Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7409
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorKuhn, Luci Graciela-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7192211817947016por
dc.contributor.advisor1Silva, Joao Carlos da-
dc.contributor.referee1Soligo, Valdecir-
dc.contributor.referee2Crestani, Leandro de Araujo-
dc.date.accessioned2024-10-18T12:21:16Z-
dc.date.issued2024-07-12-
dc.identifier.citationKuhn, Luci Graciela. Programa conhecendo Toledo: o ensino de história local na perspectiva da pedagogia histórico-crítica.. 2024. 102 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7409-
dc.description.resumoEsta dissertação analisa um Programa instituído no município de Toledo, Região Oeste do Estado do Paraná, no ano de 1995, à época, intitulado “Toledo Sobre Rodas”, cujo objetivo era conhecer os aspectos históricos do Município e os serviços desenvolvidos pelo Poder Público, no Setor Educacional do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Em 1997, esse Programa passou a ser denominado “Conhecendo Toledo”, nomenclatura que permanece até os dias de hoje. O objetivo deste estudo é compreender o papel do referido programa na disseminação da história local à luz das contribuições da Pedagogia Histórico Crítica-PHC, aqui entendidas como imprescindíveis para o processo de construção de identidade, pertencimento e formação para a cidadania, elementares na disciplina de história. Defende-se que tal programa tem um papel central no desenvolvimento da História Local, pois atua como uma ferramenta significativa nos processos de ensino-aprendizagem ao aproximar os alunos da realidade em que estão inseridos e favorecer o desenvolvimento da consciência histórica, permitido problematizar e superar narrativas que historicamente enalteceram os feitos da classe dominante. A abordagem utilizada será a qualitativa, por meio da análise dos documentos referentes ao programa e do estudo de sua relação com o ensino de história e com a educação em geral. Tomando a perspectiva teórica formulada por Saviani como base de análise, busca-se também realizar um estudo bibliográfico a partir dos principais teóricos que fundamentam a educação dentre deste escopo, bem como de pesquisas mais recentes sobre a temática como forma de situar o programa dentro de um campo consistente de análise teórico conceitual e metodológica.por
dc.description.abstractThis master’s thesis seeks to analyze an Educational Program created in 1995 in the Toledo city, located in the Western Region of the Paraná State, initially called “Toledo Sobre Rodas”. The objective of this program was to learn about the city historical aspects and the services developed by the Public Authorities in the Elementary School education. In 1997, this Program was renamed “Conhecendo Toledo”, a nomenclature that remains today. The objective of this study is to understand the role of this program in the local history dissemination and analyze it based on the contributions of Critical Historical Pedagogy, PHC, understood here as essential for the process of building identity, social belonging and training for citizenship, elementary conditions in the school history discipline. We defend the idea that such a program has a central role in the Local History development as it is a significant strategy in the teaching-learning processes that brings students closer to the reality in which they are inserted and favors the historical awareness development. Furthermore, this program allows to problematize and overcome narratives that have historically praised the dominant class achievements. The approach used in this study will be qualitative, analyzing documents relating to the program and studying its relationship with the history teaching and whit education. Here, we take the theoretical perspective formulated by Saviani as a basis for analysis, seeking to carry out a bibliographical study based on the main theorists who support education within this proposal and on more recent research on the subject to situate the program analysis within a consistent field of theoretical-conceptual and methodological analysis.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2024-10-18T12:21:16Z No. of bitstreams: 1 Luci Graciela Kuhn.pdf: 3266462 bytes, checksum: 2e9352775bf29e03aeed1320e505c540 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-18T12:21:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luci Graciela Kuhn.pdf: 3266462 bytes, checksum: 2e9352775bf29e03aeed1320e505c540 (MD5) Previous issue date: 2024-07-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPedagogia Histórico-Críticapor
dc.subjectPrograma Conhecendo Toledopor
dc.subjectEnsino de História Localpor
dc.subjectHistorical-Critical Pedagogyeng
dc.subjectConhecendo Toledo Programeng
dc.subjectTeaching Local Historyeng
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃOpor
dc.titlePrograma conhecendo Toledo: o ensino de história local na perspectiva da pedagogia histórico-crítica.por
dc.title.alternativeKnowing Toledo program: teaching local history in the historical-critical pedagogy perspectiveeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luci Graciela Kuhn.pdfARQUIVO COMPLETO3.19 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.