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https://tede.unioeste.br/handle/tede/7345
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Art nouveau e a integração tecnológica na estética do modernismo: Émile Gallé de 1889 a 1904 |
Autor: | Borges, Mabel Macedo d’Haese |
Primeiro orientador: | Ehrhardt, Marcos Luís |
Primeiro membro da banca: | Kaminski, Rosane |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Ângela Meirelles de |
Resumo: | No contexto do fin-de-siècle francês, a obra de Émile Gallé (1846-1904) veio a contribuir com o debate acerca do novo papel da arte na sociedade moderna. Alinhado com a estética do art nouveau, Gallé conciliava sua atuação de artista e industrialista, desenvolvendo o conceito de vasos falantes (verreries parlantes), em que mesclava uma estética visual naturalista e orgânica a símbolos e versos de poesia que emanavam fortes convicções, no intuito de torná-los portadores de mensagens. Através de uma abordagem pluridisciplinar, apresentamos Gallé como personagem da História Intelectual, e analisamos alguns de seus objetos de arte (objets d’art), concebidos como uma defesa à arte útil, domiciliar, bela e verdadeira. O estudo do artista e de sua obra como produtores de cultura visual e inseridos na sua rede de relações nos permite conjeturar sobre como a tecnologia e a ciência estão amalgamados em sua obra, enquanto forjam uma proposta de modernidade ideal. A análise combinada dos escritos do artista com as suas peças vítreas permite um duplo vislumbre, estético e intelectual, das suas ideias sobre as tecnologias modernas e sobre a elevação de objetos domésticos à categoria de arte. |
Abstract: | In the French fin-de-siècle context, the work of Émile Gallé (1846-1904) contributes to the debate regarding the new role of art in the modern society. Lined up with the art nouveau aesthetics, Gallé conciliated his role as artist and industrialist, developing the concept of talking vases (verreries parlantes), in which he mingled a naturalistic visual aesthetics to symbols and poetry verses which emanated strong convictions, in the attempt to make them into message holders. Through a multidisciplinary approach, we present Gallé as a character in the Intellectual History, and analyze a few of his art objects (objets d’art), conceived as a defense of the useful, domestic, beautiful, and truthful art. The study of the artist and his work as visual culture producers, inserted in his network of relations, allows us to conjecture about how technology and science are amalgamated in his work, while forging a proposal for an ideal modernity. The combined analysis of the artists writings and glass pieces allows a double glimpse - aesthetical and intellectual - of his ideas about modern technologies and the elevation of household objects to the category of art. |
Keywords: | Émile Gallé História intelectual Art nouveau Arte Vítrea Arte e tecnologia Fin-de-siécle |
CNPq areas: | CIÊNCIAS HUMANAS:HISTÓRIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras |
Program: | Programa de Pós-Graduação em História |
Campun: | Marechal Cândido Rondon |
Citation: | BORGES, Mabel Macedo d’Haese. Art nouveau e a integração tecnológica na estética do modernismo: Émile Gallé de 1889 a 1904. 2024. 138f. Dissertação ( Mestrado em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7345 |
Issue Date: | 26-Jun-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em História (MCR) |
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