional que compreende a escola como aparato ideológico formador de indivíduos flexíveis, polivalentes e adaptáveis para sobreviverem aos problemas estruturais do capitalismo - fome, pobreza, degradação ambiental, guerra, desigualdade e instabilidade.por
dc.description.abstractThrough its international activities, the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) develops reports and guiding documents for the implementation of educational policies that indicate the foundations for defending a globalizing, adaptive education that supports the maintenance of the capitalist system. Understanding this process of political-ideological direction involves examining how this movement occurs through the Brazilian curricular policies currently in place to comprehend how this influence manifests specifically in the national territory and what formative role is determined for Brazilian education in the global agenda. From this perspective, we focus on the General Competencies of the National Common Curriculum Base, characterized as the set of essential learning for the development of knowledge, skills, attitudes, and values needed to meet the demands of everyday life, societal living, and the world of work. In analyzing the competencies that underpin and permeate the entire basic system of Brazilian public education, we question: Based on the propositions and guidelines from UNESCO stemming from the International Conferences in Jomtien (1990), Dakar (2000), and Incheon (2015), what is the Human Development Project for the 21st century? To what extent does this project relate to the General competencies of the National Common Curriculum Base? Thus, the general objective is to analyze the formulation of the Human Development Project advocated by UNESCO and how it relates to the General competencies of the National Common Curriculum. For the construction of this dissertation, we employed a bibliographic methodology and documentary research of the final texts from the World Education Conference in Jomtien (1990), the World Education Conference in Dakar (2000), and the World Education Conference in Incheon (2015), as well as the final document of the National Common Curriculum Base (2017). In this process, we found that the guidelines for Brazilian public education are not directed without intent; through the determination of competencies, skills, attitudes, and values as foundational elements for the formation of students, an educational project is constructed that views the school as an ideological apparatus aimed at forming flexible, versatile, and adaptable individuals to survive the structural problems—hunger, poverty, environmental degradation, war, inequality, and instability.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2025-01-15T12:43:49Z No. of bitstreams: 1 Kethlyn_Hippler2024.pdf: 2532366 bytes, checksum: 22d91f2b98b632ae24c910b06bbcbeaf (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-15T12:43:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Kethlyn_Hippler2024.pdf: 2532366 bytes, checksum: 22d91f2b98b632ae24c910b06bbcbeaf (MD5) Previous issue date: 2024-08-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação Básicapor
dc.subjectCompetênciaspor
dc.subjectPolítica curricularpor
dc.subjectConferências Mundiais de Educaçãopor
dc.subjectBasic Educationeng
dc.subjectCompetencieseng
dc.subjectCurriculum Policyeng
dc.subjectWorld Education Conferenceseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO Projeto de Formação Humana da UNESCO e suas Relações com as Dez Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricularpor
dc.title.alternativeUNESCO's Human Development Project and its Relations with the Ten General Competencies of the National Common Curriculum Baseeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Kethlyn_Hippler2024.pdf2.47 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.