Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7333
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSchulz, Mayara Cereja-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5203016459573767por
dc.contributor.advisor1Grandi, Adriana Maria de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5167786337665141por
dc.contributor.referee1Grandi, Adriana Maria De-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5167786337665141por
dc.contributor.referee2Lima, Romilda de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6825951310072511por
dc.contributor.referee3Feiden, Armin-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4810085662102214por
dc.date.accessioned2024-08-05T23:08:20Z-
dc.date.issued2024-02-16-
dc.identifier.citationSCHULZ, Mayara Cereja. Análise do consumo alimentar em Marechal Cândido Rondon/PR com foco em agricultura familiar, alimentos orgânicos e veganismo popular. 2024. 107f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7333-
dc.description.resumoMuito se fala sobre sistemas de produção sustentáveis em relação à comida, sendo que um dos grandes atores deste processo é o agricultor familiar. Aliado a isso, apresenta-se o veganismo popular, movimento contrário à exploração animal e que tende a valorizar o consumo de alimentos vegetais, sazonais, locais, baratos e comprados em ciclos curtos. Sendo assim, uma interligação entre o veganismo e o agricultor familiar pode ser estabelecida para uma possível somatória de forças no enfrentamento à poluição do meio ambiente, aos problemas de saúde gerados pelo consumo de agrotóxicos e produtos ultraprocessados, à valorização do agricultor familiar e, por fim, à redução da exploração animal. Desta maneira, com o intuito de compreender se o agricultor familiar de Marechal Cândido Rondon/PR, o veganismo e os produtos orgânicos são conhecidos e valorizados pelos consumidores locais, é que se realizou esta pesquisa. Para tanto, um questionário online foi elaborado com o uso da plataforma Survio, o qual enviado aos consumidores que possuíam o hábito de comprar sua própria comida. A análise dos dados demonstrou que o consumidor local pouco valoriza os ciclos curtos e a comida produzida pelos agricultores familiares, uma vez que preferem comprar em supermercados por conta da comodidade e da variedade. Indagados sobre o consumo de produtos orgânicos, muitos afirmam se preocupar com a saúde e, por isso, os escolhem, contudo, as reclamações sobre o preço destes alimentos e o desconhecimento do mal que agrotóxicos e produtos derivados de animais podem fazer à saúde ainda são fatores que atrapalham o consumo de orgânicos. Quanto ao veganismo, a invisibilidade da indústria animal ficou evidente, mostrando que a maioria do público se chocou ao se deparar com fotos e dados sobre ela. Ainda sobre o veganismo, notou-se que grande parte dos consumidores têm consciência de que é possível ser vegano e ser saudável, no entanto, fatores culturais e a crença de que existem “animais que são para comer” contribuem para a não adesão ao veganismo. Em relação ao veganismo popular, são necessárias mais pesquisas para descobrir quão engajados os consumidores veganos estão quanto a esta vertente do movimento e se seriam realmente aliados do agricultor familiar. Por fim, 80% do público pesquisado disse concordar que o veganismo seja discutido nas escolas, mostrando que há espaço para as discussões apresentadas nesta pesquisa, que poderiam, de alguma forma, ajudar a ampliar a liberdade de escolha dos habitantes quanto à comida que consomem.por
dc.description.abstractThere is a lot of talk about sustainable production systems in relation to food, and one of the major actors in this process is the family farmer. Allied to this is popular veganism, a movement that opposes animal exploitation and tends to value the consumption of plant-based, seasonal, local, cheap foods purchased in short cycles. Therefore, an interconnection between veganism and the family farmer can be established as a possible sum of forces and then confronting environmental pollution, health problems generated by the consumption of pesticides and ultra-processed products, the valorization of the family farmer and end the reduction of animal exploitation. Therefore, with the aim of understanding whether the family farmer in Marechal Cândido Rondon/PR, as well as veganism and organic products are known and valued by local consumers, this research was carried out. For this, an online questionnaire was created using the Survio platform and sent to consumers who had the habit of buying their own food. Data analysis demonstrated that local consumers little value short cycles and food produced by family farmers, as they prefer to buy in supermarkets due to the convenience and variety. When asked about the consumption of organic products, many are concerned about their health and that is why they choose them, but complaints about the price of these foods and lack of knowledge about the harm that pesticides and animal-derived products can do to health are still factors that hinder consumption. of organics. As for veganism, the invisibility of the animal industry was evident, showing that the majority of the public was shocked when they came across photos and data about it. Still on veganism, it was noted that most consumers are aware that it is possible to be vegan and be healthy, however cultural factors and beliefs that there are “animals that are meant to be eaten” contribute to non-adherence to veganism. In relation to popular veganism, more research is needed to discover how engaged vegan consumers are in this aspect of the movement and whether they would truly be allies of family farmers. Finally, 80% of the public surveyed said they agreed that veganism should be discussed in schools, showing that there is room for the discussions presented in this research, which could, in some way, help expand the freedom of choice of inhabitants regarding the food they consume.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Helena Bejio (helena.bejio@unioeste.br) on 2024-08-05T23:08:20Z No. of bitstreams: 1 Mayara_Schulz_2024.pdf: 2866805 bytes, checksum: ccf14b3899d8d2c5f368ef8e37282563 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-05T23:08:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mayara_Schulz_2024.pdf: 2866805 bytes, checksum: ccf14b3899d8d2c5f368ef8e37282563 (MD5) Previous issue date: 2024-02-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Agráriaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentávelpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectVeganismopor
dc.subjectAgricultura familiarpor
dc.subjectVeganismo popularpor
dc.subjectProdutos orgânicospor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS AGRÁRIAS:DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVELpor
dc.titleAnálise do consumo alimentar em Marechal Cândido Rondon/PR com foco em agricultura familiar, alimentos orgânicos e veganismo popularpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusMarechal Cândido Rondonpor
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável (MCR)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mayara_Schulz_2024.pdf2.8 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.