Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7269
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | POESIA FALADA: COMO A MULHER POETA SE DIZ NOS SLAMS |
Other Titles: | SPOKEN POETRY: HOW WOMEN POETS EXPRESS THEMSELVES IN SLAMS |
Autor: | Schulz, Rafaela Tristão ![]() |
Primeiro orientador: | Schröder, Luciane Thomé |
Primeiro membro da banca: | Lara, Renata Marcelle |
Segundo membro da banca: | França, Juliana de Sá |
Resumo: | Esta pesquisa tem o objetivo de analisar, a partir das condições de produção dos slams, como as mulheres manifestam questões sociais da ordem do feminino por meio da poesia falada. Para isso, com base no dispositivo teórico-metodológico da Análise de Discurso materialista, o estudo vale-se de recortes discursivos retirados de vídeos da plataforma Youtube, intitulado “Receba a delicadeza”, da poeta Tawane Theodoro, “Receita” da poeta Mariana Felix, publicados no “Slam Resistência” e “Slam da Guilharmina”, localizados na cidade de São Paulo. Como objetivos específicos, procura-se compreender o funcionamento dos slams, explorar quais são os eixos temáticos presentes nos discursos e analisá-los em funcionamento, identificar quais são as formações discursivas dominantes e analisar seus efeitos de sentido e, por fim, apresentar como o corpo é performatizado e como ele se caracteriza como um instrumento de resistência. Através destes objetivos, buscou-se compreender como essas mulheres dão voz a questões sociais da ordem do feminino, como a violência contra a mulher, e o modo como elas buscam resistir a isso. Os capítulos de análises têm como intuito contemplar esses objetivos. Assim sendo, no primeiro, busca-se mostrar como o Poetry Slam (Poesia Falada) surgiu no Brasil. Em contrapartida, no segundo, verifica-se o corpus metodológico que constitui essa pesquisa, define-se o corpus escolhido e os componentes de análise. No terceiro capítulo, é explorado por meio do slam; o estereótipo da mulher delicada e como esses discursos são reproduzidos pela memória bem como esse corpo se movimenta no discurso para se opor a discursos patriarcais por meio dos seus discursos. Por fim, no último capítulo de análise, objetiva-se perceber como a metáfora e a ideologia permitem que a poeta exponha sobre suas vivências para seu empoderamento e resistência. O trabalho permite somar às reflexões sobre discursos que ainda repercutem na sociedade sobre suas decisões da mulher e sobre o seu corpo. |
Abstract: | This research aims to analyze, based on the production conditions of slams, how women express social issues related to femininity through spoken poetry. To achieve this, drawing on the theoretical-methodological framework of Materialist Discourse Analysis, and using empirical data obtained through observation, the study utilizes excerpts taken from videos on the YouTube platform titled "Receba a delicadeza" by poet Tawane Theodoro, and "Receita" by poet Mariana Felix, both published in "Slam Resistência" and "Slam da Guilharmina," located in the city of São Paulo. The specific objectives include understanding the functioning of slams, exploring the thematic axes present in the speeches, analyzing them in operation, identifying dominant discursive formations, analyzing their effects of meaning, and presenting how the body is performed and characterized as an instrument of resistance. Through these objectives, the research seeks to understand how these women give voice to social issues related to femininity, such as violence against women, and how they resist it. The analytical chapters aim to address these objectives. Thus, the first chapter seeks to demonstrate how Poetry Slam emerged and how the poetic event occurred after its arrival in Brazil. Conversely, in the second chapter, the methodological corpus constituting this research is examined, including the chosen corpus and the components of analysis. In the third chapter, the stereotype of the delicate woman is explored through slam poetry, examining how these discourses are reproduced by memory and how the body moves within discourse to oppose patriarchal discourses through resistance in their speech. Finally, in the last chapter of analysis, the aim is to understand how metaphor and ideology allow the poet to convey her ideologies through poetry, exposing her experiences and using her body and speech to empower herself and resist discourses that still resonate in society, whether in women's decisions, their bodies, or motherhood. In particular, it highlights how an abusive relationship leaves marks on a woman, especially in her speech. |
Keywords: | Discurso Poetry Slam Empoderamento Resistência Mulheres poetas |
CNPq areas: | LINGUAGEM E SOCIEDADE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Schulz, Rafaela Tristão. POESIA FALADA: COMO A MULHER POETA SE DIZ NOS SLAMS. 2024. 72 f. Dissertação( Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7269 |
Issue Date: | 19-Mar-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Rafaela Tristão Schulz.pdf | ARQUIVO COMPLETO | 1.99 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.