Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7328
Tipo do documento: Dissertação
Title: Rastros e memórias na construção do feminino de Maria Madalena e Sóror Juana Inés de la Cruz
Other Titles: Rastros e memórias na construção do feminino de Maria Madalena e Sóror Juana Inés de la Cruz
Autor: Bacarin, Adriane Viola 
Primeiro orientador: Silva, Acir Dias da
Primeiro membro da banca: Martins, Zeloi Aparecida
Segundo membro da banca: Cruz, Antonio Donizeti da
Terceiro membro da banca: Rechia, Tânia Maria
Resumo: Muito se discute sobre a construção do feminino e suas manifestações sociais, as quais resultam em aceitações, críticas, modelos, enquadramentos, rótulos, posicionamentos, violência, preconceito, misoginia, entre outros modos de rechaço e estereótipos postos ao feminino. Nesta proposta, a teoria da memória e suas aproximações com o que perpassa no inconsciente coletivo promovem a manutenção sem muita análise do adequado e inadequado, mas numa continuidade intergeracional. Assim, este trabalho visa servir de referência para mais um viés do pensar sobre como o feminino é visto e construído nos tempos de Jesus, quando viveu Maria Madalena, e no México do século XVII, com a poeta Sor Juana Inés de La Cruz. Examina-se o modo como as personagens ficcionais se colocaram como referências e marcaram época, sendo, ainda nos dias atuais, representantes de não aceitação das imposições e enquadramentos sociais. Em relação à metodologia, tem-se os pressupostos teórico-metodológicos da Literatura Comparada e Sociocrítica, em que o corpus da presente pesquisa contempla as obras de Davis (2018), Maria Madalena, e Respuesta a Sor Filotea de la Cruz, de La Cruz ([1700] 2023); como fonte secundária foram utilizadas as obras de Bailey (2016), Bonnici e Zolin (2009), Beauvoir (1970), Campos (1992), Dal Molin e Moreira (2016), Freud (1886-1889), Kessel (2012), Leloup (2000; 2013), Paz (1998), Pollak (1989), Ribeiro (2014), Robles (2019), Sanford (1987), Stone (1976), entre outros ensaios sobre a psicologia feminina, buscando o escopo teórico pretendido, subsidiando o tema central desta pesquisa. Maria Madalena e Sor Juana podem ser referidas como símbolos do estereótipo da mulher na sociedade em sua real essência, mostrando o que verdadeiramente são diante de uma sociedade com padrões sociais estabelecidos.
Abstract: Hay mucha discusión sobre la construcción de lo femenino y sus manifestaciones sociales, que resultan en aceptación, crítica, modelos, encuadres, etiquetas, posiciones, violencia, prejuicios, misoginia, entre otras formas de rechazo y estereotipos sobre lo femenino. En esta propuesta, la teoría de la memoria y sus aproximaciones con lo que permea el inconsciente colectivo promueven un mantenimiento sin mucho análisis de lo apropiado y lo inadecuado sino en una continuidad intergeneracional. Así, este trabajo tiene como objetivo servir de referencia para otro enfoque sobre cómo se percibe y construye lo femenino en los tiempos de Jesús, cuando vivió María Magdalena, y en el México del siglo XVII, con la poeta Sor Juana Inés de la Cruz. Examina la forma en que estos personajes ficticios se convirtieron en referentes y dejaron una marca en su época, siendo aún hoy en día representantes de la no aceptación de las imposiciones y los encuadres sociales. En cuanto a la metodología, se tienen los supuestos teórico-metodológicos de la Literatura Comparada y Sociocrítica, en los que el corpus de la presente investigación contempla las obras de Davis (2018), María Magdalena, y Respuesta a Sor Filotea de la Cruz, de La Cruz ([1700] 2023). Como fuente secundaria, se utilizaron las obras de Bailey (2016), Bonnici y Zolin (2009), Beauvoir (1970), Campos (1992), Dal Molin y Moreira (2016), Freud (1886-1889), Kessel (2012), Leloup (2000; 2013), Paz (1998), Pollak (1989), Ribeiro (2014), Robles (2019), Sanford (1987), Stone (1976), entre otros ensayos sobre la psicología femenina, buscando el alcance teórico deseado para subsidiar el tema central de esta investigación. María Magdalena y Sor Juana pueden ser referidas como símbolos del estereotipo de la mujer en la sociedad en su esencia real, mostrando lo que verdaderamente son frente a una sociedad con estándares sociales establecidos.
Keywords: Construção do Feminino
Memória
Inconsciente coletivo
Estereótipo de gênero
Madalena
Sor Juana Inés
Construcción de lo femenino
Memoria
Inconsciente colectivo
Estereotipo de género
Magdalena
Sor Juana Inés
CNPq areas: LINGUAGEM E SOCIEDADE
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: Bacarin, Adriane Viola. Rastros e memórias na construção do feminino de Maria Madalena e Sóror Juana Inés de la Cruz. 2024. 105 f. Dissertação(Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7328
Issue Date: 22-Mar-2024
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriane Viola Bacarin.pdfARQUIVO COMPLETO1.96 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.