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Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7268
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Teoria da Aprendizagem Significativa e Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica: Mobilizando saberes de um grupo de professores |
Other Titles: | Meaningful Learning Theory and Critical Meaningful Learning Theory: Mobilizing knowledge from a group of teachers |
Autor: | Kunzler, Kelly Karini ![]() |
Primeiro orientador: | Beber, Silvia Zamberlan Costa |
Primeiro membro da banca: | Hilger, Thais Rafaela Costa |
Segundo membro da banca: | Santarosa, Maria Cecilia Pereira |
Terceiro membro da banca: | Leite, Rosana Franzen |
Resumo: | A mobilização de saberes referentes à Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica (TASC), por parte de um grupo de professores em formação inicial e continuada, é o foco da presente pesquisa. O objetivo principal foi investigar como um grupo de estudo, em formação inicial e continuada, mobilizam os saberes da TAS e da TASC na organização, planejamento e desenvolvimento de um material potencialmente significativo, após um período de estudos destas teorias. A pesquisa, em segundo momento, é direcionada para o grupo em formação da área de Química. A pesquisa é de caráter qualitativo. Os dados foram construídos e coletados por meio de gravações de áudio, memórias, entrevista e por meio de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS). Utilizamos os princípios da TASC como dispositivo de análise de dados. Na organização das UEPS, o grupo se apropriou de um saber popular sobre a “erva-mate” e “garrafadas/xaropadas”, fundamentado sua utilização na ideia de Ecologia de Saberes. A inclusão do saber popular foi intencional e destinada a auxiliar na predisposição dos estudantes no processo de aprendizagem. Os resultados da pesquisa correspondem à análise do material e indicam que os princípios das teorias foram mobilizados pelos professores em formação inicial e continuada, promovendo a interdisciplinaridade, o trabalho colaborativo entre as diferentes componentes curriculares e evidenciam a influência do saber popular neste processo. |
Abstract: | This research focuses on the mobilization of knowledge related to Meaningful Learning Theory (SLT) and Critical Meaningful Learning Theory (CLLT) by a group of teachers undergoing initial and continuing training. The main objective was to investigate how a study group, in initial and continuing training, mobilize the knowledge of SOT and CST in the organization, planning, and development of potentially significant material, after a period of studying these theories. Secondly, the research is aimed at the group in training in the area of Chemistry. The research is qualitative in nature. The data was constructed and collected using audio recordings, memories, interviews and Potentially Significant Teaching Units (PSUs). We used the principles of TASC as a data analysis tool. In organizing the PSUs, the group appropriated popular knowledge about “erva-mate” and “garrafadas/xaropadas”, basing its use on the idea of the Ecology of Knowledge. The inclusion of popular knowledge was intentional and designed to help the students' predisposition to the learning process. The results of the research correspond to the analysis of the material and indicate that the principles of the theories were mobilized by teachers in initial and continuing training, promoting interdisciplinary, collaborative work between the different curricular components and highlighting the influence of popular knowledge in this process. |
Keywords: | Unidades de Ensino Potencialmente Significativas Saber Popular Formação de Professores de Química Potentially Significant Teaching Units Popular Knowledge Chemistry Teacher Training |
CNPq areas: | EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Kunzler, Kelly Karini. Teoria da Aprendizagem Significativa e Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica: Mobilizando saberes de um grupo de professores. 2024. 99 f. Dissertação( Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7268 |
Issue Date: | 12-Mar-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL) |
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