Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7494
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMoreira, Dulcianne da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4199068903124132por
dc.contributor.advisor1Both, Jorge-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9513144319502175por
dc.contributor.referee1Both, Jorge-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9513144319502175por
dc.contributor.referee2Silva, Jackson Colares da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2892628810743886por
dc.contributor.referee3Malacarne, Vilmar-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2174433445359774por
dc.date.accessioned2025-01-15T12:27:31Z-
dc.date.issued2024-05-29-
dc.identifier.citationMOREIRA, Dulcianne da Silva. O processo de socialização profissional dos professores de música da cidade de Manaus - Amazonas. 2024. 130 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - Paraná..por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7494-
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo apresentar os agentes socializadores no antes, durante e depois da formação profissional dos professores de música da cidade de Manaus-AM. A pesquisa se caracterizou como descritiva exploratória, de corte transversal, com uma abordagem qualitativa sobre a análise dos dados. Os sujeitos investigados foram os professores de música atuantes na área de ensino nas escolas públicas ou privadas. A coleta de dados foi realizada através de questionários e uma entrevista semiestruturada. A análise de dados, de forma qualitativa, seguiu a orientação de Bardin (2011), que dividiu o processo em três etapas: pré-análise, uma organização geral dos documentos coletados, consistindo o corpus da pesquisa; exploração do material, sendo a aplicação sistemática das decisões tomadas na primeira fase; e o tratamento dos resultados, em que se deu o recorte, ou seja, a codificação da pesquisa. Os resultados se deram na compreensão de que o processo da socialização cooperou de fato na proximidade com a música, a escolha da graduação de música e no serviço na educação musical. Isso manifesta na prática que a socialização profissional realmente abrange toda a vida do sujeito e a forma na sua compreensão de si como profissional através das interações sociais ao longo da vida.por
dc.description.abstractThe aim of this study was to present the socializing agents before, during and after the professional training of music teachers in the city of Manaus-AM. The research was characterized as descriptive, exploratory and cross-sectional, with a qualitative approach to data analysis. The subjects investigated were music teachers working in public or private schools. Data was collected using questionnaires and a semistructured interview. The qualitative data analysis followed the guidelines of Bardin (2011), who divided the process into three stages: pre-analysis, a general organization of the documents collected, consisting of the corpus of the research; exploration of the material, being the systematic application of the decisions made in the first stage; and treatment of the results, in which the cut was made, that is, the coding of the research. The results were based on the understanding that the socialization process did in fact help to bring them closer to music, to choose a music degree and to work in music education. This shows in practice that professional socialization really does cover the subject's entire life and shapes their understanding of themselves as professionals through social interactions throughout their lives.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2025-01-15T12:27:31Z No. of bitstreams: 1 Dulcianne_Moreira2024.pdf: 2253486 bytes, checksum: d302b6e17fed0780c3a49066d8b14746 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-15T12:27:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dulcianne_Moreira2024.pdf: 2253486 bytes, checksum: d302b6e17fed0780c3a49066d8b14746 (MD5) Previous issue date: 2024-05-29eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectFormação do Professorpor
dc.subjectSocialização Profissional Docentepor
dc.subjectProfessor de Músicapor
dc.subjectMusiceng
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectProfessional Socializationeng
dc.subjectMusic Teachereng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO processo de socialização profissional dos professores de música da cidade de Manaus - Amazonaspor
dc.title.alternativeThe process of professional socialization of music teachers in the city of Manaus - Amazonaseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dulcianne_Moreira2024.pdf2.2 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.