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Tipo do documento: Dissertação
Title: Na fronteira da língua: um estudo sobre os processos imigratórios e o autismo na infância na cidade de Foz do Iguaçu
Other Titles: At the frontier of language: a study on the immigration process and autism in childhood in the city of Foz do Iguaçu,
Autor: Bonotto, Karina Ferreira Marques 
Primeiro orientador: Arcoverde, Marcos Augusto Moraes
Primeiro membro da banca: Flores, Lucinar Jupir Forner
Segundo membro da banca: Silva, Marta Angélica Iossi
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é identificado por meio de sinais, com auxílio de protocolos e observação clínica no campo motor, cognitivo e/ou social. Na esfera global do desenvolvimento e do crescimento infantil, quando um destes campos de desenvolvimento está em defasagem, busca-se detectar o que acomete à criança. Sua causalidade é multifatorial, o que levanta inúmeros estudos sobre fatores de risco como predispostos para o desenvolvimento, sendo alguns deles de base biológica, suscetibilidade genética, hereditária e ambiental. Esta pesquisa teve por objetivo conhecer o perfil de TEA em crianças de 0 – 12 anos de idade na cidade de Foz do Iguaçu/PR, bem como, compreender o processo imigratório das famílias que têm seus filhos diagnosticados. Tal recorte justifica-se uma vez que pesquisas apontam fatores relacionados a essa condição, que crianças imigrantes seriam mais predispostas a ter autismo, porém, esse fator não é determinante nem conclusivo, ou seja, imigrar não é fator causal, mas estudar o processo imigratório é uma forma de compreender o fenômeno nessa população. Sendo assim, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualiquantitativa. Na fase qualitativa, foram entrevistadas famílias com membros imigrantes, até a segunda geração, que tenham crianças com TEA. O eixo condutor para a realização das entrevistas e suas análises foi a análise do discurso de vertente francesa. Na fase quantitativa, ocorreu uma coleta de dados a partir de instrumento online disponibilizado para autopreenchimento pelos familiares. O levantamento possibilitou identificar 181 crianças de até 12 anos com diagnóstico de TEA. Destes, 86 (47,5%) têm necessidade de nível de suporte 1 e a mesma quantidade (n=86; 47,5%) também demonstrou ter necessidade de nível 2. Apenas 76 (42%) fazem acompanhamento no Sistema Único de Saúde e 16 (8,8%) não realizam acompanhamento nem no setor público e nem no setor privado. Quanto à análise qualitativa, participaram 9 famílias, das quais as entrevistas foram transcritas e interpretadas. Ao fim, emergiram as seguintes categorias: “Quem fala na língua? língua e linguagem”; “Imigração”; “Um estrangeiro em terras conhecidas – acerca da identidade e do pertencimento”; “Cultura – entre nós e laços de fronteira”; “Autismo(s) – entre o diagnóstico, os pais e o sujeito”; “Multilinguismo e autismo – aquisição da fala para as crianças filhas de imigrantes”; e “O tratamento de crianças autistas e o lugar dos pais e/ou cuidador principal da criança”. Escutar as famílias imigradas e compreender como o processo imigratório ocorreu, bem como essas famílias conseguiram estabelecer e construir laços com a comunidade local, como foi o processo de diagnóstico de TEA da criança e como se construiu a rede de cuidado foi fundamental para pensar na compreensão de seus pertencimentos culturais e suas identidades. Portanto, é fundamental esclarecer que, neste estudo, não há uma correlação entre imigração e o autismo, assim, esta pesquisa conseguiu explorar e descrever como é o cenário do município de Foz do Iguaçu, e como ele atende suas crianças com TEA.
Abstract: Autism Spectrum Disorder (ASD) is identified through signs, using protocols and clinical observation in motor, cognitive and/or social field. In the global context of child development and growth, when one of these development areas is delayed, efforts are made to detect what is affecting the child. Its causality is multifactorial, which leads to numerous studies on risk factors including biological genetic suscetibility, hereditary, and environmental factors. This research aimed to understand the profile of ASD in children aged 0 – 12 years old in Foz do Iguaçu/PR, as well as comprehend the immigration process of families with diagnosed children. This focus is justified since research indicates factors related to this condition, suggesting that immigrant children might be more predisposed to autism, however, this factor is neither determining nor conclusive, that is, immigrating is not a causal factor, but studying the immigration process, is a way of understanding the phenomenon in this population. Therefore, an exploratory and descriptive study with a quali-quantitative approach was conducted.. In the qualitative phase, families with immigrant members, up to the second generation, who have children with ASD were interviewed. The guiding framework for the interviews and their analysis was French discourse analysis. In the quantitative phase, data were collected using an online self-report provided to family members. The survey identified 181 children up to 12 years old diagnosed with ASD. Of these, 86 (47.5%) required level 1 support, and the same number (n=86; 47.5%) also required level 2 support . Only 76 (42%) received care from either the Unified Health System. Health and 16 (8.8%) do not carry out monitoring in either the public or private sectors. As to the qualitative analysis, 9 families participated, and the interviews were transcribed and interpreted. The following categories emerged: “Who speaks the language? Language and speech”; "Immigration"; “A Foreigner in Familiar Lands – about Identity and Belonging”; “Culture – between us and border ties”; “Autism(s) – between the diagnosis, the parents and the individual”; “Multilingualism and autism – speech acquisition for immigrant children”; and “The treatment of autistic children and the role of parents and/or primary caregivers”. Listening to immigrant families and understanding how the immigration process occurred, how these families established and built connections with the local community, the process of diagnosing ASD, and how the care network was built was fundamental for understanding their cultural belongings and identities. Therefore, it is essential to clarify that, this study did not find a correlation between immigration and autism. The research was able to explore and describe the scenario in Foz do Iguaçu, and how it serves its children with ASD.
Keywords: Transtorno do espectro autista
Imigração
Fronteira
Autistic spectrum disorder
Immigration
Border
CNPq areas: SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública em Região de Fronteira
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Bonotto, Karina Ferreira Marques. Na fronteira da língua: um estudo sobre os processos imigratórios e o autismo na infância na cidade de Foz do Iguaçu. 2023. 167 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública em Região de Fronteira) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7362
Issue Date: 12-Sep-2023
Appears in Collections:Mestrado em Saúde Pública em Região de Fronteira (FOZ)

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