Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7444
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Projeto folhas e o livro didático público de História: um estudo sobre a produção de obras didáticas no Estado do Paraná entre 2003 e 2010 |
Autor: | Thomé , Thaís ![]() |
Primeiro orientador: | Moreira, Vagner José |
Primeiro membro da banca: | Paziani, Rodrigo Ribeiro |
Segundo membro da banca: | Morais, Sérgio Paulo |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado discute a construção de conhecimento didático produzidos pelos professores da rede pública de ensino do Paraná por meio do Projeto Folhas (PF) e da produção do Livro Didático Público (LDP) de História. Ambos foram organizados pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED) entre 2003 e 2010. O PF tinha como propósito fornecer uma formação continuada aos docentes da rede estadual de ensino mediante a uma produção textual, chamada “Folhas”, que posteriormente, serviu como modelo para a construção dos LDP distribuídos pelo Estado. A pesquisa explora a construção do PF e do LDP de História a partir das memórias e experiências dos sujeitos, com destaque para a produção desenvolvida pelos professores e gestores educacionais. Ao problematizar a produção de saber escolar como um processo histórico marcado por disputas políticas e culturais, compreendeu-se que as complexas relações entre professores e gestores educacionais influenciaram a materialidade dos Folhas e do LDP de História constituindo-os como produto dessa relação. |
Abstract: | This master's thesis discusses the construction of didactic knowledge produced by teachers from the public education system in Paraná through the Folhas Project and the production of the Public History Textbook (LDP). Both were organized by the Paraná State Department of Education (SEED) between 2003 and 2010. The Folhas Project aimed to provide continuous professional development to teachers in the state education network through a written production, called “Folhas,” which later served as a model for the creation of Public Textbooks distributed by the state. The research explores the construction of the Folhas Project and the Public History Textbook (LDP) through the memories and experiences of the individuals involved, with an emphasis on the production developed by teachers and educational managers. By analyzing the production of school knowledge as a historical process marked by political and cultural disputes, it was understood that the complex relationships between teachers and educational managers influenced the materiality of the Folhas and the LDP, constituting them as a product of this relationship. |
Keywords: | Projeto Folhas Livro Didático Público Formação continuada |
CNPq areas: | CIÊNCIAS HUMANAS:HISTÓRIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras |
Program: | Programa de Pós-Graduação em História |
Campun: | Marechal Cândido Rondon |
Citation: | THOMÉ, Thaís. Projeto folhas e o livro didático público de História: um estudo sobre a produção de obras didáticas no Estado do Paraná entre 2003 e 2010. 2024. 114f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7444 |
Issue Date: | 29-Aug-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em História (MCR) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Thomé_Thaís_2024-1.pdf | 2.89 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.