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https://tede.unioeste.br/handle/tede/7493
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Intertextualidade implícita em contos de fadas: Alfabetização e letramento no Ensino Fundamental |
Other Titles: | Intertextualidad implícita en los cuentos de hadas: alfabetización y letración en la educación primaria |
Autor: | Oliveira, Gessika Karyne Saraiva ![]() |
Primeiro orientador: | Sella, Aparecida Feola |
Primeiro membro da banca: | Sella, Aparecida Feola |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Valdeci Batista de Melo |
Terceiro membro da banca: | Corbari, Clarice Cristina |
Quarto membro da banca: | Mendonça, Sônia Cristina Poltronieri |
Quinto membro da banca: | Bini, Renan Paulo |
Resumo: | Neste estudo, apresenta-se reflexão sobre a intertextualidade implícita como um meio de auxiliar o aprendizado durante a alfabetização. Propõe-se uma unidade didática sobre a intertextualidade nos contos de fadas, por meio dos textos Branca de Neve e os Sete Anões (2015), com adaptação de Tatiana Belinky, e Pretinha de Neve e os Sete Gigantes (2013), de Rubem Filho. O foco da pesquisa foi desenvolver uma proposta de unidade didática, com enfoque do texto narrativo, para turma de 2º ano do Ensino Fundamental, visando a fornecer subsídios para o professor evidenciar caminhos possíveis no trabalho com a intertextualidade implícita em conto de fadas, a partir de um processo de comparação entre o textofonte e o texto-intertextual. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa interpretativista, utilizando métodos de pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. Fundamentam este estudo bases teóricas que abordam temas como leitura, alfabetização e intertextualidade, principalmente autores como Kleiman (1995), Solé (1998), Koch, Bentes e Cavalcante (2007), Koch e Elias (2008) e Koch (2008), entre outros. A proposta didática foi aplicada em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental, cumprindo as exigências do Comitê de Ética. Durante a aplicação, os alunos foram conduzidos realizou-se à leitura dos livros e às atividades propostas na unidade didática, entre elas a produção textual, atividade esta utilizada para verificar o nível de compreensão do conceito de intertextualidade e se esse conceito é viável para o trabalho com essa faixa etária. Os resultados foram utilizados para a proposta final da unidade didática que é parte integrante desta dissertação. Concluiu-se que a intertextualidade é viável para ser trabalhada com turmas de alfabetização do 2º ano do Ensino Fundamental, pois os alunos que participaram da aplicação conseguiram perceber a presença intertextual em textos com os quais tiveram contato e compreenderam a paródia como uma nova versão de uma história já existente, por meio de semelhanças e/ou diferenças com o texto original. Espera-se que esta pesquisa contribua positivamente para o trabalho dos professores em sala de aula, além de incentivar os alunos a desenvolverem o gosto pela leitura, promovendo as condições necessárias para a apropriação da linguagem escrita e a compreensão leitora. |
Abstract: | En el presente estudio, se presenta una reflexión sobre la intertextualidad implícita como un medio para ayudar en el aprendizaje durante la alfabetización. Se propone una unidad didáctica sobre la intertextualidad en los cuentos de hadas, por medio de los textos Blanca Nieves y los Siete Enanos (2015), con adaptación de Tatiana Belinky, y Negrita de Nieve y los Siete Gigantes (2013), de Rubem Filho. El enfoque de la investigación fue desarrollar una propuesta de unidad didáctica, centrada en el texto narrativo, para una clase de segundo año de la Educación Primaria, con el objetivo de proporcionar al docente herramientas para evidenciar posibles caminos en el trabajo con la intertextualidad implícita en cuentos de hadas, a partir de un proceso de comparación entre el texto fuente y el texto intertextual. La investigación siguió un enfoque cualitativo interpretativo, utilizando métodos de investigación bibliográfica e investigación-acción. Fundamentan neste estudio en lecturas teóricas que abordaban temas como la lectura, la alfabetización y la intertextualidad, principalmente en autores como Kleiman (1995), Solé (1998), Koch, Bentes y Cavalcante (2007), Koch y Elias (2008), Koch (2008), entre otros. Aplicamos la propuesta didáctica en una clase de segundo año de la Educación Primaria, cumpliendo con los requisitos del Comité de Ética. Durante la aplicación, los alumnos fueron guiados a través de la lectura de los libros y de las actividades propuestas en la unidad didáctica, incluyendo la producción de textos, actividad utilizada para comprobar su nivel de comprensión del concepto de intertextualidad y la viabilidad de trabajar este concepto con este grupo de edad. Los resultados se utilizaron para la propuesta final de la unidad didáctica, la cual forma parte integral de esta tesis. Se concluyó que la intertextualidad es factible de ser trabajada con clases de alfabetización de segundo año de primaria, ya que los alumnos que participaron en la aplicación fueron capaces de percibir la presencia intertextual en textos con los que tuvieron contacto y entendieron la parodia como una nueva versión de una historia existente, a través de semejanzas y/o diferencias con el texto original. Se espera que esta investigación contribuya positivamente al trabajo de los docentes en el aula, y fomente en los alumnos el gusto por la lectura, promoviendo las condiciones necesarias para la apropiación del lenguaje escrito y la comprensión lectora. |
Keywords: | Intertextualidade Alfabetização Leitura Letramento Intertextualidad Alfabetización Lectura Letración |
CNPq areas: | LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissional |
Campun: | Cascavel |
Citation: | OLIVEIRA, Gessika Karyne Saraiva. Intertextualidade implícita em contos de fadas: Alfabetização e letramento no Ensino Fundamental. 2024. 136 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - Paraná. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7493 |
Issue Date: | 15-Aug-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras (CVL) |
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