Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7371
Tipo do documento: | Tese |
Title: | O imaginário e o real na discursivização sobre estupro no seriado inacreditável |
Other Titles: | The imaginary and the real in the discourse on rape in the series "unbelievable" |
Autor: | Godin, Patricia Zancanaro ![]() |
Primeiro orientador: | Cattelan, João Carlos |
Primeiro membro da banca: | Moraes, Heloísa Juncklaus Preis |
Segundo membro da banca: | Tarini, Ana Maria de Fátima Leme |
Terceiro membro da banca: | Schröder, Luciane Thomé |
Quarto membro da banca: | Moreira, Raquel Ribeiro |
Resumo: | Discursos que desacreditam as mulheres em casos de denúncia de estupro não cessam de aparecer; junto surgem outros que amenizam a culpa do agressor e transferem-na para a vítima; ora nega-se a ocorrência do crime, desacreditando a vítima; ora esses discursos surgem como enunciados que responsabilizam a mulher, atribuindo a violência ao seu comportamento, roupas ou postura. A questão é que se banaliza o estupro, pois há uma memória de que o corpo feminino é subserviente à vontade masculina; em alguns casos, quando a mulher denuncia o agressão, busca se descredibilizar a vítima. A partir desse contexto, este estudo busca analisar o seriado Inacreditável, produzido e exibido pela plataforma de streaming Netflix, para apreender a prática discursiva que circula no seriado sobre estupro. Com base no escopo teórico da análise do discurso francesa, especialmente nos textos de Pêcheux (1971, 1990, 1995, 1999, 2011, 2014, 2015) e Orlandi (1992, 1994, 2007, 2008, 2010, 2013), busca-se explicitar os pressupostos ideológicos, imaginários e/ou científicos sustentados sobre a mulher em casos de denúncia de estupro. O corpus de investigação é composto por sequências discursivas extraídas dos 8 episódios do seriado em questão e evidenciam discursividades dos sujeitos envolvidos nas investigações de estupros retratados pela série. O movimento analítico permite perceber que os sentidos sobre estupro e sobre a vítima de estupro, no seriado Inacreditável, apontam para duas posições antagônicas: para os policiais homens responsáveis pela investigação de estupro da protagonista e para os familiares dela, a validação da denúncia passa por análise da vida pregressa da vítima, que precisa atender a requisitos do imaginário presente na memória sobre o que é necessário para ser legitimamente uma vítima e a palavra da mulher não é aceita; por outro lado, para as policias mulheres, responsáveis por investigações de outros casos de estupro no seriado, a denúncia leva a outra atitude diante dos procedimentos investigativos, cuja atitude de verificação de fatos e aceitação da denúncia não passa pelo crivo de legitimação da vítima que reclama. Os resultados apontam que o exercício de descredibilização da vítima que denuncia um estupro está relacionada a práticas históricas introjetadas na sociedade que não são rompidas, em face dos interesses que estão em jogo; contudo as determinações ideológicas que sobrepairam aos sujeitos não deixam de ser confrontadas com imperativos da ordem da ciência e da realidade que têm o poder de frear o imaginário e trazer à tona o real dos fatos. |
Abstract: | Discourses that discredit women in cases of rape accusations continue to appear; along with them, others emerge that mitigate the perpetrator's guilt and transfer it to the victim; sometimes the occurrence of the crime is denied, discrediting the victim; other times these discourses emerge as statements that blame the woman, attributing the violence to her behavior, clothes, or posture. The issue is that rape is trivialized because there is a memory that the female body is subservient to male will; in some cases, when the woman reports the assault, efforts are made to discredit the victim. From this context, this study aims to analyze the series "Unbelievable," produced and aired by the streaming platform Netflix, to understand the discursive practice circulating in the series about rape. Based on the theoretical scope of French discourse analysis, especially in the texts of Pêcheux (1971, 1990, 1995, 1999, 2011, 2014, 2015) and Orlandi (1992, 1994, 2007, 2008, 2010, 2013), the aim is to elucidate the ideological, imaginary, and/or scientific assumptions supported about women in cases of rape accusations. The research corpus consists of discursive sequences extracted from the 8 episodes of the series in question and highlights the discourses of the subjects involved in the investigations of rapes portrayed by the series. The analytical movement allows us to perceive that the meanings of rape and the rape victim in the series "Unbelievable" point to two opposing positions: for the male police officers responsible for investigating the protagonist's rape and for her family members, the validation of the accusation goes through an analysis of the victim's past life, which needs to meet the requirements of the imagination present in the memory of what is necessary to be legitimately a victim, and the woman's word is not accepted; on the other hand, for the female police officers responsible for investigating other rape cases in the series, the accusation leads to a different attitude towards investigative procedures, whose attitude of fact-checking and acceptance of the accusation does not go through the filter of legitimizing the complaining victim. The results indicate that the exercise of discrediting the victim who reports a rape is related to historical practices internalized in society that are not broken, in light of the interests at stake; however, the ideological determinations that hover over the subjects are not without being confronted with imperatives of the order of science and reality that have the power to curb the imaginary and bring the reality of the facts to light |
Keywords: | . |
CNPq areas: | Linguagem e sociedade |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Godin, Patricia Zancanaro. O imaginário e o real na discursivização sobre estupro no seriado inacreditável. 2024. 106 f. Tese( Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7371 |
Issue Date: | 22-Mar-2024 |
Appears in Collections: | Doutorado em Letras (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Patrícia Zancanaro.pdf | ARQUIVO COMPLETO | 1.16 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.