Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7345
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBorges, Mabel Macedo d’Haese-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4511251348302564por
dc.contributor.advisor1Ehrhardt, Marcos Luís-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2755470252414417por
dc.contributor.referee1Kaminski, Rosane-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0588374677778245por
dc.contributor.referee2Oliveira, Ângela Meirelles de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4712632118269657por
dc.date.accessioned2024-08-19T23:34:52Z-
dc.date.issued2024-06-26-
dc.identifier.citationBORGES, Mabel Macedo d’Haese. Art nouveau e a integração tecnológica na estética do modernismo: Émile Gallé de 1889 a 1904. 2024. 138f. Dissertação ( Mestrado em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7345-
dc.description.resumoNo contexto do fin-de-siècle francês, a obra de Émile Gallé (1846-1904) veio a contribuir com o debate acerca do novo papel da arte na sociedade moderna. Alinhado com a estética do art nouveau, Gallé conciliava sua atuação de artista e industrialista, desenvolvendo o conceito de vasos falantes (verreries parlantes), em que mesclava uma estética visual naturalista e orgânica a símbolos e versos de poesia que emanavam fortes convicções, no intuito de torná-los portadores de mensagens. Através de uma abordagem pluridisciplinar, apresentamos Gallé como personagem da História Intelectual, e analisamos alguns de seus objetos de arte (objets d’art), concebidos como uma defesa à arte útil, domiciliar, bela e verdadeira. O estudo do artista e de sua obra como produtores de cultura visual e inseridos na sua rede de relações nos permite conjeturar sobre como a tecnologia e a ciência estão amalgamados em sua obra, enquanto forjam uma proposta de modernidade ideal. A análise combinada dos escritos do artista com as suas peças vítreas permite um duplo vislumbre, estético e intelectual, das suas ideias sobre as tecnologias modernas e sobre a elevação de objetos domésticos à categoria de arte.por
dc.description.abstractIn the French fin-de-siècle context, the work of Émile Gallé (1846-1904) contributes to the debate regarding the new role of art in the modern society. Lined up with the art nouveau aesthetics, Gallé conciliated his role as artist and industrialist, developing the concept of talking vases (verreries parlantes), in which he mingled a naturalistic visual aesthetics to symbols and poetry verses which emanated strong convictions, in the attempt to make them into message holders. Through a multidisciplinary approach, we present Gallé as a character in the Intellectual History, and analyze a few of his art objects (objets d’art), conceived as a defense of the useful, domestic, beautiful, and truthful art. The study of the artist and his work as visual culture producers, inserted in his network of relations, allows us to conjecture about how technology and science are amalgamated in his work, while forging a proposal for an ideal modernity. The combined analysis of the artists writings and glass pieces allows a double glimpse - aesthetical and intellectual - of his ideas about modern technologies and the elevation of household objects to the category of art.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Helena Bejio (helena.bejio@unioeste.br) on 2024-08-19T23:34:52Z No. of bitstreams: 1 Mabel_Borges_2024.pdf: 3713399 bytes, checksum: 42938ed3880112eecfd482295b135fd5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-19T23:34:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mabel_Borges_2024.pdf: 3713399 bytes, checksum: 42938ed3880112eecfd482295b135fd5 (MD5) Previous issue date: 2024-06-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas, Educação e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectÉmile Gallépor
dc.subjectHistória intelectualpor
dc.subjectArt nouveaupor
dc.subjectArte Vítreapor
dc.subjectArte e tecnologiapor
dc.subjectFin-de-siéclepor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS:HISTÓRIApor
dc.titleArt nouveau e a integração tecnológica na estética do modernismo: Émile Gallé de 1889 a 1904por
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusMarechal Cândido Rondonpor
Appears in Collections:Mestrado em História (MCR)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Borges_Mabel_2024.pdf4.44 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.