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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7319
Tipo do documento: Tese
Title: A constituição da ação criativa manifestada em uma formação com tecnologias digitais por professoras que ensinam matemática
Other Titles: The constitution of creative action manifested in training with digital technologies by teachers who teach mathematics.
Autor: Silva, Priscila Gleden Novaes da 
Primeiro orientador: Vertuan, Rodolfo Eduardo
Primeiro coorientador: Boscarioli, Clodis
Primeiro membro da banca: Pereira, Daniela Vilarinho Rezende
Segundo membro da banca: Rosa, Maurício
Terceiro membro da banca: Novaes, Barbara Winiarski Diesel
Quarto membro da banca: Bezerra, Renata Camacho
Resumo: A literatura que relaciona a criatividade e o trabalho com tecnologias digitais na Educação Matemática, em grande parte, se volta ao estudo de como os recursos potencializam a criatividade em matemática, em detrimento da criatividade no trabalho com as tecnologias no ensino de matemática. Dentre as pesquisas que se dedicam especificamente à criatividade no trabalho docente com tecnologias digitais, evidenciamos a ausência de estudos no que tange aos aspectos que perpassam a constituição de ações criativas no âmbito da prática pedagógica de professores que ensinam matemática, atestada pela revisão de literatura apresentada nessa tese, organizada no formato multipaper. Frente a isso, tomando como aporte teórico a perspectiva da Criatividade Distribuída, de Vlad Glăveanu, investigamos: Como se constituem as possíveis ações criativas de professores que ensinam matemática ao participarem de uma formação com tecnologias digitais? Nesse intento, como parte da pesquisa, foi desenvolvida uma formação continuada com dez professoras da rede pública que ensinam matemática no Ensino Fundamental (nove nos anos iniciais e uma nos anos finais) no Estado do Paraná. A formação, alinhada à perspectiva da Cyberformação, se deu em três etapas: estudo das características e das possibilidades dos recursos tecnológicos, em especial, para o ensino de matemática; planejamento de atividades de ensino de matemática com tecnologias digitais e, então a reflexão sobre a implementação de práticas com atividades de ensino de matemática com tecnologias digitais. A análise centrou-se no relato e reflexão do desenvolvimento das práticas com tecnologias digitais, empreendido pelas professoras. Os dados produzidos consistiram em transcrições de falas das participantes, audiogravadas em momentos de interação durante o relato e de registros escritos da formadora (notas dos encontros de formação e das aulas observadas) e foram analisados à luz da Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciam que as ações criativas das docentes envolvem a intencionalidade de ir além no trabalho pedagógico com tecnologias digitais, ressignificando suas compreensões e experiências com os recursos, que forjam as perspectivas de ação das professoras com essas tecnologias, por meio de uma abertura dialógica à perspectiva dos estudantes e da reflexão que fazem sobre a própria prática. Com isso, ressaltamos que as práticas formativas, na perspectiva do desenvolvimento da criatividade docente no trabalho pedagógico com as tecnologias digitais, necessitam valorizar essas compreensões e experiências, buscando ampliá-las mediante a promoção de espaços em que os docentes possam experienciar as possibilidades dos recursos tecnológicos para o ensino e a aprendizagem matemática, com o diálogo estabelecido com os estudantes no contexto escolar que vivenciam, de modo a avançarem no que já vislumbravam no ensino com tecnologias visando o desenvolvimento e a constituição do conhecimento matemático dos estudantes.
Abstract: The literature establishing a link between creativity and working with digital technologies in mathematics education has largely focused on examining how resources enhance creativity in mathematics, to the detriment of creativity when working with technologies in mathematics education. Among the research that specifically addresses creativity in pedagogical work with digital technologies, we highlight the lack of studies that address the aspects that permeate the constitution of creative acts within the pedagogical practice of mathematics teachers, as evidenced by the literature review presented in the format of multipaper thesis. We have investigated, based on Vlad Glăveanu's perspective of distributed creativity as a theoretical contribution: How are the possible creative acts of teachers who teach mathematics constituted when they participate in professional development with digital technologies? In this experiment, the research developed an in-service training with ten public school teachers who teach elementary school mathematics (nine in the initial years and one in the final years) in the state of Paraná. The training, based on the perspective of Cybereducation took place in three phases: Investigation of the characteristics and possibilities of technological resources, especially for teaching mathematics; planning of mathematics teaching activities with digital technologies and subsequent reflection on the implementation of practices with mathematics teaching activities with digital technologies. The analysis focused on the report and reflection on the development of practices with digital technologies carried out by the teachers. The data produced consisted of transcriptions of the participants' speeches recorded in moments of interaction during the report and the trainer's written notes (notes from the training sessions and observed classes) and were analysed in the light of content analysis. The results show that the teachers' creative acts include the intention to go further in their pedagogical work with digital technologies, giving a new meaning to their understanding and experiences with the resources, shaping the teachers' perspectives of action with these technologies through a dialogical opening to the students' perspective and reflection on their own practice. Thus, we emphasize that, from the perspective of developing teaching creativity in pedagogical work with digital technologies, educational practice must value these understandings and experiences and seek to extend them by promoting spaces where teachers can experience the possibilities of technological resources for the teaching and learning of mathematics, based on a dialog with students in the school context they experience, in order to advance what they have already imagined for teaching with technologies to develop and constitute students' mathematical knowledge.
Keywords: Criatividade
Tecnologias Digitais
Educação Matemática
Formação de Professores
Creativity
Digital Technologies
Mathematics Education
Teacher training
CNPq areas: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: Silva, Priscila Gleden Novaes da. A constituição da ação criativa manifestada em uma formação com tecnologias digitais por professoras que ensinam matemática. 2024. 179 f. Tese( Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7319
Issue Date: 29-Apr-2024
Appears in Collections:Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

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